130924-N-LM312-103

O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados unidos e as Forças de Autodefesa do Japão começaram hoje exercícios conjuntos na região da prefeitura de Shiga. Ao todo, estima-se que 230 militares de ambos os países participem das manobras, que acontecem em um campo de treinamento em Shiga.

Segundo a agência de notícias Kyodo, os exercícios fazem parte dos esforços dos dois países para reduzir as atribuições das bases estadunidenses na ilha de Okinawa, bem como o desconforto da população local.

A agência cita oficiais das forças japonesas afirmando que uma ou duas aeronaves MV-22 Osprey, parte do efetivo baseado em território japonês, serão empregadas ao longo da programação das manobras, que vão até o próximo dia 18. A escala das operações em Shiga foi reduzida por conta da aproximação de um tufão vindo do mar em Kyushu, sudoeste do Japão.

De acordo com a imprensa local, cerca de mil manifestantes se reuniram na área do campo de treinamento para protestar antes do início das manobras. Os protestos também demonstravam preocupação com questões de segurança no uso dos Osprey. A oposição às aeronaves permanece forte em Okinawa por conta de registros de ocorrência de acidentes no mar, um deles com vítimas fatais.

Em antecipação aos protestos, as autoridades de Shiga já advertiram a ambas as forças que evitem realizar voos sobre áreas comerciais e residenciais, e também sobre o maior lago Biwa, o maior do país, localizado no centro da prefeitura.

Além dos exercícios em Shiga, os Fuzileiros e as FAD realizarão treinamentos de ajuda humanitária na prefeitura de Kochi no final de outubro – o cenário de atuação simulará condições após um terremoto de grandes proporções, com possibilidade de ondas gigantes..

FONTE: Army Recognition (tradução e adaptação do Forças Terrestres a partir de original em inglês)

 

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments