IMBEL divulga seus Sistemas de Abrigos Temporários

3

Abrigo Temporário - 1

Brasília – Dando prosseguimento ao trabalho de divulgação dos Sistemas de Abrigos Temporários (SATi) produzido pela IMBEL, foram realizadas, no período de 3 a 5 de julho, uma exposição do material na área interna do Quartel-General do Exército e uma palestra informativa sobre os sistemas, no auditório do Departamento de Ciência e Tecnologia.

A palestra mostrou as etapas de desenvolvimento da mais nova linha de produtos IMBEL, abordou as principais características dos SATi, enfatizou a versatilidade e modularidade de suas versões e elencou as possíveis aplicações civis e militares dos sistemas.

A linha de produtos SATi foi desenvolvida com o objetivo de disponibilizar abrigos temporários de alto desempenho ou econômicos que atendam à crescente demanda dos públicos institucionais e privados, em especial as Forças Armadas, as Polícias Militares, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Organização das Nações Unidas.

Os SATi contemplam, basicamente, três vertentes de emprego: a de Campanha, a Humanitária e a de Defesa Civil. As linhas são integradas por produtos tropicalizados e customizáveis que buscam atender às expectativas dos clientes, no que tange aos requisitos de confiabilidade, conforto, rusticidade, rapidez e flexibilidade de montagem/desmontagem e operação.

Os Abrigos Modulares de Campanha integram a Linha de Produtos de Alto Desempenho do Sistema de Abrigos Temporários IMBEL e são produzidos em módulos de 10, 20 e 30 m². Destinam-se ao atendimento das necessidades táticas das Forças Armadas e de Segurança Pública, servindo como instalações de Comando e Controle e de Postos de Triagem para evacuação de feridos nas operações militares. Dentre outras importantes características, destaca-se sua resistência a ventos de 80 km/h e a rajadas de, até, 100 km/h.

Os Abrigos Humanitários Básicos também integram a Linha de Produtos de Alto Desempenho do Sistema de Abrigos Temporários IMBEL e são produzidos em módulos de dimensões variáveis: 20 e 30 m². Esses equipamentos são indicados para a instalação de unidades de gerenciamento de defesa civil, controle e triagem em áreas não edificadas e para o funcionamento de hospitais e postos de atendimento médicos de emergência.

Já as Barracas Humanitárias para Defesa Civil integram a Linha de Produtos Econômicos do Sistema de Abrigos Temporários IMBEL, sendo indicadas para o atendimento de famílias desabrigadas atingidas por grandes calamidades. Com dimensões de 15 m², podendo ter acrescida uma varanda de 7,5 m², elas podem abrigar núcleos familiares de até 4 pessoas em boas condições de conforto, no que diz respeito à temperatura ambiente, ao controle da umidade e à facilidade de higienização.

O estande, onde foram expostas as diferentes versões dos SATi, foi visitado pelo Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, acompanhado de integrantes do Alto-Comando, de oficiais-generais e de outras autoridades militares e civis.

Abrigo Temporário - 2

FONTE: EB

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
10 anos atrás

Por dentro ele eh branco, por fora, preto. Montado na barreira do inferno, por exemplo, nem com ar condicionado para manter uma temperatura habitavel…

Vader
10 anos atrás

Na boa, isso aí é abrigo pra doente e pra general.

O combatente do EB mesmo fica feliz quando tem um poncho pra dormir.

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

É no bivaque mesmo e esta louco de bom.

Em 1995 chegaram os sacos de dormir, que são muito bons, inclusive. Antes, campo era um poncho e uma manta pulguenta do “sub”.

As barracas para 10 praças são boas, mas são utilizadas so em zonas de acantonamento.

O bivaque tradicional, ainda mais em área onde não há mata, é o “charuto”. O pior é que se for o poncho comum, ele sua dentro, ao passo que o modelo norte-americano de nylon é muito fino e não defende nada da intempérie.

Eu ainda tenho um poncho daqueles comuns zero bala.