Figueiredo (Itamaraty) e Amorim (Defesa), entre outros, estão no Planalto. Fantástico mostrou que Dilma foi alvo de ação de espionagem dos EUA.

 

vinheta-clipping-forte1A presidente Dilma Rousseff convocou para a manhã desta segunda-feira (1) uma reunião de emergência. O encontro com ministros, segundo o G1 apurou, trata da denúncia, feita no Fantástico deste domingo (2), de que a presidente Dilma Rousseff foi alvo de espionagem do governo dos EUA.

A reunião, no Palácio do Planalto, começou por volta das 10h e teve participação dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Luiz Alberto Figueiredo (Itamaraty), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Helena Chagas (Comunicação Social), Paulo Bernardo (Comunicações), Celso Amorim (Defesa) e José Elito (Gabinete de Segurança Institucional).

Mais cedo, Figueiredo, se reuniu com o embaixador norte-americano no Brasil, Thomas Shannon. A reunião, no Palácio do Itamaraty, foi marcada para tratar sobre a denúncia. Após a reunião, o embaixador Thomas Shannon saiu sem falar com a imprensa. O Itamaraty e a embaixada americana ainda não comentam o que foi dito pelo ministro e pelo embaixador no encontro.

Na noite de domingo, após a reportagem ter revelado que a presidente Dilma era alvo das ações de espionagem, o governo já havia manifestado que iria pedir explicações para Thomas Shannon.

Denúncia

Documentos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresentação interna da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, obtidos com exclusividade pelo Fantástico, mostram a presidente Dilma Rousseff, e o que seriam seus principais assessores, como alvo direto de espionagem da NSA. Um código indica isso.
O jornalista Glenn Greenwald, coautor da reportagem, foi quem recebeu os papéis das mãos de Edward Snowden – o ex-analista da NSA que deixou os EUA com documentos da agência com a intenção de divulgar o sistema de espionagem americano no mundo.

Glenn afirmou que recebeu o documento na primeira semana de junho, quando esteve com Snowden em Hong Kong. “Ele me deu esses documentos com todos os outros documentos no pacote original.”

O pacote tinha milhares de documento secretos. Glenn analisou esses papéis com Snowden durante uma semana em Hong Kong. Pouco depois, Snowden fugiu para a Rússia, onde passou 38 dias na área de trânsito do aeroporto de Moscou, até ter seu pedido de asilo aceito no país.

Durante a produção, a reportagem conversou com Snowden por um programa de bate-papo protegido contra espionagem. Escondido em algum ponto do território russo, ele disse que por exigência do governo local não pode comentar o conteúdo dos papéis, mas disse que acompanha a repercussão que os documentos estão tendo pelo mundo, inclusive no Brasil.

Fantástico: como é que a gente pode avaliar o documento e saber se foram operações que foram consumadas, e não apenas projetos?

“Ficou muito claro, com esses documentos, que a espionagem já foi feita, porque eles não estão discutindo isso só como alguma coisa que eles estão planejando. Eles estão festejando o sucesso da espionagem”, afirmou Glenn.
Os documentos mostram que foi feita espionagem de comunicações da presidente Dilma com seus principais assessores. Também é espionada a comunicação dos assessores entre eles e com terceiros.
A apresentação secreta se chama “filtragem inteligente de dados: estudo de caso México e Brasil.” Segundo a apresentação, o programa possibilita encontrar, sempre que quiser, uma “agulha no palheiro.”

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diegolatm
Diegolatm
10 anos atrás

Isso com certeza, vai ser uma bomba entre as relações BR x EUA, vocês ainda acham que em Outubro vai sair F-18?Estava até animado, mas depois desse ”zunzumzun” da impressa sobre espionagem… Nem viagem de Dilma para EUA vai haver pelo jeito.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Pergunta relevante:

Que motivos levaram os EUA a espionarem Dilma?

O quê eles sabe, que nós não sabemos?

