Dilma cogita cancelar viagem aos EUA após denúncia de espionagem

20

VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA
ANDRÉIA SADI
DO PAINEL, EM BRASÍLIA

vinheta-clipping-forte1Indignada, Dilma Rousseff cogita a possibilidade de cancelar a viagem oficial aos Estados Unidos programada para outubro caso o presidente Barack Obama não dê “respostas satisfatórias” sobre as ações de espionagem da NSA (Agência de Segurança Nacional) que teriam atingido a presidente brasileira.

Dilma está não só “indignada”, mas também “muito irritada”, segundo assessores da área diplomática, porque sente-se “enganada” pelo governo norte-americano.

Afinal, quando surgiram as primeiras notícias sobre espionagem da agência americana no Brasil, os Estados Unidos garantiram que a atuação da NSA estava circunscrita a operações de “metadados”, com cruzamentos de informações que seriam inclusive de interesse do governo brasileiro.

Ainda não há uma decisão final sobre a possibilidade de cancelamento da viagem de Estado, e o Palácio do Planalto espera que o presidente Obama explique de forma cabal e tome as medidas necessárias para contornar o “grande mal-estar” que foi gerado pela informação de que a presidente Dilma foi alvo direto da espionagem feita pela NSA, conforme reportagem do programa “Fantástico”.

Oficialmente, o Palácio do Planalto informa que “esta possibilidade [cancelamento da viagem] não está na mesa” e não está em análise.

A Folha obteve a informação com três assessores do governo. Segundo eles, sem uma resposta de Obama, Dilma não teria como viajar aos Estados Unidos e ficar “tirando foto” ao lado do americano.

De acordo com eles, seria o mesmo que o Brasil dizer, mundialmente, que não se importa em ser espionado.

No governo brasileiro, a informação de que Dilma foi alvo da espionagem é considerado o “episódio mais grave” desde o início do vazamento de documentos secretos envolvendo a ação da NSA.

O Palácio do Planalto espera não ser obrigado a cancelar a viagem, prevista para o dia 23 de outubro, pois isso representaria uma crise diplomática. A expectativa é que a pressão brasileira sobre Obama dê resultado e o caso seja superado.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto
Augusto
10 anos atrás

A atitude do governo brasileiro é uma reafirmação de sua incompetência porque se traduz em assunção de que é tão despreparado que não sabia que isso acontece no mundo e que o governo não tem qualquer órgão de contra-inteligência decente.

Espionagem estadunidense, francesa, israelense, alemã… eu me pergunto como o governo brasileiro pode ficar chocado com algo que até meu sobrinho de 12 anos já sabe que existe há anos a fio.

Como podem estes mandatários brasileiros agirem com tamanho amadorismo e despreparo?!

Guilherme Poggio
Editor
10 anos atrás

Qual é o problema dela tirar foto ao lado do Obama?

O Evo também faz a Dilma de boba e ela tira foto ao lado dele.

Oganza
Oganza
10 anos atrás

Augusto disse:
2 de setembro de 2013 às 17:26

“amadorismo” – disseste tudo.

hamadjr
hamadjr
10 anos atrás

Poggio cada um tira foto com quem acha conveniente, a questão não é se vai la para tirar foto ou não, a questão que fica em que condição quer ir nos EUA, como nação soberana ou eufemisticamente falando adesista ou forma amadora, enfim, se existir alguém no governo que tenha um pouco de miolo, pode ser metade, veria neste cenário uma boa oportunidade para negociar por cima e não de cócoras como tem sido desde do tempo do birro;

Oganza
Oganza
10 anos atrás

hamadjr disse:
2 de setembro de 2013 às 18:36

Metade com miolo. – Você foi muuuuito generoso.

Ver neste cenário como uma boa oportunidade para negociar? – Isso é coisa para país sério meu caro, coisa que esses PÚSTULAS não conseguém nem imaginar.

Agora, se eles forem lá, será com os dedinhos juntos dizendo: Xi voxes não pedirem dixculpaxas e não nos enxinárem exxas coixjas ai de Ixpionagem, pode parte aqui, e Belém, Belém, nunca maixs tô de bem.

Sds.

felipe augusto batista
felipe augusto batista
10 anos atrás

Oganza, novamente eu te pergunto, na sua opinião, o que o GF deve fazer neste caso? Cancelar ou não a visita? E caso a resposta seja não cancelar, como a Dilma deve agir lá com o Obama? Chegar falando grosso seria uma piada, e chegar de cabeça baixa também seria humilhação, como saímos desta? Eu não estou sendo irônico nem nada, eu realmente estou curioso, deixamos a porta aberta, alguém entrou e agora foi “dedurado”, o que falamos para esta pessoa?

