RIA_Novosti_building

Agência Estado

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fechou a agência estatal de notícias RIA Novosti e nomeou um jornalista de televisão, conhecido por suas declarações contra os gays e o Ocidente, para formar uma nova agência que terá como foco a promoção da Rússia no exterior.

A medida mostra a intensificação do Kremlin em apresentar uma narrativa alternativa ao que Putin chama de uma cobertura tendenciosa sobre a Rússia nos meios de comunicação ocidentais e, simultaneamente, desmantela o que nos últimos anos se tornara a mais profissional agência de notícias estatal no país.

O resultado deve ser um arsenal de informações mais orientado pelo Kremlin em sua tentativa de atingir o que Putin descreve como o “monopólio anglo-saxão no fluxo de informações”.

O decreto emitido na segunda-feira por Putin transfere os ativos da RIA Novosti para uma organização chamada Rossiya Segodnya, ou Rússia Hoje. A agência, que é separada de uma rede de televisão estatal que tem nome parecido, será dirigida por Dmitry Kiselyov, um veemente âncora favorável ao Kremlin e gerente do canal estatal de televisão Rossiya-1.

“A retomada de uma atitude justa em relação à Rússia como um país importante com boas intenções, essa é a missão da nova estrutura que vou liderar”, declarou Kiselyov em breve entrevista à televisão.

Sergei Ivanov, diretor da Administração Presidencial Russa, disse que a nova organização será menor do que a RIA Novosti porque o Kremlin quer cortar gastos no setor de informações, que chegam a cerca de 2,9 bilhões de rublos (US$ 88,6 milhões) por ano somente com a RIA Novosti.

“A Rússia está executando uma política independente, protegendo firmemente seus interesses nacionais. Explicar isso para o mundo não é simples, mas é possível e necessário”, afirmou Ivanov ao esclarecer a missão da nova agência.

A medida foi uma surpresa para grande parte dos funcionários da RIA Novosti e representa um golpe para a editora-chefe Svetlana Mironyuk, que desde que assumiu o comando da agência, uma década atrás, transformou e expandiu a RIA Novosti, com noticiário geral, de negócios, legislação e esportes em russo e em outras línguas.

Mironyuk disse aos funcionários, durante reunião realizada na segunda-feira, que a organização deve ser fechada no prazo de três meses, decisão que, afirmou, foi tomada sem seu conhecimento prévio.

A medida marca ascensão de Kiselyov, que é mais conhecido atualmente por suas defesas das posições do Kremlin no ar. O âncora de 59 anos chocou as pessoas no início do ano ao dizer que uma parte da nova lei sobre “propaganda gay”, que proíbe as pessoas de fazer apologia ao estilo de vida homossexual em frente de menores, não foi suficientemente longe. Fonte: Dow Jones Newswires.

FONTE: O Estado de S. Paulo

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M
Antonio M
10 anos atrás

Pois é D. Dilma, é com esse tipo de mentalidade para liberdade de expressão e direitos humanos que quer se alinhar ??!?!?

Bem, na verdade a turma do Foro de São Paulo deve estar em êxtase e morrendo de inveja dos russos ……

erabreu
erabreu
10 anos atrás

Franklin Martins e orgasmos múiplos…..

erabreu
erabreu
10 anos atrás

Puts!
…está tendo…

teclado horroroso que eu comprei.

Oganza
Oganza
10 anos atrás

Antonio M,

ela não quer não, ela já ligou para ele dando os parabéns.

Sds.

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Mais uma sábia decisão do presidente Putin, além de economizar grana, estava mais que na hora de uma agência mais fiel a Moscou trazer o lado correto das notíciais.

Embora eu gostasse da Ria Novosti, tinha umas noticias de defesa legais lá.

Para todos aqueles que, como eu, lutam contra esse monopólio que Putin citou, a nova agência será uma grande aliada na promoção da Verdade.

Wagner
Wagner
10 anos atrás

E não, não pertenço ao foro de Sp e nunca concordei com eles…

eu nem sabia que eles existiam até vcs me contarem ! kkkkkk !

Rafael M. F.
Rafael M. F.
10 anos atrás

Wagner
11 de dezembro de 2013 at 11:13

“Mais uma sábia decisão do presidente Putin, além de economizar grana, estava mais que na hora de uma agência mais fiel a Moscou trazer o lado correto das notíciais.”

O problema é que uma agência de notícias mais fiiel a Moskva somente pubilcará o que Moskva quiser…

Muito bom para a democracia!

Antonio M
Antonio M
10 anos atrás

Wagner 11 de dezembro de 2013 at 11:13 # “…Para todos aqueles que, como eu, lutam contra esse monopólio que Putin citou, a nova agência será uma grande aliada na promoção da Verdade….” Pelo que pesquisei, Verdade escrita com maúscula é usada assim: “CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 7 de outubro de 2010 (ZENIT.org) – Alguns dos 230 comunicadores católicos – de 85 países – que foram recebidos por Bento XVI hoje comentaram com ZENIT o discurso do Papa: todos coincidiram em sublinhar que, para eles, a Verdade se escreve com maiúscula. ” Como Putin não é jornalista, nem católico, a… Read more »