mim-104_patriot_surface_to_air_defense_missile_system_united_states_US_army_021

De acordo com agências d enotícia internacionais, a Coreia do Sul teria planos de estabelecer o Sistema coreano de Defesa Antiaérea e Antimísseis (KAMD na sigla em inglês). O governo do país teria expressado interesse em encomendar aos Estados Unidos um número considerável de unidades do sistema Patriot. A informação foi divulgada no último sábado (26), e posteriormente confirmada pela US Defense Security Cooperation Agency (DSCA), braço do departamento de Defesa responsável pelas vendas internacionais de armamentos.

A DSCA enviou recentemente um relatório ao Congresso americano, no qual aponta que o governo coreano teria sondado a possibilidade de aquisição de 112 unidades de baterias antimísseis, além dos equipamentos anexos, componentes, e programas de treinamento e suporte técnico. Ainda segundo o relatório, o total da compra é estimado em 440 milhões de dólares.

A previsão é de que, após a assinatura do contrato, as unidades sejam atualizadas através de venda direta entre o governo sul-coreano e a Raytheon, fabricante do Patriot. O GEM-T é um pacote de upgrades para o sistema PAC-2, que compõe boa parte do atual escudo antimísseis coreano, e é caracterizado pelo software e pelo sistema de radar avançados, que lhe permite abater mísseis balísticos, de cruzeiro e aeronaves.

O interesse da Coreia é considerado significativo, uma vez que pode ser entendido como uma declaração de que o país estabelecerá seu próprio sistema de contenção, em vez de ser apenas incorporado ao escudo antimísseis estadunidense na região.

FONTE: Business Korea e Army Recognition (tradução e adaptação do Forças Terrestres a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera
Baschera
10 anos atrás

A Coréia do Sul tem em seu arsenal AA atual, seis baterias de MIM-104 Patriot PAC-2 (todas ex-Alemnha0, mais 24 baterias de MIM-23 Hawk XXI. Além disto, uma parceria inédita com a Rússia para a montagem local do KM/SAM “Cheongung 2” (Iron Hawk), um Almaz/Antey derivado do S-300PS (utilizando o míssil 5V55R) que tem 15 Km de alcançe vertical e cerca de 40 Km de “range” e plataforma de lançameto vertical fabricada localmente pela Doosan DST. Havia notícias qe que os russos colaborariam para um desenvolvimento novo, baseado nas tecnologias do sistema S-400 e que seria designado de “Cheolmae 4H”… Read more »