483803_620116611336738_538935587_n

vinheta-clipping-forte1Morreu nesta terça-feira, 5, aos 58 anos, o presidente venezuelano Hugo Chávez. Ele estava internado em um hospital militar de Caracas após passar dois meses em Cuba tratando um câncer.

Presente na vida política da Venezuela há pelo menos 20 anos, o tenente-coronel da reserva Hugo Rafael Chávez Frias atraiu ódio e amor da população na mesma medida. Seus partidários o viam como o líder que tirou milhões da miséria e reduziu a pobreza de 42% para 9,5%. Os detratores o descreviam como um caudilho populista que vergou ao limite as regras da democracia, eliminando a independência entre os poderes, manobrando programas sociais em troca de votos e perseguindo a imprensa.

Vida política

Chávez apareceu pela primeira vez no cenário político venezuelano ao tentar derrubar o então presidente Carlos Andrés Pérez em um golpe de Estado frustrado, em 1992. O militar foi preso e cumpriu pena por 2 anos. Em 1998, decidiu aderir ao processo democrático. Organizou uma campanha centrada no contato próximo da população mais pobre e foi eleito com 56% dos votos.

Após assumir o poder, propôs alterar a Constituição em um referendo, do qual saiu vitorioso. Ganhou nova eleição em 2000, com quase 60% dos votos. Em 2002, sofreu uma tentativa de golpe, mas ficou apenas dois dias fora do poder. Dois anos mais tarde, venceria um referendo sobre sua saída da presidência.

Com sua reeleição em 2006 e a disparada do preço do petróleo no mercado internacional, aprofundou seu projeto de poder, batizado de socialismo do século 21. Nacionalizou empresas e ampliou os gastos sociais. Na época, a oposição decidiu boicotar as eleições parlamentares, dando controle total do Legislativo aos chavistas.

Em 2007, consultou os venezuelanos sobre o fim da limitação para a reeleição e sofreu sua única derrota eleitoral, revertida depois num referendo.

Em outubro deste ano, foi eleito para um quarto mandato que o credenciava a permanecer por 20 anos seguidos na presidência da Venezuela. Com 55% dos votos, o líder bolivariano havia prometido, durante a comemoração da vitória, ser “um presidente melhor do que tem sido”. Logo após a vitória, Chávez nomeou o então chanceler Nicolás Maduro como seu vice-presidente.

O câncer

O maior abalo de Chávez ocorreu em 2011, quando descobriu que sofria de um câncer pélvico. Os detalhes da doença e do tratamento nunca foram divulgados.

Chávez passou por quatro cirurgias em um ano e meio, a última ocorreu em dezembro de 2012. O presidente chegou a dizer, em 2011, que estava livre do câncer após ser tratado, mas em dezembro de 2012 anunciou que “células malignas” haviam retornado e ele precisaria de mais uma intervenção cirúrgica.

O líder bolivariano foi a Havana novamente para realizar uma nova cirurgia e retornou para Caracas apenas em fevereiro deste ano. Em dois meses, apenas uma foto do presidente foi divulgada. Com isso, a oposição pressionou o governo diversas vezes para que anunciassem a ausência do presidente e convocassem novas eleições, o que não ocorreu.

FONTE: O Estado de S. Paulo

Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
11 anos atrás

Não comemoro a morte de ninguém.

Mas espero que esse demônio tenha seu lugar reservadinho no colo do Gramunhão.

Mais um canalha parido na América Latina a ocupar seu lugar no panteão dos responsáveis pelo atraso deste continente.

ccc
ccc
11 anos atrás

Vader,

Do jeito que anda a américa latrina, vai faltar espaço no colo do coisa ruim quando o resto da camarilha começar a comer capim pela raiz.

Daglian
Daglian
11 anos atrás

Este monstro ajudou a afundar a Venezuela e o nosso Babalorixá ainda seguiu suas idéias. Já foi tarde.

