segunda-feira, agosto 15, 2022

Saab RBS 70NG

CREDN: agente duplo dentro da Abin merece explicação

Destaques

Guilherme Poggio
Guilherme Poggiohttp://www.forte.jor.br
Editor da Revista Forças de Defesa

espionagem-eua-brasil

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, em conjunto com a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), do Congresso Nacional, realizarão audiência pública com as presenças do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza, e do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), general José Elito Siqueira, para discutir a presença de um agente duplo dentro da Abin à serviço das agências de inteligência dos Estados Unidos.

Com este objetivo, requerimento do deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) será votado nesta quarta-feira, 6. “Mais surpreendente que a descoberta de que um agente da Abin havia passado informações a agentes norte-americanos, foi a decisão da Abin e do GSI de ignorar evidências e optar por aposentar o agente, sem uma apuração completa e nem mesmo uma advertência”, afirmou.

Para o deputado, “a denúncia é grave por revelar um fator importante de vulnerabilidade: a participação de um agente brasileiro a serviço de outro governo. Suscita a preocupação com a funcionalidade dos procedimentos padrão diante de situações similares, já que a ausência de apuração e responsabilização de comportamentos desleais ao Estado não é uma opção aceitável no Estado de Direito Democrático”.

Na avaliação do presidente da CREDN e da CCAI, a atitude de ignorar a documentação produzida pela própria contrainteligência da Abin desprestigia o trabalho dos servidores da agência que conseguiram desbaratar a operação, revelando o jogo duplo do “agente 008997”. Pellegrino também entende que, embora não haja conexão direta, é preciso investigar se esse fato tem alguma relação com a espionagem sistemática realizada por agências de inteligência norte-americanas sobre autoridades, cidadãos e empresas estratégicas do Brasil, conforme documentos revelados pelo ex-prestador de serviços da NSA, Edward Snowden.

FONTE: Assessoria de Comunicação do CREDN

- Advertisement -

5 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mayuan
Mayuan
8 anos atrás

Acho certo aposentar sim e de gratificação deveria ganhar uma morada com vista privilegiada para a observação do desenvolvimento das raízes da grama.

wsmdal
wsmdal
8 anos atrás

[size=150]Diplomatas dos EUA dizem que todos espionam[/size] FSP, 06/11/13 RAUL JUSTE LORES DE WASHINGTON O governo americano espera uma mudança de tom em Brasília após a revelação de que a Abin espionou diplomatas americanos. “Apesar da diferença de escala e cenário, está confirmado que todo mundo se espiona” é a frase repetida por diplomatas do Departamento de Estado e altos funcionários na Casa Branca. “Não há virgens nesse negócio”, dizem. Os americanos repetem que a reação brasileira à espionagem revelada por Edward Snowden não tem sido realista e que esperam sugestões concretas antes da divulgação, até o fim de dezembro,… Read more »

Antonio M
Antonio M
8 anos atrás

Como já discutido aqui, o fato de não quererem “lavar a roupa suja” denota que estão preocupados consigo mesmo do que com a nação, temem que se o tal “funcionário da Abin” resolver abrir o bico revele muita coisa que querem que seja revelada.

Quero ver quando os EUA resolverem “deixar vazar” o que sabem principalmente sobre o foro de São Paulo, FARCs e outras “coisinhas” ……

Antonio M
Antonio M
8 anos atrás

Caramba! Errata ! ” ….resolva abrir o bico, revele muita coisa que não querem reveladas …”

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Já disse e digo de novo… putênfia só terá jeito quando for pro buraco de verdade e precisará de uma guerra civil pra sair, ainda vai ter que morrer muita gente.

É só andar pelas rurras de olhos e ouvidos atentos e ver como somos, como agimos em nosso dia-a-dia e como lidamos com coisas simples como estacionar um carro ou que parte do jornal escolhemos para ler primeiro.

Tenso.

Últimas Notícias

Exército da China reprimirá tentativas de separar Taiwan do continente – Ministério da Defesa

O governo chinês afirmou repetidamente que a viagem de Pelosi a Taipei nos dias 2 e 3 de agosto...
Parceiro

- Advertisement -
- Advertisement -