segunda-feira, agosto 2, 2021

Saab RBS 70NG

Planalto quer fechar empresa que ajuda espião

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.forte.jor.br
Editor da Revista Forças de Defesa

“Pode ser banco, empresa de telefonia”, diz ministro das Comunicações sobre alcance da futura medida

 
Lu Aiko Otta

vinheta-clipping-forte1Dilma Rousseff quer incluir na legislação brasileira um dispositivo que permita suspender a operação de empresas que cooperarem com esquemas de espionagem internacionais.

A presidente também encomendou o fortalecimento da rede interna de comunicação do governo, pois ainda hoje muitos de seus auxiliares usam serviços vulneráveis como o Gmail.

As duas medidas foram discutidas ontem na reunião de Dilma com os ministros diretamente envolvidos no caso das suspeitas de espionagem dos EUA.

“Pode ser banco, empresa de telefonia”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre a suspensão de operações de empresas. “Se cooperarem com esses esquemas, terão a licença de operação aqui no Brasil cancelada”, disse ao Estado.

O dispositivo deverá ser incluído no marco civil da internet, em discussão no Congresso, ou no projeto de lei de segurança de dados pessoais, que está em elaboração pelo governo.

Dilma pediu a Bernardo e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para rever os textos e incluir modificações.

Além da possibilidade de punição às empresas, ela quer obrigar sites estrangeiros, como o Facebook e outros, a armazenarem dados de brasileiros no Brasil. Hoje, eles ficam guardados nos EUA. Isso deverá constar do novo marco da internet.

A denúncia que as comunicações de Dilma e seus principais assessores estariam sendo monitoradas levou a presidente a pedir o fortalecimento da rede de comunicação do governo.

Vamos ter de construir uma intranet em áreas sensíveis”, disse Bernardo. Além da Presidência, ele citou os ministérios da Defesa, Relações Exteriores e Advocacia-Geral da União.

Hoje, os e-mails de Dilma são criptografados, assim como seus telefones. Porém, não é raro que ela utilize aparelhos não criptografados para se comunicar com os seus ministros.

Na equipe de governo, nem toda troca de correspondência se dá de forma segura. “Tem gente que manda e-mail pelo Gmail, com cópia para o Obama”, disse Bernardo. A ideia é estabelecer protocolos mais seguros.

Aplicativos – Dilma pediu também uma análise dos aplicativos mais utilizados no País. Há suspeitas de que aplicativos possam ser utilizados para acessar outros dados do usuário.

O governo quer, ainda, oferecer um e-mail criptografado gratuito para brasileiros. O projeto está em estudos pelos Correios e deverá ser lançado no ano que vem. O aporte de recursos públicos, se houver, será pequeno.

FONTE: estadao.com.br

- Advertisement -

11 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
7 anos atrás

Eu não tenho nada a esconder!!!

felipe augusto batista
felipe augusto batista
7 anos atrás

Oh boy… eles querem que todas as empresas que prestem serviços no Brasil tenham servidores dedicados aos brasileiros aqui? E quem vai pagar por isto? Mais fácil e barato as empresas simplesmente encerrarem o serviço e abandonarem os usuários brasileiros, o GF vai tentar criar a versão tupiniquim do Grande Firewall da China, lá pelo menos o mercado interno é tão grande que compensa o investimento em servidores locais, aqui por outro lado…

Marcos
Marcos
7 anos atrás

A Presidenta quer fechar empresa que ajuda a espionar.
Vamos ficar sem Google, sem Yahoo, sem Microsoft, sem todo o sistema de telefonia, sem nada. Finalmente o grande sonho cumpanheiro se realizando: vamos virar uma Coréia do Norte.

Oganza
Oganza
7 anos atrás

IIIIISSSSOOOOO…

Vai, fecha o Facebook, mas fecha meeeesmo, fecha o maior estimulador virtual do maior passatempo Nacional – MALHAR A VIDA ALHEIA – torço por isso e ai PeTralhada não vai ser mais eleita nem para fiscal de bueiro. kkkk

Oganza
Oganza
7 anos atrás

Mexa em qualquer coisa, mas nunca mexa no MODO VAGABUNDO de ser do brasileiro, coisa que eles mesmo ajudam a perpetuar com suas bolsas… vão se F… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vader
7 anos atrás

O que você fala pra um governo que usa o gmail pra comunicação interna?

🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

É um mimo de incomPeTência mesmo…

Adler Medrado
7 anos atrás

Vader disse:
3 de setembro de 2013 às 11:47

Eu ri muito quando li isso. Usam Gmail e reclamam que estão sendo espionados. Amadorismo level = hard

Corsario137
Corsario137
7 anos atrás

Ferrou, lá vem aí mais uma estatal: e-mailbras. Vai ter diretor com status de ministro e o caramba. Ai meu Deus…

Nautilus
Nautilus
7 anos atrás

A presidanta já declarou que começou a retaliar os EUA: começou excluindo o perfil de Barack Obama de seu FaceBook! 🙂

Colombelli
Colombelli
7 anos atrás

GF=patetas amadores.

Requena
Requena
7 anos atrás

Funcionários da presidência usando GMAIL.
Santo amadorismo…

Últimas Notícias

Rússia e China realizarão treinamento conjunto no exercício Zapad/Interaction 2021

A Rússia deve se juntar a um exercício militar no noroeste da China em agosto com o tema de...
- Advertisement -
- Advertisement -