Gabriela Walker

vinheta-clipping-forte1O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, enviou um pedido formal de explicações ao governo britânico, exigindo a devolução dos bens confiscados de David Miranda, detido por quase nove horas no aeroporto de Heathrow, em Londres, no domingo passado. Advogados do brasileiro anunciaram ontem que recorreram à Justiça para garantir que o conteúdo dos equipamentos não seja usado, copiado ou repassado. Uma audição foi marcada para hoje, de acordo com o jornal The Guardian, que financiou a viagem de Miranda à Europa, como ajudante do jornalista Glen Greenwald, de quem é namorado.

Questionado sobre a possibilidade de adotar medidas de retaliação contra a Grã-Bretanha, Patriota se limitou a dizer que o Brasil espera “que esse seja um fato isolado que não voltará a acontecer”. A postura do governo britânico foi questionada ontem pelo Conselho da Europa e pelo comissário alemão para direitos humanos, Markus Löning. Ele afirmou, em entrevista ao jornal Berliner Zeitung, que os britânicos “ultrapassaram uma linha amarela”. “Considero inaceitável a forma como as autoridades retiveram David Miranda no aeroporto”, disse.

Considero inaceitável a forma como as autoridades retiveram David Miranda no aeroporto”

Markus Löning,
comissário alemão para direitos humanos

 
Em resposta à pressão do governo, o editor-chefe do Guardian, Alan Rusbridger, afirmou ter sido coagido por representantes do alto escalão a destruir hard drives que continham informações secretas, vazadas pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden. Ontem, diversas publicações do Reino Unido identificaram Jeremy Heywood, um dos principais assessores do primeiro-ministro, David Cameron, como o responsável pela intimidação feita ao periódico. “Eles disseram que temiam que governos estrangeiros, particularmente a Rússia e a China, pudessem hackear a rede do Guardian”, explicou Rusbridger.

Em carta enviada à ministra do Interior, Theresa May, o secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjorn Jagland, comentou a denúncia, mostrando preocupação com possíveis abusos. “Isso pode ter um efeito nefasto sobre a liberdade de expressão”, disse Jagland, por meio de um porta-voz.

FONTE:  Correio Braziliense

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
10 anos atrás

Lixo!
O cara está transportando material ROUBADO!!!

Antonio M
Antonio M
10 anos atrás

E quanto aos oficiais bolivianos que inspecionaram o avião da FAB tudo bem ?!?!!?

Oganza
Oganza
10 anos atrás

A Mula: é o que David Miranda foi nesse episódio. Glen Greenwald, que já está no “jogo” de matérias polêmicas há algum tempo, utilizou David como mula. Greenwald sabia que chamaria a atenção se fosse ele a levar os tais documentos a seus colegas jornalistas na Alemanha, então: “querido, quebra essa pra gente?”. E foi o que aconteceu. O azar de David foi ter de fazer uma conexão em Londres, território do principal aliado do americano na Europa. E Marcos, independente de ser ROUBADO ou NÃO (e isso depende muito do ponto de vista), eu gostaria imensamente que a NOSSA… Read more »

Vader
10 anos atrás

Já afinou já. Esse Patriota é uma marionete.

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

É o rato rugindo. Dois pesos e duas medidas conforme a ofensa venha ou não de um pais alinhado com a esquerdopatia. Incoerência bem caracteristica do governo lixo do PT, que coloca interesses partidários acima de tudo.