O Youtube está cheio de vídeos mostrando os combates da guerra civil Síria. Parece que, além das armas, os soldados também gostam de apontar a câmera dos celulares.

O vídeo abaixo chama a atenção por mostrar a mesma batalha vista dos dois lados. Inicialmente as câmeras estão nos blindados sírios. Aos 7 minutos mostra a perspectiva do lado dos rebeldes atacando os blindados. É raro ver fotos de campos de batalha durante os combates. Com a internet já é possível ver vídeos e dos dois lados ao mesmo tempo.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=BbHcA6mXX7o&w=560&h=315]

 

Os sírios são bem corajosos. O insurgente abaixo simplesmente jogou uma granada dentro do BMP. Como o blindado estava sozinho, pode ser que tenha sido abandonado.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=o0R0DdqnR3M&w=560&h=315]

 

Outro corajoso jogando uma bomba ou granada dentro de um BMP.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=sYIzsJyb2Fg&w=560&h=315]

 

Aqui um exemplo de como destruir um blindado com uma granada. O cara teve coragem de jogar a granada pelo cano do canhão. Deveria haver uma proteção contra isso. O blindado provavelmente estava paralisado pois se apresentava sozinho, sem apoio mútuo e sem escolta da infantaria.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=hM5xnTqB16o&w=560&h=315]

 

Outro ataque corajoso contra um blindado. Deveriam ensinar que a blindagem é menor na lateral e na traseira, e que atacado por cima, nas cidades, são melhores. Mesmo assim funcionou.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=9RV1bH7X9G4&w=560&h=315]

 

No vídeo abaixo, após 3 minutos há uma emboscada por mina e, depois, o vídeo mostra o lado dos rebeldes disparando um RPG.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=IQGMFCj4QBo&w=560&h=315]

 

No vídeo abaixo, de 28 minutos, os rebeldes filmaram os combates contra blindados na cidade. Foram vários combates do ponto de vista dos insurgentes. As granadas de mão anti-carro, ao que parece, seriam úteis assim como as granadas de bocal de fuzil. Pelo menos os BMP estariam vulneráveis.

Os insurgentes atiram com fuzil contra blindados, mas isso só faria sentido se fosse para servir de isca para desviar atenção de uma equipe anticarro atacando de outra direção. A imagem mostra que a torreta do T-72 é estabilizada. O casco gira e a torre mantém a direção. Não se pode dizer se possui câmera termal.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=x8gYG_os8n8&w=560&h=315]

 

Entrevista com um comandante de T-72. Cita que foi atingido várias vezes, que o T-72 é relativamente fácil de se reparar e cita alguns defeitos, como a incapacidade de disparar a metralhadora antiaérea de dentro do blindado. A arma foi até retirada e sentem sua falta.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=udH9uveEQOY&w=560&h=315]

 

Combate de blindado x blindado. Um blindado rebelde pega outro por trás. Novamente falta proteção mútua e apoio da infantaria para dar alerta.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=wuhoY9su8X8&w=560&h=315]

 

Um míssil Igla atingindo uma aeronave, que parece ser um helicóptero pois houve muito tempo para fazer pontaria. É citado que rebeldes  se posicionam ao redor das bases sírias tentando emboscar os helicópteros pousando ou decolando. O ocidente tem medo de fazerem o mesmo com mísseis sendo passados para terroristas que disparariam contra aeronaves civis.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=nk3nZwRw-U0&w=560&h=315]

 

Atingir um alvo móvel com arma não guiada é difícil. O vídeo abaixo mostra um T-72 sendo atingido duas vezes.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=rCBXhu1IA5o&w=420&h=315]

 

Os sírios ainda usam o AT-3 Sagger (9K11 Malyutka). Usaram em combate pela primeira vez em 1973, há 30 anos.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=pDhFENW1KtY&w=560&h=315]

 

 

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
11 anos atrás

Putz! O Cara arrancou a torre do blindado com um único tiro.

Deveriam esfregar essas imagens na cara de certas “autoridadi” e de muitos milicos melancia, para mostrar que com segurança e defesa não se brinca. Aliás, não deveriam brincar é com nada.

Drcockroach
Drcockroach
11 anos atrás

Realmente estes videos sao material p/ estudo. No mais, em duas semanas na Siria: – Um suicida matou o religioso sunita mais importante de damasco que apoiava o Assad, e dentro de uma mesquita; – Um outro Ima sunita, que tb apoiava o Assad, foi assassinado em Aleppo, teve o corpo arrastado pelas ruas e, sem confirmacao, havia sido decapitado antes; – um tiro de morteiro na Univ. de Damascus matou pelo menos 10 estudantes de engenharia (estudar? nem pensar p/ esta gente, ainda mais se tiverem mulheres juntas); – mais um carro bomba em Damasco; Todos com assinatura do… Read more »