Dilma anuncia operação militar nas fronteiras para coibir criminalidade

3

vinheta-clipping-forte1A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (23) que o governo brasileiro vai realizar em maio uma operação militar em 16 mil quilômetros nas fronteiras do país para coibir ações de criminalidade e garantir mais segurança durante a realização da Copa das Confederações, entre 15 e 30 de junho. Dilma deu a declaração na coluna de rádio “Conversa com a Presidenta”.

“Em maio,  uma grande operação militar vai cobrir toda a nossa fronteira terrestre, cerca de 16 mil km, para coibir crimes e dar mais segurança para a Copa das Confederações. A segurança pública é uma responsabilidade constitucional dos Estados, mas o governo federal tem o dever de participar na sua área de atuação, e é o que estamos fazendo”, afirmou a presidente, em resposta a uma pergunta feita por um ouvinte sobre a segurança nas fronteiras.

A presidente ainda fez um breve balanço das ações já exercidas pelo governo dentro do Plano Estratégico de Fronteiras, lançado em agosto de 2011.

“Desde agosto de 2011, quando lançamos o Plano Estratégico de Fronteiras, as Forças Armadas e as polícias Federal e estaduais trabalham de forma coordenada para combater os crimes transfronteiriços, principalmente o tráfico de drogas. Este Plano é realizado por meio de duas operações periódicas: a Operação Ágata, liderada pelo Ministério da Defesa, mobilizando as Forças Armadas e as demais forças civis de segurança em ações pontuais e de grande impacto; e a Operação Sentinela, coordenada pelo Ministério da Justiça, que reúne as polícias Federal, Rodoviária Federal, e a Força Nacional de Segurança, em ações de investigação e de inteligência continuadas Juntas, já desarticularam 65 organizações criminosas, apreenderam 360 toneladas de drogas, 8 mil carros e embarcações e inspecionaram 148 pistas de pouso”, afirmou a presidente.

FONTE: G1 via Resenha do Exército

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine
10 anos atrás

Ah que anuncio maravilhoso!

Entao organizacoes criminosas, por favor puxem tudo ate o fim do mes ou aguardem ate Julho.

aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

É… ridículo!

rsbacchi
rsbacchi
10 anos atrás

La vai o exército fazer papel de policia!!!

Bacchi