Marcos
Marcos
10 anos atrás

correção:

O quê eles sabem, que nós não sabemos?

Rogério
Rogério
10 anos atrás

Marcos disse:
2 de setembro de 2013 às 13:43

Ehh Caro Marcos, nosso futuro é duvidoso…..

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Outra pergunta:

Os caras na usam criptografia????

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Quero lembrar que naquele episódio xexelento envolvendo Daniel Dantas e interesses do Governo Federal, uma guerra suja e envolvendo todo tipo de baixaria, arquivos criptografados de DD não conseguiram ser quebrados, nem por parte da Polícia Federal, nem pelo F.B.I.

Vader
10 anos atrás

Historinha mal contada isso aí…

Rogério
Rogério
10 anos atrás

A Grande Mãe, rssrs, até ganharia pontos comigo se cancelasse a viagem, mostraria um pouco de dignidade. Duvido que isso aconteça….

Oganza
Oganza
10 anos atrás

Tem uma parte da reportagem do Fantástico que mostra um questionamento contido na APRESENTAÇÃO/RELATÓRIO: “… as ações do Brasil são de um amigo, inimigo ou um problema?” Mas o que mais me deixa irado não é ter sido espionado pelos EU nem a INCOMPETÊNCIA e PREVARICAÇÃO com os temas e projetos realmente estratégicos de defesa, principalmente desse e dos outros governos. O que me deixa P… da vida é essa imprensa de M… (Globo) não ter colocado o outro lado da moeda na mesa e expor a incompetência do GF em simplesmente não ter como proteger as comunicações brasileiras, de… Read more »

erabreu
erabreu
10 anos atrás

A ABIN serve pra que?
Precisou “sair” no Fantástico para D. Dilma Capacete de Laque tomar uma providencia ENERGICA????
Os inimigos do governo eram os MEDICOS (JUDEUS DO PT). Agora o INIMIGO EXTERNO.
O SCRIPT BOLIVARIANO SEGUIDO À RISCA!

felipe augusto batista
felipe augusto batista
10 anos atrás

Ok, agora, por mais que os colegas descordem da ações do GF e achem que ele é incomPTente, o que aliás eu concordo, por mais que não gostem de quem está no poder e digam que o GF faz oposição aos USA e se rebaixa pros bolivarianos além é claro de obviamente não ter feito a lição de casa e protegido suas comunicações, eu peço que façamos um pequeno exercício de imaginação, esqueçam quem nos governa e seus problemas, agora pensem que as comunicações do Chefe de Estado do Brasil foram espionadas por outra nação, é justo que o GF… Read more »

Vader
10 anos atrás

felipe augusto batista disse:
2 de setembro de 2013 às 14:45

Investir em pesquisa e desenvolvimento de medidas de contra-espionagem e, mais além, de espionagem mesmo. Como fazem China, Rússia, Índia, Zamunda, Cudumundistão, etc.

Quem quer um país de verdade não fica dando chiliques pras câmeras. Vai, mete a mão na massa e faz.

Mas esse é o jeito bolivariano: jogar pra torcida.

Pra mim isso aí é tudo de conhecimento antigo do gf. Estão só usando o “escândalo” (que não é escândalo coisa nenhuma, por sinal) pra obter alguma vantagem do Tio Sam.

Sds.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

felipe augusto batista

A resposta que o GF bolivariano deveria dar ao EUA é a mesma que deu à Bolivia quando esses invadiram e tomaram as refinarias da BR.

Jackal975
Jackal975
10 anos atrás

Gostaria de saber a opinião da ABIN a respeito desse assunto. Trata-se do órgão mais misterioso da República. Mas duvido que teremos alguma informação. Vamos ter de ficar apenas com o que sair na imprensa.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Repito o que disse:

Não é porque são os americanos que temos de ceder. Temos de ser enérgicos como fomos com os bolivianos quando esses invadiram as refinarias da Petrobras. Só!!

