Porta-voz de Putin diz que países do grupo expressaram descontentamento com fato

 

vinheta-clipping-forte1São petersburgo, mssik – O tema da espionagem feita pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos sobre vários países também esteve em pauta no encontro do grupo de países que ficou conhecido pelo acrônimo Brics (Brasil, Rússia, índia e China) na tarde de ontem. Durante a reunião chegou-se a comparar a espionagem cibernética a assuntos internos dos países do grupo a terrorismo. Foi o que ” disse Dmitri Peshkov, porta-voz do presidente russo Viadimir Putin.

— Foi mencionado que os países expressaram descontentamento com o fato de a espionagem digital ter sido usada para espionar assuntos internos dos Brics. Os líderes consideram esse tipo de espionagem similar a terrorismo. A liberdade de internet não deveria se transformar numa ameaça aos países — afirmou Peshkov, em briefing à imprensa internacional após o encontro, reiterando a informação minutos depois aos jornalistas brasileiros.

Perguntado sobre a declaração do assessor de Putin, o porta-voz da presidente Dilma Rousseff, Thomas Traumman, não confirmou, mas tampouco desmentiu a informação. Por e-mail, limitou-se a dizer que, “ao final da reunião dos Brics, a presidenta fez um breve relato aos chefes de Estado sobre o episódio da espionagem americana. Logo depois da intervenção, a reunião foi encerrada, os líderes posaram para a foto oficial e se encaminharam para a abertura do G20”

Além do Brasil, Rússia e China também foram alvo de espionagem, de acordo com documentos vazados pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden. Reportagem do jornal “The Washigton Post” do último fim de semana, revelou que os EUA conduziram 231 ciberataques contra China, Rússia e Coreia do Norte apenas em 2011.

Snowden ficou mais de cinco semanas no aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, até que, em 1º de agosto, o governo russo concedeu-lhe asilo temporário de um ano. (Vivian Oswald)

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
10 anos atrás

Russo hipócrita. Então seu país foi, é e será um dos maiores terroristas do mundo.

Edgar
Admin
10 anos atrás

Engraçado ouvir isso do porta-voz de um ex-KGB…

Wagner
Wagner
10 anos atrás

sem choro, americanofilos.

A besteira de deixar o Snowden escapar foi dos USA, então que aguentem as consequencias.

Com uma ajudinha da Mãe Rússia, é claro…

se ferraram ! bem feito, Washington. Essa vcs perderam…

KKKKKKKKKKKKKK !!!!

lembranças de Moscou…