Aldo Ghisolfi
11 anos atrás

Che, pelas dúvidas, acho que devem enterrar o cuera de buzanfa p’rá cima, assim, se ele acordar, vai cavocar só p’rá baixo. Não tem erro…

Vader
11 anos atrás

Ah, e o detalhe: avançada a medicina cubana hein? 🙂

Joubert Freire
11 anos atrás

A Venezuela ficou livre do seu ditator,deve estar dançando com o Capeta, falta o Molusco da 9 Garras,os Irmãos Castro,Zé Dirceu,Genoino,Dilma Vanda,Sarney,Collor,Renan, estas merdas ai…

RAMIRO LOPES ANDRADE
11 anos atrás

Boa noite a todos. Que este menino Chaves esteja nos quintos dos infernos. Mas o que temo pelos nossos visinhos venezuelanos é o que está por vir. Agora vão impantar mesmo uma ditadura a sério, porque não vão querer largar a mama. Estou mesmo a ver tropas cubanas a desembarcarem em Caracas para defender a revolução bolivariana…….. esperem, que já deve ser nestes proximos dias !!!!! Eu não morria de amores por este demagogo, mas ele tinha uma função de tampão dos nossos ( amigos do norte ) agora que se foi quero ver se a amazonia vai ficar incolume.… Read more »

Felipe
Felipe
11 anos atrás

Isso vale como alerta para todos. O indice de cancer aumentou 258% em homens nos últimos 30 anos! Tem MUITA gente morrendo disso ultimamente!

Entre carne vermelha, açucar, bebidas alcoolicas e pesticidas é bom o pessoal começar a se informar pq o negócio tá SERIO!

Jakson de Almeida
Jakson de Almeida
11 anos atrás

Mas que bela noticia para o povo venezuelano.
Mas que péssima noticia para o coisa ruim que vai ter de engolir esse traste pela a eternidade.

Daglian
Daglian
11 anos atrás

Vader,

Bem lembrado. Bem que alguns outros “cumpanheros” poderiam fazer o mesmo tratamento lá em Cuba, hein!!

Lucas
Lucas
11 anos atrás

Morre o caudilho populista e ultranacionalista de esquerda, para a felicidade das elites conservadoras, corruptas e entreguistas. Não sei qual é pior.

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

– Morre Hugo Chavez –

O Capiroto, está preocupado com a quebra do monopólio no inferno.

Ange
Ange
11 anos atrás

O que espanta é a torcida do pessoal. Nada ideológica, 100% isenta. Bom mesmo pra nós é o que vem de bwana, ah, isso sim é limpinho, cheirosinho.. nada nesse pessoal nacionalista que busca fazer seus países caminharem com as próprias pernas, esses barbudos, fumando, ai que meda!

Bom mesmo é a gente seguir com a mentalidade que dá certo, F5 de superioridade aérea , rayban e um bom travesseiro pra morder.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Dia estranho esse que escolheram para morrer Chávez: o mesmo dia que o “grande pai”, Stálin, morreu. Se escolheram esse dia para copará-lo à Stalin, é preocupante as referências que essa gente de esquerda tem.

Guilherme Poggio
Editor
11 anos atrás

A pergunta é quando ele realmente morreu?

Infelizmente não houve chance de uma comprovação independente do estado do ex-presidente quando ele chegou à Venezuela alguns dias atrás.

O que acontecerá com a Venezuela agora é uma grande dúvida:

– mergulhará em uma guerra civil?
– o vice conseguirá governar?
– nada mudará?

A luz amarela está ligada lá nas OM da fronteira norte do Brasil para qualquer passo em falso.

Vader
11 anos atrás

Ange disse:
5 de março de 2013 às 20:15

“Nacionalista”? Ora, o cabra entregou de mão beijada um país riquíssimo, populoso e poderoso, onde nasce petróleo a cinco metros de profundidade, a uma ilhota isolada, pobre e de população pequena, comandada por dois energúmenos carcomidos, a ponto de se ter agentes cubanos infiltrados em todos os níveis de governo, inclusive nas Forças Armadas, no maior exemplo de conquista de Quarta Geração jamais levado a efeito na história, e ele é um “nacionalista”?

Sugiro ao cidadão rever seus conceitos de “nacionalismo”… acho que eles estão meio furados…

leonardo_sp
leonardo_sp
11 anos atrás

concordo, que a pior burrice dele foi fazer tratamento em cuba, a medicina la já foi boa a uns 25 anos atras hj é bem ultrapassada.

Thauno
Thauno
11 anos atrás

Aleluia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um a menos!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Rezemos agora que a constituição venezuelana, seja seguida e não usurpada por este tal de Maduro!

leonardo_sp
leonardo_sp
11 anos atrás

Felipe disse:
5 de março de 2013 às 19:56

felipe ate quem come alimento saudável ta morrendo de câncer hj, a verdade é que ninguém sabe falar com coerência de onde vem a origem do câncer(claro que é bom tentar nao ingerir produtos industrializados, o que hj em dia é bem dificil).

Vinicius
Vinicius
11 anos atrás

O nosso rei sol foi mais esperto e escolheu o sírio-libanês.

Claudio Dönitz
Claudio Dönitz
11 anos atrás

Chaves fez muito para os moradores dos “barrios” para desgosto dos compradores de muamba em Miami residentes em Caracas. Chaves antes de mais nada era honesto.

Vader
11 anos atrás

Arma americana de dar câncer em bolivariano 1 X 0 Medicina Cubana 🙂

Rogério
Rogério
11 anos atrás

Claudio Dönitz disse:
5 de março de 2013 às 21:03

Claro, claro, agora que Deus o tenha, rsss

– Putin acaba de perder sua reserva de mercado emergente, que chato.

– Será que a Venezuela continuará a bancar a Argentina e Cuba, acho que esses 2 acampamentos estão em apuros.

[]s

Noir
11 anos atrás

Lamento muito o falecimento do Presidente Hugo Chavéz e certamente, também lamentam todos os povos latino americanos.
Somos solidários ao povo da Venezuela em sua dor.
A luta continua.

natan
natan
11 anos atrás

é agora é só sentar e assistir o circo pegar fogo

sarinha
sarinha
11 anos atrás

ohhhhhhhhhhhhhh coisa boa pqp…..a galera venezuelana deve tá soltando os foguetes uhuuuu menos um capeta na terra

ALEXCLV
ALEXCLV
11 anos atrás

Qual a diferença de Lula para Hugo Chávez? Lula se tratou no Sírio Libanês(privado) e se curou. Hugo Chávez se tratou em hospital público em Cuba, e morreu.

Baschera
Baschera
11 anos atrás

A maior “viúva” de Chavez será ….. CUBA !

Excelente matéria, colocada no site do Wall Street Journal a apenas dois dis atrás…… mostra um resumo das relações de Chavez com os irmãos Castro, principalmente Fidel.

A matéria também mostra quanto custa manter CUBA para os venezuelanos, numa nítica inversão de papéis… onde o mais fraco, o menos populoso, o mais pobre domina o pais mais rico, de maior população e de maior economia.

http://online.wsj.com/article/SB10001424127887324178904578338892146252404.html?mod=WSJP_inicio_RightTopCarousel_1

No mais….. Goodbye Yellow Brick Road para CUBA, Argentina, Bolívia, Equador, Guatemala…..

Sds.

Alex Stélio
Alex Stélio
11 anos atrás

Boa noite à todos, a grande preocupação agora é como vai ficar a Venezuela, guerra civil? Acho improvável, pois o país é composto em sua maioria por pessoas pobres que tinham em Chavez um quase “Deus”. Um golpe de estado orquestrado pela oposição? Muito difícil, já que as forças armadas sempre foram do lado governo e sem elas não tem como haver tal golpe e mesmo que ocorresse tropas cubanas desembacariam em Caracas para proteger o governo, como um forista bem colocou. O atual vice poderá governar? Sim, mas não terá o mesmo apelo populista de Chavez. Então na minha… Read more »

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
11 anos atrás

Com a morte de Chavez a Venezuela irá mergulhar numa guerra civil terrível; a oposição já anunciou que não aceita Maduro como presidente alegando que Chavez não chegou a tomar posse e o Maduro, naturalmente, se acha o sucessor de Chavez e vai querer ficar no poder.
O problema será a posição que o Brasil vai adotar, se ao lado da democracia (apoiando novas eleições) ou dos chavistas…

Baschera
Baschera
11 anos atrás

A Venezuela sempre foi um país dividido entre a elite branca, mais culta que veraniava em Miami e consumia a rodo artigos de luxo e uma grande maioria de pobres, incultos, mestiços e que em nada eram sequer minimamente atentidos pelas receitas do petróleo.

Na falta de um lider a altura, temo que as coisas por lá, no médio prazo, podem se complicar…. e lembro sempre das milícias armadas por Chavez e seus partidários… com fuzis Dragunov russos.

Boa coisa é que não vai dar !!

Sds.

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
11 anos atrás

Lendo o comentário do Baschera me lembrei que ainda tem as FARC nesta equação toda… o futuro do país esta nublado.

