amazonia_internagrande

vinheta-clipping-forte1Em sintonia com a diretriz da Estratégia Nacional de Defesa (END) que determina o adensamento da presença de suas unidades na região amazônica e nas áreas de fronteira, o Exército Brasileiro (EB) deverá criar um novo comando militar.

Trata-se do Comando Militar do Norte (CMN), que cobrirá uma área de cerca de 1,722 milhão de quilômetros quadrados, abrangendo os estados do Amapá, Maranhão e Pará.

Em decreto (nº 7.946) publicado np último dia oito no Diário Oficial da União, a presidenta Dilma Rousseff delega ao comandante da Força Terrestre, general Enzo Peri, competência para alteração de parte dos efetivos militares, de modo a permitir a transferência dos oficiais e praças que irão compor o novo comando.

O CNM será o oitavo comando militar do Exército, que já conta com os comandos do Sul (CMS), Sudeste (CMSE), Leste (CML), Oeste (CMO), Nordeste (CMNE), da Amazônia (CMA) e do Planalto (CMP). A criação do CMN, cuja sede será em Belém (PA), está prevista no plano de reestruturação da Força.

amazonia_internapequenaO estabelecimento doa novo comando, afirma o EB, ampliará a presença militar na Amazônia oriental, criando melhores condições para as ações de planejamento, gestão e execução das atividades de defesa, segurança e proteção sob responsabilidade da Força Terrestre na região.

Com a mudança, a grandes unidades do Exército existentes na área – 8ª Região Militar, 8ª Divisão de Exército e 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com sedes nas cidades de Belém (PA) e Marabá (PA) – passam a se subordinar ao novo Comando.

Veja a íntegra do Decreto n° 7.946/13

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
11 anos atrás

Ahahahaha, Maranhão, Pará e Amapá?

Só podem estar de BRINCADEIRA!!!!

Resolveram dar tropas pro Sarney e família???

Uma palavra: P A L H A Ç A D A !!!!!

Comando Militar do Sarney…

Vader
11 anos atrás

Ai ai ai, só faltava essa, tô rindo até agora (pra não chorar)… Esse país é uma piada mesmo.

Na boa, começo a achar que a nossa federação deveria ser dissolvida. Cada estado pro seu lado, e quem quiser que se junte depois.

Não dá mais, a república brasileira falhou.

Requena
Requena
11 anos atrás

Vader

Sabe como é, tem um monte de generais sem cargo relevante por ai. Agora tão criando mais um ministério… digo Comando Militar pra acomodar todos eles.

É a politicagem entrando nas Forças Armadas.

joubertfreire
joubertfreire
11 anos atrás

É isso ai Vader Federação!!!!! que Federação, se só os Nordestinos que mandam nesse Brasil, nossa o meu Estado de São Paulo livre destes sangue-sugas que não produzem nada, separado desta corja seriamos primeiro mundo da América LATRINA, pois sozinho é em média 43% do PIB do Brasil,precisa-se juntar todos os Estado para se produzir o restante…tem Estado ai que produz 0,4% , 0,9% e manda mais que SP, pois estão no poder…com os Petralhas…Estados livres…estou nessa…

Observador
Observador
11 anos atrás

Senhores, Não adianta. Se rouba igual do Oiapoque ao Chuí (ou do Caburaí ao Chuí, como querem alguns). Para arrumar isto tem duas formas de corrigir o Estado Brasileiro. A rápida e a demorada. A rápida é a ruptura: a população se arma e sai caçando a classe política pelas ruas. Os novos políticos (e os antigos que sobreviverem) vão lembrar para sempre que tudo nesta vida tem limite. E passarão a fazer diferente ou pelo menos de forma não tão acintosa. A ruptura nunca aconteceu em nosso país. E em alguns países em que aconteceu, foi uma catástrofe. Basta… Read more »

Observador
Observador
11 anos atrás

Em tempo:

Não estou conseguindo acessar a página principal deste Blog. Eu e milhares de outros.

Você acessa e aparece a mensagem:

Aviso!
Este site está desativado no momento.
Por favor, entre em contato com o administrador.

Bom, é o que estou fazendo.