cope2

Bruno Paes Manso e Laura Maia de Castro – O Estado de S.Paulo

Mais da metade dos brasileiros (54,6%) que procuraram a polícia se diz satisfeita com os serviços prestados. Mas apenas 10,3% dos entrevistados relacionam essa satisfação com a competência dos policiais na resolução do caso. O motivo principal da avaliação positiva dos policiais foi o atendimento cordial e gentil recebido (23,2%) e a boa vontade para resolver o caso (24,2%).

Entre as perguntas sobre o trabalho policial aparecem muitas lacunas nos serviços prestados. Entre os que se disseram satisfeitos, apenas 3,7% das pessoas afirmaram que a polícia prendeu o assaltante e só 2,5% disseram que foram informados sobre o andamento do caso.

“O Brasil não pode ser refém do medo e da desarticulação institucional. Há uma baixíssima confiança nas polícias brasileiras. O Brasil tem dedicado pouca prioridade à segurança pública, relegando-a, quase sempre, a uma agenda reativa e atrasada em relação ao crime e à violência”, diz o sociólogo Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Mais da metade da população também desconfia da honestidade e do autocontrole dos agentes policiais. A pesquisa mostra que 57,7% acreditam que os PMs abusam do uso da força e de sua autoridade. Além disso, 54,4% dos entrevistados concordam que os policiais fazem “vista grossa” à desonestidade dos colegas.

A desconfiança dos brasileiros nas polícias estaduais já vinha sendo apontada pelo Índice de Confiança na Justiça Brasileira da Fundação Getúlio Vargas (ICJ Brasil), que mostrou que, neste ano, 70,1% da população declarava não confiar na Polícia. Nos Estados Unidos, apenas 12% da população não confia nas policiais locais. Na Inglaterra, são 18%. “O assunto da reforma precisa entrar urgente na pauta”, diz Lima.

FONTE: O Estado de S. Paulo

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
glaison
glaison
10 anos atrás

Todo mundo sabe que se alguém nos assaltar, ficará impune, se alguém nos matar ficará impune, se alguém invadir a casa e levar os móveis ficará impune. A polícia só aparece, quando tem protestos como os de junho e julho, daí encontramos uma policia disposta. Conclusão: Fazendo uma de suas funções, que é defender o estado – corrupto. Ou, quando matam um policial. Daí o bandido é preso e/ou morto. Fora isso, temos a absoluta certeza, que jamais estamos protegidos. E por experiência própria, de amigos e familiares, das vezes que precisamos recorrer a Brigada ou Civil (Poro Alegre), realmente… Read more »