Baschera
Baschera
11 anos atrás

O próprio Chavez pediu, semanas atrás, que em caso de algo de pior lhe acontecesse… que o povo votase em Nicolas Maduro para seu sucessor…. respeitando a constituição, que prevê, em caso de morte do mandatário ou presidente, novas eleições em 30 dias.

Creio que este preceito deverá ser a posição do Brasil e de outras democracias ocientais. Legalidade.

Sds.

ZorannGCC
11 anos atrás

Guilherme Poggio disse: “O que acontecerá com a Venezuela agora é uma grande dúvida: – mergulhará em uma guerra civil? – o vice conseguirá governar? – nada mudará?” A resposta é simples. Nada mudará. A venezuela passará por eleições em 30 dias (como prevê a constituição) e o Maduro será eleito presidente. Não haverá guerra civil. A oposição está desorganizada e além de tudo dividida. Os comandantes das Forças armadas da Venezuela acabaram de jurar fidelidade ao Maduro em rede de TV. O Maduro foi chanceller durante anos e todos (inclusive os EUA, segundo os analistas) acreditam que ele é… Read more »

Brasil
Brasil
11 anos atrás

Por mais que não acreditem(afinal mesmo aqui onde pensei que todos entendiam de política e militarismo)meu país está seguro.Por mais que a sindrome do vira-lata não deixe acreditarem,nós estamos muito bem protegidos.Podem dormir tranquilos.

Giordani
Giordani
11 anos atrás

O CHAVES MORREU?!?!?!!??! UFa…foi só o ditador venezuelano… 😉

colombelli
colombelli
11 anos atrás

Armou inutilmente a Venezuela na vã pretensão de dissuadir os EUA, os quais, se quisessem, tornariam o país uma pilha de escombros em 15 dias. Criou tensão com a Colômbia a ponto de quase irem as vias de fato. Sustentou a ditadura cubana. Apoiou o Irã. Empobreceu o povo Venezuelano que hoje ganha menos que a dez anos. Afastou qualquer investimento sério de seu país com um discurso rançoso. Repassou armas as Farc (lembram um AT-4 apreendido). Valeu-se de uma retórica vazia e atrasada pondo a culpa de tudo nos EUA (ao mesmo tempo em que continuava a vender petroleo… Read more »

Ange
Ange
11 anos atrás

Não há então diferença , aqui muitos também acreditam ser “gente diferenciada” , e abominam as políticas inclusivas do governo federal. Como se vê , o ódio aos pobres é o mesmo, seja aqui ou lá. O astecto político-ideológico é só pano de fundo para os reacionários de plantão alcançarem seus objetivos.

Renato Oliveira
Renato Oliveira
11 anos atrás

Off topic ‘Câncer’ é um termo tão genérico quanto ‘plástico’. Há dezenas de tipos diferentes de câncer, com as mais distintas origens: vírus, produtos químicos, genética, etc. etc. Lembrando que nos últimos anos a expectativa de vida das pessoas passou de pouco mais de 30 anos para mais de 80 anos em países desenvolvidos. Pegar um dado completamente isolado, como ‘aumentou em 238% as mortes por câncer’, é um argumento muito fraco. O que realmente ocorreu? Que faixas etárias estão sendo consideradas? Quais os contextos sócio-econômicos envolvidos? Homens ou mulheres? Esse aumento todo é realmente de mortes ou de diagnósticos… Read more »

VInicius
VInicius
11 anos atrás

Ele deve estar nesse exato momento tentando explicar pro capiroto por que da sua comparação com Bush enquanto stalin assopra velas da sua boda de diamante

edurval
edurval
11 anos atrás

Que descanse em paz.

Agora fica a duvida como será o futuro Da Venezuela?
Acredito que os países sulamericanos cobrarão que se cumpra a Constituição.

Hugo Chaves foi criado pela falta de visão das elites venezuelanas que deixou a maioria da população na pobreza afastada dos beneméritos da riqueza gerada pelo petróleo.

No Globo News deve um programa interessante sobre os avanços sociais do seu governo demonstrando que inclusive a oposição ao seu governo deverá manter esses programas sociais, acredito ser este o seu legado.

