Venezuela afirma que América Latina deve optar entre ‘socialismo ou barbárie’

12

Eduardo Davis

vinheta-clipping-forte1O Foro de São Paulo prestou homenagem neste sábado ao líder bolivariano Hugo Chávez, durante uma jornada na qual a Venezuela pediu à esquerda latino-americana que opte entre “o socialismo” ou a “barbárie”, pois as “terceiras vias não existem”.

O segundo dia do XIX período de sessões do foro, fundado em 1990 e no qual participa uma centena de partidos de esquerda da América Latina se dedicaram a debater a obra e o pensamento de Hugo Chávez, morto em 5 de março vítima de um câncer na região pélvica.

A delegação venezuelana no ato foi liderada por Adán Chávez, irmão do falecido presidente e governador do estado de Barinas, no qual ambos nasceram.

No discurso mais crítico com a própria esquerda que se ouviu até agora nos debates realizados em São Paulo, o irmão de Chávez expressou seu “respeito” porque no próprio foro e dentro da esquerda defender linhas políticas moderadas.

Mas, no entanto, o irmão do ex-líder venezuelano afirmou que “no mundo se mantêm dois sistemas que são antagônicos: o capitalismo e o socialismo. Um encarna a destruição. O outro, a construção”, sustentou.

Subindo o tom, embora sem chegar aos níveis de fervor que alcançava seu falecido irmão, Chávez disse que “há que siga falando das terceiras vias, mas isso não existe. É socialismo ou é barbárie”, sentenciou no meio da ovação que o brindou a grande maioria dos 600 delegados presentes no ato.

Chávez lembrou que seu irmão, em uma anterior reunião do Foro de São Paulo, exigiu aos partidos da esquerda latino-americana que estabelecessem pontos mínimos de acordos e um “plano estratégico” para avançar rumo ao socialismo, mas lamentou que isso ainda não foi concretizado.

“Nos falta planejamento. Nos falta estratégia. Como Chávez então, digo agora: onde está o plano?”, interrogou o dirigente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

Adán Chávez afirmou que, assim como seu irmão decidiu antes de morrer, “o povo venezuelano fez Nicolás Maduro presidente”, que está agora “na vanguarda da luta revolucionária” e “decidido a dar continuidade à revolução bolivariana” e a mantê-la “ao serviço da Venezuela” e da “unidade latino-americana”.No entanto, Chávez insistiu que falta “um plano” para que o “anel de unidade” de Hugo Chávez concretize-se. Como primeiro passo, propôs que sejam programadas “ações concretas” para “vincular efetivamente” os diversos mecanismos de integração que existem na região.

“Chávez nos deixou uma mala carregada de sonhos e projetos, mas é preciso seguir enchendo-a, pois aí cabem todos os sonhos de toda a nossa América”, afirmou.
Sobre a “obra interminada” de Hugo Chávez, o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência brasileira, Marco Aurélio Garcia, sustentou que os partidos da esquerda latino-americana devem levá-la adiante e “fazê-la realidade”.

Em relação às “tarefas pendentes”, o assessor da presidente Dilma Rousseff citou a “transformação produtiva” da Venezuela e a concretização do “sonho (latino-americano) de verdadeira independência”.

Enquanto o debate era realizado, um grupo de cerca de 15 pessoas se posicionou em frente ao hotel onde reúne-se o Foro de São Paulo para protestar contra a reunião e, em particular, contra o Partido dos Trabalhadores (PT), no Governo no Brasil.
“Fora PT”, “Fora Foro”, “Porcos comunistas”, diziam alguns dos cartazes mostrados pelos manifestantes, que ficaram cerca de uma hora na frente do hotel e se dispersaram sem incidentes.

O Foro de São Paulo terminará amanhã, com um ato no qual discursará o presidente da Bolívia, Evo Morales, convidado especialmente pelo fato da próxima edição ser realizada em 2014 na cidade boliviana de Cochabamba.

FONTE: UOL

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis
Luis
10 anos atrás

Cadê o CCC quando se precisa dele? Essa raça de comunas é o câncer da humanidade!

Soldat
Soldat
10 anos atrás

“Cadê o CCC quando se precisa dele? Essa raça de comunas é o câncer da humanidade!”.[2]

Apoiado….CCC de volta já.

CorsarioDF
CorsarioDF
10 anos atrás

Quanta asneira em um pequeno discurso!!!

E ainda tem gente que aplaude um lunático desses…

Oganza
Oganza
10 anos atrás

ÉÉÉÉ, já temos camisetas do “Chê”, vamos ter as do Chaves agora… na boa ou o Brasil quebra de vez com as ações dessa hoste ou alguém entra em guerra conosco, temos que sentir na pele as consequências dos mandos e desmandos dessa corja, vamos ter que apanhar de verdade, e tem que ser do Oiapoque ao Chuí ou não vai funcionar, vamos ter que lutar, apanhar e sangrar de verdade alias, como nunca se fez ou sofreu nesse “Paif”.

joao.filho
joao.filho
10 anos atrás

Esse negocio de socialismo e palhacada, ao menos que seja ao estilo social democrat, como na Alemanha. O que pra funcionar requeriria uma populacao com um nivel cultural ao par deles… Entao esquece. Quanto a barbarie, essa ja existe a muito tempo, como sabemos. Faz umas duas semanas por exemplo recebi muita encarnacao aqui no trabalho, quando fez manchete mundial o caso da torcida que matou e decapitou um referee num jogo de futebol, la no Brasil.

Vader
10 anos atrás

Vermes.

Wagner
Wagner
10 anos atrás

João, a Alemanha tem exatamente uma espécie de terceira via : é uma mistura de socialismo e capitalismo.

Na verdade a Europa possui um sistema bem equilibrado socialmente, apesar da crise econômica. Eu creio que o melhor sistema é o deles : vc tem uma sociedade competitiva, mas não deixa as pessoas apenas a mercê do mercado.

O sistema europeu, eu creio ser o melhor de todos.

Acho que o ódio, seja da parte da esquerda chavista, seja da parte dos Direitistas que se fazem presentes neste blog, devia ser evitado.

Essas neuras, no fundo, não levam a nada…

Vader
10 anos atrás

Wagner disse:
5 de agosto de 2013 às 15:08

Caro Wagner, os países europeus em geral seguem e buscam o Wellfare State, mas são total, radical e completamente capitalistas. E a Alemanha é ainda mais do que o restante dos países da região.

O sistema europeu não tem nada de socialismo, no sentido teórico do termo. É uma social-democracia capitalista com amplos direitos sustentados pelo Estado. Nada de coletivização e controle estatal de meios de produção, como no citado socialismo/comunismo.

MAD DOG
MAD DOG
10 anos atrás

É verdade, o “chavismo”, lá deve ser ótimo, as pessoas não precisam mais nem de papel higiênico!!!…rsrsr A Europa ficou no meio termo e QUEBROU!!! … Na Irlanda, Espanha, Grécia e tantos mais, são tantas bolsas que a corda estourou, o modelo assistencialista do socialismo europeu, criou muitos ociosos mamando nessas bolsas até que o dinheiro acabou. Já à Alemanha, adota sistema diferente e sim é Capitalista. Essa coisa de meio termo “socialismo”, que não é Capitalismo nem comunismo, não dá certo, e o Mundo e a História nos mostra isto!!! Ou se é Capitalista ou se é um regime… Read more »

edurval
edurval
10 anos atrás

Vader disse:
5 de agosto de 2013 às 16:03

Vader,

Mais é exatamente esse o caminho, um capitalismo que de valor ao merito do trabalho, mais que não permita que pessoas morram de fome ou doença simplesmente pelo lucro.

O sistema Europeu é um sistema mais justo acredito eu devido ao martirio da WW2.

Vader
10 anos atrás

edurval disse: 5 de agosto de 2013 às 19:00 O “sistema europeu” é muito bonito caro Edurval. Lindiu! 🙂 Queria no Brasil há uns 20 anos atrás. Maaaaaaas, como não existe almoço grátis, alguém tem que pagar a conta das benesses. Bem, até pouco tempo atrás os europeus se davam bem porque o mundo todo comprava os produtos deles. Eles rolavam suas dívidas e distribuíam as benesses pro povo. E ai de quem se recusasse a comprar deles: mandavam os “Rafales” da vida e que se dane (vide Líbia). Agora a porteira secou, outros países também querem sua fatia do… Read more »

Mauricio R.
Mauricio R.
10 anos atrás

Tinha que ser Foro de SP!!!
Não pode ser Foro de RJ, não???
Uma vez que qualquer evento de peso e projeção, só pode se ocorrer no Rio.
Ou então Foro de Porto Alegre, eles já tem aquela reunião anti Davos, poderiam ficar c/ mais este estrovenga lulo-petista e bolivariana.
Mas tirem essa joça, aqui de SP!!!