Augusto
Augusto
10 anos atrás

Jackal975 disse:
2 de setembro de 2013 às 15:13

Opinião da ABIN?

Amigo, a ABIN neste momento deve estar muito ocupada decidindo se na próxima compra escolherá entre Café 3 Corações ou Café Pilão para os longos intervalos de serviço na frente do computador e, durante o serviço, deve estar vigiando as redes sociais atrás de alguma informação do partido da oposição.

Portanto, a ABIN não tem tempo a perder com assuntos bobos como espionagem industrial ou política estadunidense, inglesa ou francesa.

Jackal975
Jackal975
10 anos atrás

Augusto disse:
2 de setembro de 2013 às 15:33
hahahaha muito boa a sua resposta. Acho que é por aí.

Vader
10 anos atrás

Marcos disse:
2 de setembro de 2013 às 15:25

Kkkkkkkkkkkkkkk…

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
10 anos atrás

Para o bem do Brasil, esse governo e seus aliados têm que cair!

felipe augusto batista
felipe augusto batista
10 anos atrás

O GF não tem pulso firme e se rebaixa aos “cumpanheiros” bolivarianos (vide caso das refinarias e avião do ministro e tudo mais) e obviamente não investiu na tecnologia necessária para se proteger, eu não discordo dos amigos nestes casos, o que eu estou dizendo é que o GF estava errado antes quando se rebaixou para os cumpanheiros mas também estará errado agora se não fizer nada, eu não duvido que a NSA tem tecnologia para espionar quase qualquer país do mundo incluindo aqueles que fazem o dever de casa, então eu pergunto se vazasse na mídia que a NSA… Read more »

Augusto
Augusto
10 anos atrás

Depois de 4 horas de reunião a presidentA, em rede nacional, se manifesta com expressão grave e voz contundente: “Povo brasileiro, o que causa mais revolta nesta sua presidentA é confirmarmos que somos tão incompetentes que até o governo dos EUA sabe mais do que nós mesmos o que acontece no Congresso Nacional e no próprio governo. Igualmente, descobrimos que a ABIN está gastando muito tempo em salas de bate-papo do UOL e do Terra e tomando cafezinho desembolado e por isso não teve tempo de acompanhar o inimigo externo, que é ágil. Assim, vamos criar mais uma estatal, a… Read more »

costamarques
costamarques
10 anos atrás

Olha vou dar a minha opinião a respeito desses fatos: A reportagem foi um tanto inusitada, ela trata a espionagem mas não fala sobre os meios para obtê-la, trabalho com informatica a 16 anos, desenvolvendo soluções para internet, dou consultoria em redes linux, windows de pequeno médio e grande porte com sistemas Cisco, BSD, AIX etc, deixando o curriculum de lado vamos aos fatos! 1 Quais meios foram utilizados para o grampo telefônico? sendo a embaixada um edifício em solo brasileiro com meios de comunicação fornecido por empresas com sede no brasil! 2 É interessante em notar que os dados… Read more »

Oganza
Oganza
10 anos atrás

costamarques disse: 2 de setembro de 2013 às 16:22 Nos itens: 1 – Utilizaram o programa Prisman que contem vários outros Softwares funcionando com grampos físicos nos servidores DNS e das grandes empresas da WEB (Google, Facebook, Micrsoft… etc) e de telecomunicações. Como 75% de suas matrizes estão em solo americano, elas são obrigadas por lei a “baixar” a cabeça para as “solicitações” de instituições de segurança americanas. 2 – parcialmente respondido no item 1, mas a ABIN e a PF nada podem fazer quando eu tenho antenas na minha embaixada (USA) coletando e filtrando sinais rebatidos na ionosfera. E… Read more »

costamarques
costamarques
10 anos atrás

Oganza Existem meios de bloquear ou até mesmo interceptar dados vindo das antenas instaladas nas embaixadas, falar que isso não é possível é um tanto desconhecer o assunto, fazemos isso nas penitenciarias a anos! Continuo afirmando que podemos não fazer frente ao que eles criaram com bilhões de dólares, acredito que podemos sim montar uma equipe boa para proteger dados em nosso governo, não precisamos ter um hardware especifico para isso tendo em vista que a clusterização é uma solução frente aos super computadores, não estou falando que podemos montar rápido um sistema semelhante ao deles, mas podemos nos defender… Read more »

