segunda-feira, agosto 8, 2022

Saab RBS 70NG

Secretário-geral da ONU pede brigada para intervir no combate a grupos armados na RD Congo

Destaques

Alexandre Galante
Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

c10_17886943

vinheta-clipping-forte1O Secretário-Geral da ONU pediu ao Conselho de Segurança que autorize o envio de uma Brigada de Intervenção para fazer frente às ameaças à paz e segurança na República Democrática do Congo, RD Congo.

Num informe ao órgão, apresentado terça-feira, Ban Ki-moon disse que a força deve integrar a Missão da ONU no país, Monusco.

A proposta prevê que a brigada tenha a capacidade de realizar “com ou sem o exército congolês”, operações ofensivas contra grupos armados que ameaçam a paz no leste  do país.

A ONU refere que a região está propensa a ciclos de violência e ao sofrimento humanitário. A força deve atuar por um período inicial de um ano.

O Secretário-Geral disse que a proposta foi submetida ao Conselho após uma solicitação feita inicialmente pelos atores regionais. O objetivo é abordar as ameaças iminentes à estabilidade, “com uma resposta mais adequada para o ambiente de conflito” ativo há vários anos.

Ban disse que a tarefa da Brigada de Intervenção será a de conter o aumento de grupos armados congoleses e estrangeiros, através da sua neutralização e desarmamento.

O secretário-geral da ONU disse que a criação da força visa apoiar os objetivos políticos do Quadro de Paz, Segurança e Cooperação para a RD Congo e para a região dos Grandes Lagos. Em Fevereiro, um acordo para o efeito foi assinado na capital etíope, Addis Abeba.

O Secretário-Geral destacou que organização será uma espécie de avalista do pacto, juntamente com a União Africana, a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, Sadc, e a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos.

Ban Ki-Moon disse ainda que as partes entendem  que a “assinatura do quadro é um princípio e não um fim”,  e anunciou para breve a nomeação de um enviado especial para apoiar a sua implementação com os envolvidos.

Estima-se que um milhão de pessoas foram deslocadas da província de Kivu Norte, na sequência de confrontos entre rebeldes do grupo M23 e o exército congolês ocorridos no ano passado.

O número elevou o total de deslocados internos no leste da RD Congo para 2,6 milhões, defendem as Nações Unidas.

FONTE: Resenha do Exército

- Advertisement -

10 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diegolatm
Diegolatm
9 anos atrás

Que pente monstruoso é esse em… parece um facão no fuzil rs

mbalbi69
mbalbi69
9 anos atrás

O Exército Brasileiro, no momento, não possui militares empenhados nesta missão.

Vader
9 anos atrás

Que fuzil mais maluco é esse? Uma mistura de AK-47 com FAL?

Clésio Luiz
Clésio Luiz
9 anos atrás

Isso é um Galil? Ser for, provavelmente é um carregador de 40 balas.

Marcos
Marcos
9 anos atrás

Atenção

Prédio da OAB-RJ é evacuado após explosão; Ordem liga ataques a militares

“O presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, atribuiu a explosão ao início da Comissão Estadual da Verdade – formada para apurar crimes cometidos durante a ditadura militar …
“Segundo ele, ela teria sido feita por militares da reserva.”
(Fonte: Terra)

Clésio Luiz
Clésio Luiz
9 anos atrás

É um Galil mesmo. Se a Wikipedia estiver correta, é um carregador para 50 munições.

http://en.wikipedia.org/wiki/Galil

Luis
Luis
9 anos atrás

É um Galil ARM, fuzil projetado em Israel nos anos 60, após a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Nesta guerra a IDF percebeu que o FN FAL fabricado localmente falhava com frequência devido à areia fina e poeira do deserto, sem falar no seu tamanho e peso. Foi adotado pela IDF mas não por muito tempo, pois o EUA venderam fuzis M16 A1 (e depois a versão A2) e carabinas CAR-15 (e depois a M4) a preços bem mais em conta. Seu calibre é 5,56×45 mm e utilizava carregadores de 35 e 50 tiros. Tinha uma versão 7.62×51 mm… Read more »

Luis
Luis
9 anos atrás
thomas_dw
thomas_dw
9 anos atrás

mais provavel que seja a verçao Sul-africana do Galil

mbalbi69
mbalbi69
9 anos atrás

Sobre a boma escrevi ontem: Atenção cariocas! O ex-presidente da OAB quer ser candidato em 2014! Esta é a razão pela qual ele não pode deixar de sair da mídia! Pariu uma comissão da verdade estadual para chamar de sua e agora arrumou uma cabeça de nego, aquela que a gente soltava no banheiro do colégio nos tempos de moleque, mas que hoje, em tempos politicamente corretos, virou bomba! Não votem nele! Marco Balbi

Últimas Notícias

Pentágono anuncia assistência adicional de US$ 1 bilhão em armas e equipamentos para a Ucrânia

Atribuído ao secretário de imprensa interino do Pentágono, Todd Breasseale: Hoje, o Departamento de Defesa (DoD) anuncia a autorização de...
Parceiro

- Advertisement -
- Advertisement -