Patriota diz que explicação dos EUA sobre espionagem foi insuficiente

11

ABr090713_DSC7886
 

Agência de Segurança Nacional americana é acusada de espionar as comunicações brasileiras

 

ANDRÉ DE SOUZA
JÚNIA GAMA

vinheta-clipping-forte1BRASÍLIA – O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, considerou insuficientes os esclarecimentos enviados pelo governo dos Estados Unidos sobre as denúncias de espionagem das comunicações brasileiras. Segundo o ministro, novas explicações serão solicitadas. Dados sobre ações da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) no Brasil começaram a ser revelados pelo GLOBO no dia 7 de julho.

– Alguns esclarecimentos foram fornecidos. Consideramos insuficientes. Está reunido um grupo técnico aqui no Brasil com representantes dos ministérios da Justiça, Defesa, Itamaraty, GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Ciência e Tecnologia para elaborar uma lista de perguntas e solicitarmos esclarecimentos adicionais – afirmou o ministro.

Segundo Patriota, os países do Mercosul ainda estão se organizando para efetivar uma decisão tomada na sexta-feira passada. Na ocasião, em repúdio às ações de governos europeus que impediram o trânsito do avião presidencial boliviano, o bloco decidiu que fossem convocados para consultas os embaixadores em Espanha, França, Itália e Portugal, para que informem sobre os fatos ocorridos. Havia a suspeita de que, no avião boliviano, estivesse escondido o ex-técnico da CIA Edward Snowden, que revelou um amplo sistema de espionagem do governo dos EUA.

Patriota também comentou as declarações do presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, de recusar a reintegração ao bloco. O país está suspenso desde junho de 2012, quando o Congresso do país aprovou o impeachment do ex-presidente Fernando Lugo, num processo que durou menos de 24 horas e que, segundo os demais países do bloco, transgrediu as regras do jogo democrático. O chanceler lembrou que a presidente Dilma Rousseff propôs que todos os presidentes do Mercosul estejam presentes na posse do presidente paraguaio, sugestão que foi aceita pelos demais países.

– É importante ouvir o que o novo governo tem a dizer, uma vez no pleno exercício do poder. O novo governo está falando como governo eleito, mas não ainda como governo empossado. Isso será a partir do dia 15 de agosto.

As declarações de Patriota foram dadas após encontro com o ministro das Relações Exteriores da Nigéria, Olugbenga Ashiru, em que os dois discutiram o aprofundamento dos negócios entre os dois países. Também ficou acertado que o Brasil vai apoiar a candidatura nigeriana a um assento temporário no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para o biênio 2014-2015.

Sessão com Shannon no Senado poderia ser fechada

Também em Brasília, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) visitou o embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, nesta segunda-feira. Após a reunião, Ferraço, que preside a Comissão de Relações Exteriores, afirmou que o representante americano aguarda autorização de Washington para comparecer à Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Shannon foi convidado a falar na comissão sobre as denúncias de espionagem feitas pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden, e reveladas pelo GLOBO, a respeito de um esquema de espionagem do governo dos EUA que incluiu o Brasil. De acordo com Ferraço, não há previsão de quando o embaixador poderá comparecer.

– O embaixador afirmou que a presença dele no Senado só é possível se Washington permitir. Fui convidá-lo pessoalmente para convencê-lo de que precisamos fazer um diálogo em torno a essas denúncias de espionagem. Ele não está obrigado a vir, mas seria uma oportunidade para ajudar a esclarecer à sociedade brasileira fatos da maior gravidade. Ele disse que também vê isso como uma oportunidade, mas não há expectativa de quando isso ocorrerá – disse Ferraço.

O senador destacou ainda que há possibilidade de uma sessão fechada no Senado, caso o embaixador solicite esta forma de audiência com os senadores. De acordo com Ferraço, por questões estratégicas, há previsão constitucional para isso.
– Se Shannon solicitar uma sessão reservada, isso pode ser feito sem problemas, caso haja informações estratégicas que não possam ser reveladas. Há previsão constitucional para isso – completou Ferraço.

O senador disse ainda que, na conversa com Shannon, o embaixador justificou que desde 11 de setembro de 2001 os Estados Unidos intensificaram as medidas antiterroristas no país. Para Ferraço, há uma tentativa do governo americano de usar o discurso antiterrorista para respaldar a espionagem em outros países.

FONTE: O Globo / FOTO: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
10 anos atrás

Se eu fosse os americanos mandava uma carta dizendo que não vão prestar nenhum esclarecimento adicional pois trata-se de questão de segurança nacional.

E vão fazer o quê?

Eeeespernear!!!

Marcos
Marcos
10 anos atrás

E o “Patriota” vai cobrar o governo bolivariano do índio cocalero?

Vai cobrar do índio cocalero a liberação do Senador que se encontra dentro da Embaixada do Brasil na Bolívia?

Brandenburg
Brandenburg
10 anos atrás

Quase morro de rir da inocência do presidente da CREDN em acreditar que o embaixador americano vai tratar de informações estratégicas de seu país em “sessão reservada” no congresso! No mesmo dia à noite o Jornal Nacional estaria anunciando “nosso repórter conseguiu com exclusividade….”. É muita idiotice junta e fico imaginando as perguntas que serão formuladas pelos “especialistas brasileiros” no assunto. Quem sabe essa comissão não convida o Patriota para explicar a revista do avião da FAB que conduzia o min def no ano passado, em La Paz, caso se confirme que o fato é verídico.É bem capaz de o… Read more »

wsmdal
wsmdal
10 anos atrás
Vader
10 anos atrás

LIXO!

Vá cobrar explicações do índio cocaleiro sobre a revista armada e com cães farejadores que o nanoministro da Defesa Celso Amorim tomou na Bolívia, seu coisa ruim!

Corja asquerosa…

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Lixo e relixo. É um ridículo, fantoche, nem vou dizer aqui pra onde eu mandaria ele se fosse os EUA.

ROTAnaRUA
ROTAnaRUA
10 anos atrás

Ah, conta tudo pra sua mãe, Patriota!

Marcos
Marcos
10 anos atrás

A questão essencial: o quê “espionaram”?

Acaso estivessem atrás de terroristas, deveríamos dizer obrigado!!!

cristiano.gr
cristiano.gr
10 anos atrás

Os americanos, querendo e não se importando com algum contratempo econômico, podem comunicar que não tem que dar satisfação nenhuma e que vai cortar a internet para o Brasil e também todo o uso de satélites e meios de comunicação dos quais eles têm controle, inclusive o GPS. E ao Brasil putência cabe apenas ficar esperneando mesmo. Ficar “babinho”. Enquanto não for dado a devida atenção a pesquisa e desenvolvimento no país é assim.

cristiano.gr
cristiano.gr
10 anos atrás

ROTAnaRUA disse:
16 de julho de 2013 às 10:33

kkkkkk… essa matou a pau.

cristiano.gr
cristiano.gr
10 anos atrás

Mas cá pra nós. O Eduar. S. é um herói. Pôs a vida dele em jogo pela liberdade mundial. Muitos dizem que é plantado, mas não acredito. O que ele fez foi fruto de muita coragem e é importante para abrir a cabeça do bando de idiotas que vive conectado o dia inteiro.

Agora estão no trabalho de desqualificar e descredibilizar todas as informações dele até banalisarem o tema e ficar por nada, tudo ficando sem relevância e as pessoas se achando espertas com suas cabecinhas bitoladinhas e manipuladas.