vinheta-clipping-forte1(Clovis Rossi – Folha de SP, 21) 1. Tem festa hoje no quintal do Brasil: os presidentes do México, Chile, Colômbia e Peru, reunidos em Cali (Colômbia), põem carne na ossatura da Aliança do Pacífico, anunciando a eliminação das tarifas de importação de 90% dos produtos que comercializam (os 10% restantes cairão em sete anos).

2. Não é preciso ser PhD em Harvard para desconfiar que esse novo bloco abre um rombo no projeto prioritário da diplomacia brasileira desde o governo Itamar Franco, reforçado na gestão de Lula, que é o da integração sul-americana, se possível latino-americana, atraindo também o até agora arredio México.

3. A Aliança do Pacífico não deixa de ser integração entre os três países sul-americanos mais o México, mas ela se fará de costas para Brasília e, como o nome indica, voltada para o outro oceano que banha a América do Sul. O novo conglomerado tornou-se objeto de desejo de Costa Rica e Panamá, sem contar o de países extracontinentais, como a Espanha, e o Canadá, que já está ligado ao México no Nafta (Área de Livre Comércio Norte-Americana, em sua sigla em inglês).

4. E o Brasil, enquanto isso? Nada

FONTE: Ex-Blog do Cesar Maia

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
10 anos atrás

O Mundo irá prosperar, enquanto isso os neo-comunistas da América Latina irão afundar suas nações. Essa conversa fiada de que Cuba não prospera por culpa dos americanos é conversa fiada. O problema é que a ilha é uma imensa empresa estatal, corrupta e mão gerida. Na contra mão, as Ilhas Falklands, mesmo com o bloqueio econômico imposto pelo argentinos, tem a mais alta renda per capita da América Latina. Começo a pensar que o problema é com os latinos. A Venezuela, corrupta, onde impera o narconegócio, altamente estatizada e já efetivamente uma ditadura comunista, falta de tudo, até papel higiênico.… Read more »

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

E o Brasil, enquanto isso? Boia!

Marcos
Marcos
10 anos atrás

O Brasil está atolado em um Mercosul bolivariano.
O Itamaraty Maravilha, sem rumo, não sabe que a China está solapando nossa economia.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

off topic

Excelente o artigo de Alexandre Garcia sobre o General Videla (Videla – Epitáfio de um General, no Diário da Amazônia), o qual assumiu toda a responsabilidade dos eventos quando comandou a Argentina.

Videla, segundo fontes, morreu de uma hemorragia de uma queda que teve na prisão. Já são 200 os presos políticos mortos em prisões argentinas.

Vader
10 anos atrás

A Aliança do Pacífico é um TAPA NA CARA da diplomacia rastaquera do Itamaraty.

Boa sorte aos Aliados. Que tenham melhor sorte que a nossa, que estamos entregues à corja bolivariana.

nunes neto
nunes neto
10 anos atrás

Macos, as Ilhas Falklands, não valem como comparação, a renda per capita de lá, não vem da forte industria implantada na ilha, que exporta seu produtos tecnologicos para o mundo todo,kkkkk, ela vem concerteza “da bolsa colono” paga pelo governo Inglês e do salário dos soldados que lá estão e devem ganhar mais que um soldado que vive no Reino Unido,uma vez que estão longe das famílias e no meio do nada!Também não acredito na famosa maldição latina, se assim fosse todos os países colonizados por holanda, Alemanha, Inglaterra e França seriam paraisos na terra, e temos o Haiti,Belize, Suriname,Guina… Read more »

nunes neto
nunes neto
10 anos atrás

Acredito em modelos de colonização, todas as colônias de exploração se f…..as de povoamento prosperaram.E isso refletiu no pensamento dos governantes, os de ex colônias de exploração, só pensam em si darem bem, não pensam no coletivo,já os de ex colônias de povoamento,no qual o modelo buscava ,uma prosperidade entre todos, cujos governantes pensavam no coletivo, prosperação e esse pensamento sedimentou na cultura local, independente da origem do colonizador; mas um pequeno detalhe os Latinos só exploraram, por isso que todo país colonizado por latinos é o que é, já o colonizado por não latinos temos os dois modelos, o… Read more »