Sniper
Sniper
10 anos atrás

Nossa! Mamae petralha ameaça cancelar a viagem!? ja consigo imaginar a maior mobilizacao e comocao nacional nos eua desde dezembro de 1942. A populacao ja deve ter tomado às ruas! Uma insurreiçao capaz de derrubar o atual governo e reescrever a história americana do zero! Esqueçam a Síria! O foco das atençoes agora eh puthêfia!

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Felipe, me desculpe me meter em relação a sua pergunta, mas o governo brasileiro deve fazer o que sempre faz: fingir que não aconteceu nada. Não foi assim no caso da Bolívia? Basta ver o padrão permanente deste governo para se concluir que é puro jogo de cena para parecer pra população cativa do bolsa e que acredita em gente como lula como um goveno que “defende os interesse da nação”. Que piada, são ridículos. Não temos de fazer nada, aliás, se tivessem um pouco de inteligência ( e eles não tem pois, são na verdade comandados por semi-idiota, o… Read more »

Vader
10 anos atrás

A Alemanha foi (supostamente – sempre segundo Snowden e seu esbirro no Brasil) “espionada”. O México foi “espionado”. Um montão de outros países, inclusive alguns aliados de primeira linha dos EUA foram “espionados”.

No entanto quem é o grandão-bobão que faz o maior alarde do mundo disso? Quem é o grandão-bobão que admite perante O MUNDO que é ABSOLUTAMENTE INCAPAZ de manter as comunicações de sua presidente da república, principal magistrada da nação, incólumes?

Esse governo PeTralha é amador demais até para ser vítima… 😉

Vader
10 anos atrás

Colombelli disse:
2 de setembro de 2013 às 21:32

Perfeito Colombelli.

Oganza
Oganza
10 anos atrás

Cancelar a visita? Nunca, até pq o Império do Mal não está nem ai para os chiliques da nossa Chiquinha por simples 4 motivos. 1 – A NSA NÃO vai cancelar suas operações por uma simples razão: O Brasil não tem como saber (só soube pq foi “DEDURADO” como vc bem lembrou) se está nesse exato momento sendo ou não “escutado” e se soubesse não possui os meios físicos nem humanos para fazer alguma coisa e não os terá pelos próximos 10 anos no mínimo. 2 – Esse programa é estratégico para eles, ainda mais depois que se “percebeu” que… Read more »

Marcos
Marcos
10 anos atrás

É só lembar como os EUA e Rússia resolveram a Crise do Mísseis Cubanos: entre Presidentes e suas equipes e NEGOCIANDO.

Mas ainda acho que a coisa vai ficar na base da Tese da Chiquinha. Esperar o quê? Chapolin (que já foi); Professor Girafales (Venezuela); A Bruxa do 51 (Argentina); Seu Madruga (Uruguai); Kiko (Equador). Esqueci alguém?

Oganza
Oganza
10 anos atrás

Marcos disse:
2 de setembro de 2013 às 22:41

faltou o Nhonho… rsrsrsrs

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Num país onde pelo menos 30% da receita pública é surrupiada é claro que ser espionado é um problema sério que merece toda a indignação de nossa presidente.

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
10 anos atrás

Quem sabe a CIA não incita um golpe de estado aqui? São bons nisso e, como dizem, antes tarde do que nunca!

erabreu
erabreu
10 anos atrás

Desculpem a discordância, senhores, mas de amador o governo PeTralha nao tem nada. Após a cortina de fumaça contra os médicos, elevados à categoria de bode-expiatório da incompetência dos governos LULLADRAO E DILMA CAPACETE DE LAQUE, e o quase esgotamento da estratégia do programa MAIS GUERRILHEIROS, que começa a sofrer ações de inconstitucionalidade dada a forma mau intencionada como foi gestão e gerido, veio bem a calhar a “matéria” do Fantástico sobre a espionagem do grande satã do norte. OLHEM O INIMIGO EXTERNO AÍ! Todo governo vermelhuxo que se preza tem que ter um inimigo externo, para a militância poder… Read more »

mbalbi69
mbalbi69
10 anos atrás

Seria ótimo o cancelamento! Já que a viagem não vai resolver nada mesmo, economizaria recursos da nação!

Requena
Requena
10 anos atrás

Numa boa? Isso ai não vai dar em nada.

Soldat
Soldat
10 anos atrás

“Quem sabe a CIA não incita um golpe de estado aqui? São bons nisso e, como dizem, antes tarde do que nunca!”.

Apoiado…….

Adler Medrado
10 anos atrás

É bem possível que a Super Nanny do Bebê de Rosemary (Dilma) chegue nos EUA falando pro Obama que até topa ser espionada, mas desde que tenha transferência de tecnologia.

E os caras da ABIN se acham “os caras”. Queria ver a cara deles agora que foi comprovado que são plenamente incompetentes e “posers”.