Pedro Bogaz
Pedro Bogaz
11 anos atrás

O melhor foi o vice falando que a culpa da doença foi dos Estados Unidos. Ou o povo é muito desmiolado para ficar comprando essas demagogias de criança ou esses esquerdistas radicais tem uma lógica que só mesmo eles entendem.
Tudo para criar um inimigo externo para unir o povo. Ninguém ve que esse truque não é novo?

Observador
11 anos atrás

Senhores, A Venezuela não vai jogar o bolivarianismo na lata de lixo (infelizmente). Chávez fez com a Venezuela o que Peron fez com a Argentina: destruiu as instituições; fortaleceu as máfias sindicalistas e tornou-as a sua milícia particular; tratou de estatizar o maior número de empresas que conseguiu, destruindo o investimento privado; aparelhou todos os órgãos e empresas estatais com seus apadrinhados. Exemplo: enquanto o Brasil de Getúlio tentava criar uma indústria pesada, Perón importava máquinas de lavar para as donas de casa argentinas. Com tudo isto, criou um culto a sua imagem que perdura até hoje na Argentina, fazendo… Read more »

Jean
Jean
11 anos atrás

Já vai tarde o presidente empalhado.
Veremos se a Venefavela melhora, porém tenho minhas dúvidas sobre uma eleição que torne a situação atual diferente do que está.

Andre Mendonca
Andre Mendonca
11 anos atrás

Não defendo nenhum tipo de ditadura, sem de esquerda nem de direita. Logo se ele está no inferno e acredito q está, ele esta bem acompanhado dos seguintes ex-“presidentes” que tivemos:
– Castelo Branco
– Arthur da Costa e Silva
– Emílio Garrastazu Médici
– Ernesto Geisel
– João Baptista Figueiredo

Almeida
Almeida
11 anos atrás

Já vai tarde! Pena que o Foro de SP e o movimento bolivariano não vai junto!

E ainda tem esquerdopata vindo aqui a mando de seus superiores pra chamar a todos de “gente diferenciada” e dizer que as políticas populistas desses vermes são “inclusivas”.

Só existe inclusão social com educação e transparência, colega. E a cartilha da SUA ideologia, não a minha, é que prega a abolição das mesmas. Quem é reacionário?

Sayd_Jarrad
Sayd_Jarrad
11 anos atrás

Assim que cheguei em casa meu pai me disse: – Filho o Chaves morreu. – Sério pai!!, que pena!! Morreu de que??.. – Ué de Cancer!; – Ué!!, ele tinha Cancer?. – Tinha!!..ele não tinha ido pra Cuba se tratar?!?.. – A pai!! tu é f….e eu pensando que era o chaves do 8 kkkkkkkkk!!.. – kkkkkkkkkkkkkk!!! Tomei um susto!! =p.. Mas agora falando sério. Esse Ditador esquerdopata Pseudo-ideológico de uma figa não vai fazer falta nenhuma nesse mundo, que ele queime no mármore do inferno. Só ta faltando a cumpanherada do PT pra entrar no mesmo barco, outra corja… Read more »

Marcos F. Siqueira
Marcos F. Siqueira
11 anos atrás

Lembro agora de um simpatizante do Fidel que em manifesto contra a Ioany Sanchéz levantou um cartaz dizendo “Cuba é o único país que tem vacina contra o cancer”. #chupa

Antonio M
Antonio M
11 anos atrás

De fato ditaduras não são boa coisa mas, ao menos por aqui saíram do poder sem necessidade de medidas extremas, pena que nossa classe política e os tais paladinos da liberdade e da ética mostraram o que realmente queriam, enriquecer às custas do dinheiro público.

Mas hilário mesmo são esquerdopatas virem proclamarem “nossos caudilhos e ladrões são melhores que o dos outros …”

colombelli
colombelli
11 anos atrás

Prezado Sr Ange As politicas que o senhor chama de inclusivas são uma ôde ao ócio e, aliás, ditas politicas foram começadas bem antes do governo mensaleiro que o senhor defende. Eram pra ser um auxílio temporário, mas se transformaram e uma forma de curral eleitoral permanente, pois o governo desde 2002 nao tem plano de país, tem plano de reeleição. Ódio de pobre tem quem, ao inves de promover as reformas estruturais na previdência, tributação e legislaçao trabalhista, dá ao povo bolsas esmolas para acomodá-los e mantê-los cativos ,sob a égide de estatistica manipuladas e bravatas midiáticas. Enquanto isso… Read more »