vinheta-clipping-forte11. A Polícia Civil do Rio, autorizada e estimulada pelo Secretário de Segurança Pública, entregou ao programa Fantástico, da TV Globo, no domingo (05), imagens de uma perseguição com helicóptero ao procurado narco-varejista “Matemático”.

2. As imagens com lentes noturnas e miras telescópicas reproduziam as mesmas imagens que estamos acostumados a ver nas guerras no Iraque, Afeganistão, Líbia, etc. Nesses casos as imagens entregues pelos militares norte-americanos tentam afirmar a superioridade de sua tecnologia em armas de guerra. E -claro- reconhecer que só assim se enfrenta o exército inimigo.

3. Afinal, o inimigo conta com armamento sofisticado fornecido pelos aliados, pelo mercado de armas, ou pelo contrabando. Conta com mísseis, fuzis de longo alcance e precisão, granadas de forte impacto…, enfim, constitui um exército na sombra, que mostra seu poder sistematicamente e que pode ser avaliado pelas mortes que impõe a seus adversários e pelos atos terroristas que assumem e se galhardeiam.

4. As imagens entregues pela secretaria de segurança do Rio ao programa Fantástico (que cumpriu com sua função de jornalismo com exclusividade) estão correndo mundo desde domingo à noite, em sites dos principais meios de comunicação, pela internet, por redes sociais, telejornais…

5. E a imagem que fica é que o tráfico de drogas no Rio conta com um armamento tão sofisticado que, para liquidar seus chefes, se tem que usar dos mesmos recursos que são vistos em ações cirúrgicas do exército dos EUA ou de Israel.

6. Se o objetivo da propaganda era mostrar que nossa polícia está equipada com armamentos de primeira linha, conseguiu. Mas, ao mesmo tempo, conseguiu um efeito mais importante ainda: informar (erroneamente), a todos que virem o vídeo, que os traficantes no Rio contam com armas que exigem o uso daquelas técnicas para seu combate.

7. Nas vésperas de grandes eventos internacionais no Rio -Jornada da Juventude com o Papa, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016-, de que forma aquela mensagem implícita no vídeo divulgado passará para todos? Que estamos numa guerra e que nossa polícia tem sofisticados recursos militares para enfrentá-la?

8. Afinal, ali, naquele carro, estava Kadafi? Bin Laden? Não. Naquele carro estava um varejista de droga com fuzil, provavelmente AK-47 russo, contrabandeado, cujo poder de fogo é manual. Estava um delinquente perigoso e sua gangue. Não era o chefe de um exército terrorista sofisticado. Ali não estava o Talibã nem Al Qaeda.

9. Mas ficou parecendo. Um vídeo antagônico ao discurso de pacificação do Rio usado pelas mesmas autoridades que o vazaram à TV.

FONTE: Ex-Blog do Cesar Maia

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos
Carlos
10 anos atrás

Para mim, o pior foi parecer que a polícia, mesmo com o que há de melhor, não tem treinamento nem frieza para gerir conflitos.

StadeuR
StadeuR
10 anos atrás

A operação em si foi um sucesso, não se pode contestar.
O que me chamou atenção nesse e em outros casos,é que os meios de comunicações arrumaram um monte de “especialistas” em segurança pública e operações policiais.
Sabem tudo.

Jacubao
10 anos atrás

É isso que dá confiar na imprensa brasileira. O país esta se desmoronando em desgraças, corrupção, quebra das leis, desmoralização total e ainda querem colocar nos bancos dos réus esses políciais que fizeram um favor a sociedade. Os danos colaterais existem em qualquer comflito armado em qualquer lugar e época da civilização humana e continuará existindo, e no Brasil não será diferente. Talvez os caras dos direitos humanos queriam que os poiciais jogassem pétalas de rosas e pedissem: por gentileza senhores! Poderiam parar o carro para que possamos prendê-los!!!!!

Salomon Weetabix
Salomon Weetabix
10 anos atrás

Peço vênia para simples perguntas:
-Algum civil morreu?
-Houve, à época, alguma reclamação da “comunidade”?
-Quantas famílias não foram, por uma vida inteira, prejudicadas pela ação da quadrilha?
-Quantas vidas não foram ceifadas pela quadrilha?
Grato

Magno
Magno
10 anos atrás

pior que prender é ver soltar um elementos desses (sempre ha esta possibilidade) ou então ficar gastando com um traste trocando de prisão, voando de jatinho pra dar depoimento coisa e tal.

Paulo Cesar
Paulo Cesar
10 anos atrás

Não sei o que me espanta mais:

A operação inteiramente louca da Polícia Civil.

Ou a indiferença absurda de muitos neste fórum ao fato de que poderia ter ocorrido um massacre de civis inocentes.

