Cidades-sede da Copa das Confederações recebem novos equipamentos de segurança

0

_WPO5119

vinheta-clipping-forte1As seis cidades-sede da Copa das Confederações – Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador – receberam importante reforço na infraestrutura de segurança montada para o torneio de futebol.

Na tarde de quinta-feira (13), em solenidade transmitida simultaneamente para todas essas capitais, foram entregues os Centros Integrados de Comando e Controle Móveis (CICCM) – caminhões que funcionarão como postos avançados para o trabalho conjunto de agentes de segurança mobilizados para o evento, agilizando a capacidade de resposta em relação a incidentes ou ameaças à segurança.

A presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Defesa, Celso Amorim, participaram do evento em Brasília e Belo Horizonte, respectivamente.

Os novos equipamentos são adaptados com sistemas de comunicação, videomonitoramento e gestão de eventos, como computadores, pontos de acesso wi-fi, telefones e aparelhos de rádio. Eles abrigam até 16 profissionais em seu interior.

O aparato funciona da mesma maneira que os centros de comando fixo, instalados nas cidades-sede, porém tem a vantagem de poder ser deslocado para pontos de grande concentração de pessoas.

De Brasília, Dilma Rousseff afirmou que a entrega dos CICCM é sinal de que “de fato, vamos conseguir uma integração entre todos os órgãos da segurança pública do nosso país”. Em Belo Horizonte, assistindo ao pronunciamento por videoconferência, o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse para a presidenta que há um “perfeito entrosamento” entre essas instituições, inclusive com as Forças Armadas.

Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica poderão trabalhar nos centros, caso sejam acionados. Além dessa força de contingência, pronta para agir nos casos em que a situação ultrapasse a capacidade operativa dos órgãos de segurança pública, a Defesa atua em dez eixos de segurança, que abrangem desde o controle do espaço aéreo até ações de contraterrorismo e defesa cibernética.

_WPO5036

Segundo o ministro Amorim, “essa é uma demonstração de que o Brasil é capaz de agir unido sempre que se trata de um grande evento, em que a imagem do nosso país está sendo exposta”.

Ao lado da presidenta Dilma, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, lembrou que o investimento na tecnologia foi da ordem de R$ 1,8 bilhão para sua pasta, em conjunto com o Ministério da Defesa. E explicou que todas as viaturas e equipamentos ficarão para a segurança pública da população, “para o combate à criminalidade e ao crime organizado, inclusive nas fronteiras”.

Em Belo Horizonte, a entrega foi feita na área externa do Palácio Tiradentes – sede do governo mineiro. Amorim assistiu à videoconferência acompanhado do governador do estado, Antonio Anastasia, e do prefeito da cidade, Marcio Lacerda.

Aparatos de segurança 

Belo Horizonte e Rio receberam, cada uma, três viaturas de controle móvel. Já Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador ficaram com duas cada.

Antes de interagir com a presidenta em vídeo, Amorim, Anastasia e Lacerda conheceram alguns dos equipamentos recebidos na capital mineira, que também estão disponíveis nas demais cidades-sede, e ficaram a par do funcionamento deles. O arsenal inclui kit antibomba e de armamento menos letal, imageadores aéreos, desencarceradores e plataformas móveis de observação.

Depois, o ministro da Defesa visitou o Centro Integrado de Comando e Controle, já em funcionamento na capital mineira. Lá, profissionais de vários órgãos de segurança trabalham no monitoramento das seleções de futebol que irão jogar na cidade.

Nessa estrutura, montada em local provisório, são controladas as imagens das câmeras instaladas nos estádios, bem como são monitorados o trajeto das equipes do hotel até o local do jogo e os voos de chegada e saída.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments