Secretário-geral da ONU pede brigada para intervir no combate a grupos armados na RD Congo

10

c10_17886943

vinheta-clipping-forte1O Secretário-Geral da ONU pediu ao Conselho de Segurança que autorize o envio de uma Brigada de Intervenção para fazer frente às ameaças à paz e segurança na República Democrática do Congo, RD Congo.

Num informe ao órgão, apresentado terça-feira, Ban Ki-moon disse que a força deve integrar a Missão da ONU no país, Monusco.

A proposta prevê que a brigada tenha a capacidade de realizar “com ou sem o exército congolês”, operações ofensivas contra grupos armados que ameaçam a paz no leste  do país.

A ONU refere que a região está propensa a ciclos de violência e ao sofrimento humanitário. A força deve atuar por um período inicial de um ano.

O Secretário-Geral disse que a proposta foi submetida ao Conselho após uma solicitação feita inicialmente pelos atores regionais. O objetivo é abordar as ameaças iminentes à estabilidade, “com uma resposta mais adequada para o ambiente de conflito” ativo há vários anos.

Ban disse que a tarefa da Brigada de Intervenção será a de conter o aumento de grupos armados congoleses e estrangeiros, através da sua neutralização e desarmamento.

O secretário-geral da ONU disse que a criação da força visa apoiar os objetivos políticos do Quadro de Paz, Segurança e Cooperação para a RD Congo e para a região dos Grandes Lagos. Em Fevereiro, um acordo para o efeito foi assinado na capital etíope, Addis Abeba.

O Secretário-Geral destacou que organização será uma espécie de avalista do pacto, juntamente com a União Africana, a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, Sadc, e a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos.

Ban Ki-Moon disse ainda que as partes entendem  que a “assinatura do quadro é um princípio e não um fim”,  e anunciou para breve a nomeação de um enviado especial para apoiar a sua implementação com os envolvidos.

Estima-se que um milhão de pessoas foram deslocadas da província de Kivu Norte, na sequência de confrontos entre rebeldes do grupo M23 e o exército congolês ocorridos no ano passado.

O número elevou o total de deslocados internos no leste da RD Congo para 2,6 milhões, defendem as Nações Unidas.

FONTE: Resenha do Exército

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diegolatm
Diegolatm
11 anos atrás

Que pente monstruoso é esse em… parece um facão no fuzil rs

mbalbi69
mbalbi69
11 anos atrás

O Exército Brasileiro, no momento, não possui militares empenhados nesta missão.

Vader
11 anos atrás

Que fuzil mais maluco é esse? Uma mistura de AK-47 com FAL?

Clésio Luiz
Clésio Luiz
11 anos atrás

Isso é um Galil? Ser for, provavelmente é um carregador de 40 balas.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Atenção

Prédio da OAB-RJ é evacuado após explosão; Ordem liga ataques a militares

“O presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, atribuiu a explosão ao início da Comissão Estadual da Verdade – formada para apurar crimes cometidos durante a ditadura militar …
“Segundo ele, ela teria sido feita por militares da reserva.”
(Fonte: Terra)

Clésio Luiz
Clésio Luiz
11 anos atrás

É um Galil mesmo. Se a Wikipedia estiver correta, é um carregador para 50 munições.

http://en.wikipedia.org/wiki/Galil

Luis
Luis
11 anos atrás

É um Galil ARM, fuzil projetado em Israel nos anos 60, após a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Nesta guerra a IDF percebeu que o FN FAL fabricado localmente falhava com frequência devido à areia fina e poeira do deserto, sem falar no seu tamanho e peso. Foi adotado pela IDF mas não por muito tempo, pois o EUA venderam fuzis M16 A1 (e depois a versão A2) e carabinas CAR-15 (e depois a M4) a preços bem mais em conta. Seu calibre é 5,56×45 mm e utilizava carregadores de 35 e 50 tiros. Tinha uma versão 7.62×51 mm… Read more »

Luis
Luis
11 anos atrás
thomas_dw
thomas_dw
11 anos atrás

mais provavel que seja a verçao Sul-africana do Galil

mbalbi69
mbalbi69
11 anos atrás

Sobre a boma escrevi ontem: Atenção cariocas! O ex-presidente da OAB quer ser candidato em 2014! Esta é a razão pela qual ele não pode deixar de sair da mídia! Pariu uma comissão da verdade estadual para chamar de sua e agora arrumou uma cabeça de nego, aquela que a gente soltava no banheiro do colégio nos tempos de moleque, mas que hoje, em tempos politicamente corretos, virou bomba! Não votem nele! Marco Balbi