Home Amazônia Novo comando militar vai ampliar presença do Exército na região amazônica

Novo comando militar vai ampliar presença do Exército na região amazônica

653
6

amazonia_internagrande

vinheta-clipping-forte1Em sintonia com a diretriz da Estratégia Nacional de Defesa (END) que determina o adensamento da presença de suas unidades na região amazônica e nas áreas de fronteira, o Exército Brasileiro (EB) deverá criar um novo comando militar.

Trata-se do Comando Militar do Norte (CMN), que cobrirá uma área de cerca de 1,722 milhão de quilômetros quadrados, abrangendo os estados do Amapá, Maranhão e Pará.

Em decreto (nº 7.946) publicado np último dia oito no Diário Oficial da União, a presidenta Dilma Rousseff delega ao comandante da Força Terrestre, general Enzo Peri, competência para alteração de parte dos efetivos militares, de modo a permitir a transferência dos oficiais e praças que irão compor o novo comando.

O CNM será o oitavo comando militar do Exército, que já conta com os comandos do Sul (CMS), Sudeste (CMSE), Leste (CML), Oeste (CMO), Nordeste (CMNE), da Amazônia (CMA) e do Planalto (CMP). A criação do CMN, cuja sede será em Belém (PA), está prevista no plano de reestruturação da Força.

amazonia_internapequenaO estabelecimento doa novo comando, afirma o EB, ampliará a presença militar na Amazônia oriental, criando melhores condições para as ações de planejamento, gestão e execução das atividades de defesa, segurança e proteção sob responsabilidade da Força Terrestre na região.

Com a mudança, a grandes unidades do Exército existentes na área – 8ª Região Militar, 8ª Divisão de Exército e 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com sedes nas cidades de Belém (PA) e Marabá (PA) – passam a se subordinar ao novo Comando.

Veja a íntegra do Decreto n° 7.946/13

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
7 anos atrás

Ahahahaha, Maranhão, Pará e Amapá?

Só podem estar de BRINCADEIRA!!!!

Resolveram dar tropas pro Sarney e família???

Uma palavra: P A L H A Ç A D A !!!!!

Comando Militar do Sarney…

Vader
7 anos atrás

Ai ai ai, só faltava essa, tô rindo até agora (pra não chorar)… Esse país é uma piada mesmo.

Na boa, começo a achar que a nossa federação deveria ser dissolvida. Cada estado pro seu lado, e quem quiser que se junte depois.

Não dá mais, a república brasileira falhou.

Requena
Requena
7 anos atrás

Vader

Sabe como é, tem um monte de generais sem cargo relevante por ai. Agora tão criando mais um ministério… digo Comando Militar pra acomodar todos eles.

É a politicagem entrando nas Forças Armadas.

joubertfreire
joubertfreire
7 anos atrás

É isso ai Vader Federação!!!!! que Federação, se só os Nordestinos que mandam nesse Brasil, nossa o meu Estado de São Paulo livre destes sangue-sugas que não produzem nada, separado desta corja seriamos primeiro mundo da América LATRINA, pois sozinho é em média 43% do PIB do Brasil,precisa-se juntar todos os Estado para se produzir o restante…tem Estado ai que produz 0,4% , 0,9% e manda mais que SP, pois estão no poder…com os Petralhas…Estados livres…estou nessa…

Observador
Observador
7 anos atrás

Senhores, Não adianta. Se rouba igual do Oiapoque ao Chuí (ou do Caburaí ao Chuí, como querem alguns). Para arrumar isto tem duas formas de corrigir o Estado Brasileiro. A rápida e a demorada. A rápida é a ruptura: a população se arma e sai caçando a classe política pelas ruas. Os novos políticos (e os antigos que sobreviverem) vão lembrar para sempre que tudo nesta vida tem limite. E passarão a fazer diferente ou pelo menos de forma não tão acintosa. A ruptura nunca aconteceu em nosso país. E em alguns países em que aconteceu, foi uma catástrofe. Basta… Read more »

Observador
Observador
7 anos atrás

Em tempo:

Não estou conseguindo acessar a página principal deste Blog. Eu e milhares de outros.

Você acessa e aparece a mensagem:

Aviso!
Este site está desativado no momento.
Por favor, entre em contato com o administrador.

Bom, é o que estou fazendo.