EUAcontraBrasil

Dilma anuncia sistema de e-mail antiespionagem

Anne Warth

ClippingNEWSA presidente Dilma Rousseff disse ontem que o governo vai criar um sistema nacional de e-mail criptografado para evitar que autoridades nacionais sejam alvo de espionagem. A determinação foi dada ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda.

“Esta é a primeira medida para ampliar a privacidade e a inviolabilidade de mensagens oficiais”, afirmou a presidente, em sua conta oficial no Twitter. “É preciso mais segurança nas mensagens para prevenir uma possível espionagem.”

O sistema será desenvolvido pela Serpro em parceria com os Correios e terá uso obrigatório no governo. O Ministério das Comunicações deve começar a testá-lo ainda neste mês.

A Serpro e os Correios também estudam o lançamento de um serviço público e gratuito de e-mail seguro para a população.

Outras medidas para dar segurança às informações têm sido desenvolvidas em sintonia com o Planalto. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) criou e está agora aprimorando telefones fixos e celulares que transmitem sinal criptografado e dificultam a decodificação de conversas sigilosas. Apesar da dificuldade de usá-los, mais assessores e ministros pediram à agência para receber os aparelhos.

A Abin também apresentou ao Palácio do Planalto uma espécie de pen drive que cria áreas seguras em computadores, dispositivos e sistemas.

Os documentos criados nesse ambiente são automaticamente criptografados e podem ser enviados pela internet com segurança.

O governo também quer comprar um satélite geo estacionário próprio, por meio da Telebrás. Hoje, dados, telefonia, sinais de TV paga e comunicações militares passam pelo satélite da Embratel, privatizada em 1997 e, atualmente, nas mãos da Claro, do empresário mexicano Carlos Slim.

O satélite e a tecnologia serão fornecidos pelo grupo franco-italiano Thales Alenia Space. A Visiona, uma joint venture entre a Telebrás e a Embraer, será a responsável pela montagem do satélite. A tecnologia ficará a cargo da Agência Espacial Brasileira (AEB). Ao custo de cerca de US$ 600 milhões, ele deve entrar em órbita em 2016.

No mês passado, reportagens do jornalista Glenn Greenwald mostraram que apresidente Dilma foi monitorada pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA).

O órgão invadiu telefonemas e e-mails enviados por Dilma a seus assessores, além de mensagens trocadas entre ela e o atual presidente mexicano, Enrique Pena Nieto. O repórter se baseou em documentos revelados pelo ex-técnico da NSA Edward Snowden.

Dilma cobrou esclarecimentos do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Insatisfeita com as explicações, ela decidiu cancelar a visita oficial que faria ao país neste mês.

FONTE: O Estado de S. Paulo

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
10 anos atrás

Governo anuncia que…

Vai construir cem presídios federais;
Vai construir trem bala;
Vai comprar até 120 caças;
Vai fazer “concessão” de todos os portos, aeroportos e estradas federais;
Vai construir submarino nuclear;
Vai construir porta aviões nuclear;
Vai à Lua;
Vai ser autossuficiente em petróleo;
Vai criar sistema de e-mail anti-espiões.

Tá bom!!!!

Flávio Vilaça
Flávio Vilaça
10 anos atrás

Será que é pra rir?

Assim que colocar no ar, a gente quebra 🙂 🙂 :).

Ou o pessoal do Serpro ta de sacanagem com a goverANTA, ou ela ta achando que o pessoal de informática é otário.

Vai servir apenas para ser mais um alvo.

Vader
10 anos atrás

Uia, que legal, acabamos de entrar nos anos 80! 😉

Agora o governo terá e-mail criptografado, e não mais do Google!

Parabéns ao governo do PT!

Chupa essa que é de uva NSA!

🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

Sniper
Sniper
10 anos atrás

Se alguém ainda consegue ver a mais remota diferença para com a Venezuela, favor postar aqui.

felipe augusto batista
felipe augusto batista
10 anos atrás

“Se alguém ainda consegue ver a mais remota diferença para com a Venezuela, favor postar aqui.”

Eu consigo:
1=Aqui a presidente é uma mulher;
2=O Grande Lider deles já morreu.
3=A gasolina deles é mais barata.
4=Eh… ah… a sim lá se fala espanhol!

Viu como tem diferença?

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Vamos fazer a nossa parte e divulgar o quanto pudermos o excelente texto 10 anos de PT e a desconstrução do Brasil, muito bem pinçado pelos editores.

Estão de parabens.

Quanto ao anuncio de dilma, a creibilidade é igual a de uma cartomante. Não se cansa de fazer papel de ridícula. Que se poderia esperar de uma cria de lula?