Oganza
Oganza
10 anos atrás

felipe augusto batista disse:
2 de setembro de 2013 às 16:12

Mas a Alemanha e França, tb foram e estão sendo espionadas nesse exato momento e eles sabem disso, só que quando a coisa desgringola, ninguém fica jogando pra torcida e dando experneios cheliquentos. São nações que sabem como o jogo funciona e o jogam a muuuuito tempo, esse tipo de coisa é resolvido ao pé do ouvido, com questões estratégicas sendo colocadas na mesa, pq ai ambos tem a perder e tudo é resolvido, só não sabemos e nunca saberemos como.

Sds.

Oganza
Oganza
10 anos atrás

costamarques disse: 2 de setembro de 2013 às 17:22 O grande problema ai meu caro, é que essas antenas não transmitem, só coletam. E o resultado bruto é uma cacofonia de dados que vc bem sabe, então entra em cena os supermegapowers hardwares e softwares deles para a filtragem. Sem falar que as tais antenas, fazem parte de complexos de escuta maiores, como se fossem um observador avançado, atrás das linhas inimigas, algumas dessas estações são as de Sugar Grove, Misawa, Hipo, Woodlow, Wallace… etc. E depois é um pouco de mais comparar interferência de celulares pré-pagos em penitenciarias com… Read more »

Oganza
Oganza
10 anos atrás

Alexandre Galante disse:
2 de setembro de 2013 às 17:31

É meu caro, o Brasil sofre o mau do “garoto mais bonito do colégio” que acha que sempre vai ficar com a gatinha por causa de seus belos olhos, até chegar o malandro cheio de lábia, que bate palma, assobia e chupa manga ao mesmo tempo e levar a gatinha para dar uma volta no parque.

E o Brasil, como fica? Não fica. Então vai chupar o dedo e espernear pra mamãe.

Sds.

nunes neto
nunes neto
10 anos atrás

O governo Brasileiro é amiguinho das piores ditaduras do mundo! Vende armas para o paquistão,faz satélite com China, foguete com a Ucrânia,quer trocar urânio enriquecido com o Irã, contrata milhares de médicos cubanos, eu tb queria saber se é amigo, inimigo ou problema!

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Galente disse tudo. Isso é puro jogo de cena pra desviar a atenção da falcatrua dos médicos. Já começaram a ingressar ações na justiça contra os critérios do programa maismédicos e em pelo menos 11 municípios de 04 estados houve demissão de brasileiros para colocação dos agentes cubanos. Sabem o que vai acontecer? Em outubro ela vai ir aos EUA como se nada tivesse acontecido com a maior cara de pau, como eles ( os sem caráter e sem coerência) fazem. É so jogo pra torcida de incautos que acredita na encenações deles. Ela e seus asseclas são uns bobocas… Read more »

Leonardo Crestani
Leonardo Crestani
10 anos atrás

Falta 13 meses pras eleições, sejamos espertos desta vez!!! Não aguento mais esse governo onde nós a população somos da turma do BOZO (palhaço)

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
10 anos atrás

Dilma, tome ao menos uma única decisão em sua vida:

PEDE PRA SAIR!

costamarques
costamarques
10 anos atrás

Oganza Concordo com você, quando esbarrarmos no fator “Cultural” é muito complicado inserir um doutrina em nosso governo ao estilo DEFCON kkkkk, imagine o tiririca utilizando um sistema de criptográfica, é verdade, temos que evoluir em algumas áreas primeiro!