Vrvinheta-destaque-forteO livro Motorização no Exército Brasileiro 1906 – 1941 estará disponível a partir do dia 24 de julho de 2013, numa iniciativa do pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos, coordenador do UFJF/Defesa – (www.ecsbdefesa.com.br)

Será a primeira obra a retratar a evolução da Motorização dentro do Exército Brasileiro, cobrindo o período de 1906 a 1941, inclusive mostrando diversas operações no país onde houve sua consolidação e seu emprego em diversos momentos conturbados da vida nacional.

Com 126 páginas, mais de 150 fotos e desenhos, algumas a cores, o livro resgata toda esta evolução, mostrando as dificuldades de assimilação e a estrutura montada para sua implantação dentro do Exército, numa profunda transição, quando gradativamente vai deixando de ser um exército hipomóvel e se modernizando como nos principais exércitos no mundo antes e depois da Primeira Guerra Mundial (1914 -1918).

Resgatando uma parte da História Militar Brasileira

Este livro mostra alguns momentos decisivos para a implantação e depois a produção de diversos modelos de veículos no país, bem como as ações pioneiras empreendidas durante as décadas de 1900 até 1941, quando gradativamente vamos deixando de lado o modelo francês e começamos a migrar para o modelo americano, isto já em plena Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Também é analisado pelo autor, os principais momentos vividos no país e a importância que a motorização os afetou, culminando com a implantação de uma indústria de veículos dos mais variados tipos e para diversas missões, fruto de produção local e de aquisições no exterior, onde em muitos casos tratavam-se de veículos extremamente modernos para o momento.

O livro também mostra importantes utilizações destes veículos nos mais variados recantos do país, onde foi necessária muita criatividade e capacidade de adaptação para esta novidade chamada motorização, muitas das vezes incompreendida pelos defensores da tração animal que não acreditavam que o motor fosse capaz de substituir o cavalo.

Três Décadas de Pesquisas

Bacharel em Direito e pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora, Expedito Carlos Stephani Bastos é um dos maiores especialistas brasileiros na área de temas militares, principalmente sobre a sua evolução tecnológica. Desde a década de 1980, ministra palestras em unidades operacionais, escolas e institutos militares, além de publicar inúmeros artigos (inclusive no exterior) sobre a evolução dos blindados no país e outros temas relevantes para o resgate da memória tecnológica militar nacional.

A partir do seu vasto acervo pessoal, além das experiências e informações adquiridas no contato com integrantes de corporações militares, empresários, técnicos e engenheiros da indústria de material de defesa, Expedito Bastos lançou em 2003 o portal UFJF/Defesa – www.ecsbdefesa.com.br. Sob sua coordenação até hoje, o portal foi responsável pela divulgação de mais de 2.000 artigos, registra uma média mensal de 60 mil usuários e já foi acessada por visitantes de 142 países.

Na Universidade Federal de Juiz de Fora, o autor também foi um dos fundadores do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa”. Criado há sete anos e coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Vélez Rodriguez, conta com 15 pesquisadores agrupados em cinco linhas de pesquisas: estratégias urbanas e cidadania, história do pensamento estratégico, problemas estratégicos contemporâneos, gestão do conhecimento e tecnologia militar.

Motorização no Exército Brasileiro 1906 – 1941 é a terceira publicação com o selo do UFJF/Defesa. Em 2011, foi lançado o seu primeiro título, BLINDADOS NO HAITI – MINUSTAH – UMA EXPERIÊNCIA REAL. Este é o quinto título lançado pelo autor, os outros quatro, foram Blindados no Brasil – Um longo e Árduo Aprendizado, Volume 1, e Renault FT-17 – O primeiro Carro de Combate no Exército Brasileiro, que inaugurou a coleção Blindados no Brasil, Volume 1, ambos em parceria com Taller Editora, de Bauru, a seguir vieram Blindados no Haiti – MINUSTAH – Uma experiência real; Blindados no Brasil, volume 2, estes com o selo do UFJF/Defesa.

A nova publicação, em formato 16x22cm, contará com capa colorida e centenas de fotos, algumas em cores. Seu preço de pré-lançamento é de R$48,00, para os livros adquiridos diretamente pelo portal UFJF/Defesa, mais os custos de correios (PAC ou SEDEX).

Para efetuar a compra, basta enviar um e-mail para defesa@ecsbdefesa.com.br ou defesa@ufjf.edu.br

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments