Revista reacende polêmica de dezembro e volta a sugerir queda de ministro

 

vinheta-clipping-forte1“Economist” recorreu à ironia ao fazer um balanço conjuntural da economia brasileira, reacendendo a controvérsia, ocorrida em dezembro passado quando sugeriu que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, fosse demitido. Segundo a publicação britânica, o pedido, com ampla repercussão na imprensa brasileira, teria justamente levado Dilma Rousseff, por obstinação, a manter o ministro no cargo. Insinuando que a presidente segue na direção inversa às sugestões da revista, a “Economist” sugere agora que a presidente o mantenha na Fazenda:

“Conclamos que a presidente mantenha-no a qualquer custo: ele é um sucesso.”

Segundo a “Economist”, pressionado pela crise global, o governo abandonou o caminho virtuoso do controle fiscal, cortes de gastos, controle da inflação, ao apoiar uma saída da crise por meio do estímulo ao consumo. O resultado, após o esgotamento da política de incentivos, foi um crescimento baixo e inflação alta.

Já o site da CNN, na série de reportagens sobre o país, questiona se o Brasil tem fôlego para ser o “B” dos Brics, devido ao pífio crescimento previsto para este ano, em comparação dos demais países que compõem o bloco de grandes emergentes.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Brandenburg
Brandenburg
10 anos atrás

Boa tarde, gostaria de saber o que o o fato do Mantega ficar ou deixar de ficar tem ver com Força Terrestre? Creio que o mesmo que tem a ver com o Poder Naval e Poder Aéreo – absolutamente nada.Desculpe mas publicar esse tipo de matéria em um site dedicado a assuntos militares ou conexos é uma perda de tempo para o editor e o leitor.Opinião pessoal.Obrigado.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

O Braphiu cumpanhero vive a armadilha cambial que criou: se desvalorizar a moeda para tornar mais competitiva sua indústria (e para troná-la maios competitiva só na base da moeda vai ter de desvalorizá-la muito) vai provocar uma inflação de custos, porque tudo nesse país virou coisa importada. Se mantiver o câmbio estável, vai levar o país à quebradeira, mas nem com isso vai garantir um controle inflacionário. Nesse momento vivemos já uma situação de estaginflação, economia fazendo o famoso voo da galinha enquanto a inflação já passa dos 10% nos supermercados. A indústria dos EUA já recebe gás de xisto… Read more »

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Brandenburg “… gostaria de saber o que o fato do Mantega ficar ou deixar de ficar tem ver com Força Terrestre?” — Tem tudo a ver. Trata-se de um país estrangeiro fazendo criticas à um Ministro do governo brasileiro, sabe-se lá com que intenções. Talvez um imperialistas britânicos, aqueles com olhos azuis, com preocupações que Mantega tenha transformado o Brasil na maior potência econômica do planeta estejam deliberadamente, via um jornal, tentando derrubar nosso Ministro para desequilibrar nossa economia, impedindo que, além de maior economia do planeta, nos tornemos a maior força militar. Logicamente estou sendo debochado, já que acho… Read more »

Rafael M. F.
Rafael M. F.
10 anos atrás
Brandenburg
Brandenburg
10 anos atrás

Prezado Marcos, como escrevi, minha opinião é que o assunto não é digno de um site especializado.Mas concordo integralmente com seus comentários.O fato desse cidadão demonstrar uma grande incompetencia( a cada declaração dele a realidade do dia seguinte se encarrega de desmentir) reforça minha opinião de que não merece espaço na trilogia.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Brandenburg

De fato!
Mas é sempre uma oportunidade para que todos nós possamos desopilar nosso fígado.

Observador
Observador
10 anos atrás

Brandenburg disse: 8 de junho de 2013 às 17:43 Primeiramente, se este idiota continuar conduzindo a nossa política econômica, você pode esquecer qualquer tipo de investimento no setor de defesa pelo governo da “República dos Petistas”. Se continuar assim, não vão comprar mais um parafuso até 2015 (depois das eleições). Então, é assunto sim para este tipo de Blog. Segundo, tradicionalmente as discussões geo-políticas e estratégicas são sempre expostas e discutidas neste blog. Não vejo porque fazer diferente, porque são estes assuntos que podem criar situações de conflito entre países ou dentro de países. Marcos disse: 8 de junho de… Read more »

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Observador

Infelizmente já se estuda a volta do Rei Luiz I, o Iluminado.
Essa gente não vai entregar o osso assim tão fácil e, escreva ai, vão fazer de TUDO para manter o poder.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

off topic

“Dirceu, a biografia”

Cadê a Comissão da “Verdade”?

aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

Marcos: “…que Mantega tenha transformado o Brasil na maior potência econômica do planeta…”: MENOS CHE, MUITO MENOS… E até mesmo acho que um editorial econômico dum jornal do quilate do The Economist pode sim”, opinar sobra a matéria, justificando com a emissão de sua opinião no sentido de que o cuera seja afastado. Seguraente alguns brasilianists já sugeriram isso. Por que não? A Dilma não ensina tudo para todos? Até para o Papa? Brandeburg: já tratamos de assuntos bem mais ‘impertinentes’ aqui nos posts e todos comentaram, pois queiramos ou não, está inserido no contexto, direta ou indiretamente, a partir… Read more »

Marcos
Marcos
10 anos atrás

aldoghisolfi

Fui irônico!
🙂

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Livrou do Dirceu esgotado.

akhorus
akhorus
10 anos atrás

Wagner aqui ( MEU LOGIN ESTÁ ERRADO…)

Bom, EU acho…

Que umas discussões politicas e econômicas no espaço apropriado são muito bem vindas, lembre-se que nem todos são da área de engenharia militar… então apoio o Terrestre em abrir umas discussões assim.

Eu não culpo o Mantega, acho que a culpada é a Dilma mesmo, ela baixou os juros num país que não tem estrutura para isso…

Resultado : ferrou tudo…

Brandenburg
Brandenburg
10 anos atrás

Cancelo meu primeiro comentário! Liberdade de expressão acima de tudo.Voces têm razão e devemos aproveitar todos os espaços(respeitando as normas) para comentar assuntos relevantes para a vida nacional.Abraços.

Observador
Observador
10 anos atrás

Marcos disse: 9 de junho de 2013 às 12:15 Não se preocupe. Primeiro, o ex-rei-sol não tem a saúde e nem a disposição de outrora; vai limitar a sua a participação ao horário político e a poucos comícios. E se a coisa ficar mesmo feia, ele tira o time de campo e abandona a pupila a própria sorte, como já fez em outras ocasiões com outros “aliados”. E de mais a mais, ele tem outras preocupações em mente. Estão revirando o lixo em que o Babalorixá de Garanhuns chafurdou. E não é gente da oposição. Toda esta “eca” vai aparecer… Read more »

aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

Marcos, positivo. Entendi errado.

Observador, esperemos que sim, que a podridão e a corrupção do Rei venha à tona!