nunes neto
nunes neto
10 anos atrás

#biólogo

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Marcos irrepreensível o teu primeiro comentario. So acresco que Cuba é, hoje, ainda, uma ditadura comunista ( a unica ditatuda das Américas) com repressão política e prisões desta natureza, coisas que são idênticas àquelas investigadas pela comissão da mentira e em tese praticadas pelos militares por aqui. Mas o governo do PT não diz uma palavra sobre a falta de democracia em Cuba e sobre as prisões, repressão, falta de liberdade e sobre os crimes políticos praticados pelo seu governo e pelo “companheiro” Fidel, que mandou muita gente para o paredón. Ou seja, os “companheiros” podem e não é ilícito,… Read more »

Requena
Requena
10 anos atrás

E o Brasil?

Vivemos dentro de um MATRIX aonde o governo manipula toda realidade. E assim o brasileiro “segue deitado eternamente em berço esplêndido” fingindo que tudo vai bem e que somos o melhor país do mundo.

Mauricio R.
Mauricio R.
10 anos atrás

Os americanos se encheram da Europa e suas encrencas e foram cuidar dos negócios na Ásia, antes que a China ficasse mais saliente do que já está.
Quem percebeu, aproveitou.
Quem não, crí, crí, crí…

erabreu
erabreu
10 anos atrás

“Acredito em modelos de colonização, todas as colônias de exploração se f…..as de povoamento prosperaram.” Nunes Neto, esse é o discurso do professorado secundarista, com um raciocínio simplista. Portugal e Espanha já não espoliam a AL há 200 anos. Os culpados somos nós mesmos, que compartilhamos do sentimento de que no final, tudo se ajeita. Deixa como está pra ver como é que fica. Aqui não costumamos encarar os problemas e só sair de cima após a parada estar resolvida. Sempre são usadas meias medidas, para não melindrar as conveniências. Não consigo enxergar nos próximos 200 anos um futuro melhor… Read more »

giltiger
giltiger
10 anos atrás

Quanta inocência, estes países ao fecharem este acordo com o México que já é signatário do Nafta escancararam suas fronteiras aos produtos americanos.

O arredio México cumpriu sua função de cavalo de Tróia, boa sorte as indústrias nacionais desses países…

Depois de uma década a ALCA strikes back…

Vader
10 anos atrás

Cidadão, se já cresciam a 5 ou 6% ao ano, agora com acesso ao maior mercado consumidor do mundo irão BOMBAR suas economias a níveis chineses…

Enquanto por aqui a gente toma dedo no fiofó da Argentina, da Bolívia, do Equador, da Venezuela, do Paraguay…

erabreu
erabreu
10 anos atrás

Vader, sem falar na industria sucateada. Vá no mercado e tente comprar uma lâmpada, um utensílio de cozinha, uma peça de decoração, um brinquedo. So vai achar Ching ling.
Sem precisar de ALCA nenhuma.
Teríamos mais chance de competir com os EUA, do que contra o trabalho semi-escravo da China.
Daqui há uns anos, voltaremos a esse assunto, Gilberto.
Vamos ver quem fez a aposta correta.

Vader
10 anos atrás

Erabreu, o que essa corja bolivariana que nos governa aposta é na Teoria do Caos: o famoso “quanto pior melhor”. Na cretinice ideológica deles, eles acham que se o povo estiver bem fud. e p. da cara, bem detonado mesmo, irá fazer a revolução comunista que eles tanto sonham na base da bala, e eles irão emergir como únicos atores políticos após a convulsão social. Não caiu a ficha dessa gente ainda que, quando o povo se enche do socialismo, normalmente penduram as cabeças dos socialistas em estacas. Vide Ceaucescu, por exemplo… Tem nada não. A hora deles vai chegar,… Read more »