O Marine fez uma série de comentários sensatos e ponderados, de alguém com experiência em combate e quase ninguém se tocou.

O que é isso?

Heron
Heron
10 anos atrás

Porque autoridades brasileiras tem mania de querer agradar a globo ?? Precisava enviar esse video pra eles?

Só podia dar mer… agora aguenta os direitos humanos dos bandidos nos calcanhares!

Douglas Rodrigues
Douglas Rodrigues
10 anos atrás

Meus comentários e minhas opiniões, estão no post com o vídeo da ação. Afirmo aqui porém em poucas palavras, que a ação poderia ter sido melhor efetuada com melhor treinamento e armamento/equipamento específico para ações desse porte, e que não venham me dizer que o bandido não mereceu morrer – como alguns (MP e DH) defendem que ele deveria ter sido preso invés de caçado/morto/trucidado. A conclusão que chego é que a culpa é toda do ESTADO (Governo e suas instituições). Agora estamos aí, vendo uma reportagem que coloca os policiais que participaram da ação como verdadeiros vilões da história.

Ricardo Felix
Ricardo Felix
10 anos atrás

“O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.” Aristóteles Vivemos em um país de cultura peculiar: Forças Militares e Policiais, que realizam suas atividades constitucionais de defesa do nosso território e nossa população, são julgadas, condenadas e apenadas por uma imprensa sensacionalista e pseudo-imparcial. Isto tudo com o aval dos segmentos sociais ditos intelectuais e especialistas. A população “engole com anzol e tudo.” Na reportagem, veiculada no Fantástico do último domingo, esta claro que o texto da matéria, bem como, as opiniões dos “especialistas” em segurança, convergem para a negativação da operação realizada pelos Policiais Civis. Demonstrando clara exploração… Read more »

Pedro
Pedro
10 anos atrás

Ricardo Felix disse:
7 de maio de 2013 às 10:31

Assino embaixo! sábias palavras

Templário
Templário
10 anos atrás

Salomon Weetabix e Ricardo Félix, parabéns pela análise brilhante e lúcida!

anselmo perlin
anselmo perlin
10 anos atrás

Concordo que apesar de não ferirem inocentes colocaram sim vidas inocentes em risco punir os policiais não concordo melhorar o treinamento sim esta ação dos policiais e o reflexo das leis que nossos governantes nos obrigam a respeitar bandidos com todos os direitos trabalhadores apenas com obrigações os policiais tanto civil,quanto militar já não aguentam tanta injustiça para com os trabalhadores. Há tirem-me uma duvida até agora os DIREITOS HUMANOS só trabalharam para os marginais deduzo que nós trabalhadores não somos consciderados humanos por nossos governantes,então que merda nós somos afinal.

tiago
tiago
10 anos atrás

trabalho muito bem feito da policia tem que tratar estes traficantes como terroristas sim, porque eles tambem tiram vidas de pessoas inocentes, não é só porque é no Brasil que tem que ser diferente tem que acabar estes terroristas que no Brasil se da nome de traficantes, assim como os EUA fizeram com vários terroristas. Eu repudio programas que se valem de um ato eróico e bem feito de policias como estes para se promover defendendo bandidos.

alexsandro
alexsandro
10 anos atrás

Temos que por prioridade e assumir responsabilidades , sou contra violência e uso de armas, acho que todos somos seres humanos. E pra isso temos que trabalhar e fazer o que for preciso pra alcançar um mundo onde não seja preciso matar ninguém. Agora um individuo como este é um ser humano? é um cidadão? O que ele faz pra ser considerado parte da sociedade? Tenta de todas as formas tirar vantagem e a destruir. Eu sou um cidadão que paga impostos e me esforço pra andar na linha tenho ficha limpa. E parabenizo a policia por isso! E quanto… Read more »

Lucas S.C.
Lucas S.C.
10 anos atrás

Milhares de homens armados com fuzis, vendendo droga, usando de atos de violência para conquistar poder, é claro que é um exército terrorista, não é diferente da Al Qaeda. Claro que podia ter atingido um civil, sempre têm essa possibilidade, a única forma de não colocar risco sobre os civis numa operação dessas é não fazendo elas. Se eles não tivessem atirado iriam dizer que os policiais são incompetentes e fracos, que o crima está a solta e a polícia não faz nada, que nem para matar um traficante servem, se atiram dizem que podia ter matado 55 mil civis,… Read more »

Henrique
Henrique
10 anos atrás

esta certo bandido tem que morrer,pq preso eles nao ficam, e quando eles ficam presos comandam o trafico de dentro dos presídios. Parabéns aos policias que participaram desta açao eles tentam manter nos livres de bandido e nao refém deles…