RS-24_Yars_mobile_intercontinental_ballistic_missile_system_Russia_Russian_army_003

Na véspera de Natal, a Rússia realizou com sucesso o primeiro lançamento do míssil balístico estratégico do complexo Yars (RS-24, ou SS-29, segundo a classificação da OTAN) a partir de uma base subterrânea no Cosmódromo de Plesetsk, na região de Arkhangelsk.

As cabeças de mísseis alcançaram todos os objetivos, declarou aos jornalistas o coronel Ígor Iegorov, representante da Força Estratégica de Mísseis da Rússia (RVSN na sigla em russo).

De acordo com Iegorov, o principal objetivo do teste era a “confirmação da funcionalidade, eficiência, segurança e características técnicas de voo e precisão do complexo de mísseis em condições parecidas às de guerra”. O coronel não deixou claro o que são exatamente as condições “parecidas às de guerra”, mas acredita-se que o lançamento foi realizado durante uma simulação de atentado terrorista e a ordem de lançamento do míssil foi inesperada. Além disso, a equipe teve que trabalhar com uma proteção especial contra armas químicas e radiação.

Os testes anteriores do Yars no cosmódromo de Pleseck haviam sido realizados partindo de uma estação de lançamento móvel.

image101

Estações

As estações móveis Yars fazem parte da divisão de mísseis Ivánovskaia, Taguílskaia e Novosibirskaia. Em 2014, o Ministério da Defesa russo começará o rearmamento dos das divisões de Níjni Taguil e Novosibirsk com complexos móveis Yars.

Os RS-24 também entrarão no armamento da divisão de mísseis na região de Kalújskaia. Eles substituirão os complexos RS-18 de seis ogivas (de acordo com a classificação da OTAN, SS-19 Stiletto).

A maioria dos complexos móveis e subterrâneos Yars serão deslocados nas florestas dos Urais e da Sibéria.

Segundo o acordo de armas estratégicas entre a Rússia e os Estados Unidos, todas as coordenadas geográficas dos complexos são conhecidas. Os americanos possuem até mesmo os dados sobre as localizações das estações móveis. No entanto, até os satélites mais novos não poderão localizar e fotografar essas estações.

De acordo com o ministro da Defesa russo, Serguêi Choigu, as Forças Armadas estão trabalhando para não quebrar o sistema de equilíbrio estratégico de armas nucleares.

“Um dos principais objetivos da construção militar é o apoio e a modernização das forças militares estratégicas. A inclusão de mísseis balísticos intercontinentais RS-24 é motivada pela necessidade de reforçar as possibilidades para superar os sistemas de defesa antimísseis e aumentar o potencial do braço nuclear terrestre das Forças Armadas da Rússia”, disse o ministro.

De acordo com o comandante-geral da Força Estratégica de Mísseis da Rússia, Serguêi Karakaev, os RS-24 não são a única inovação prevista. Entre 2018 e 2020, a Força Estratégica de Mísseis da Rússia receberá o míssil balístico pesado chamado Sarmat, que substituirá o complexo de o RS-20V, com 10 ogivas nucleares (também conhecido como Voievoda e, segundo a classificação da OTAN, SS-18 “Satan”). Além disso, o complexo ferroviário de lançamento de mísseis da também receberá um novos armamentos balísticos.

Segundo Karakaev, tudo isso deve compensar as perdas que ocorreram por causa do abandono dos equipamentos atuais, que já esgotaram o seu período de garantia.

FONTE: Gazeta Russa (adaptação do Forças Terrestres)

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iväny Junior
10 anos atrás

É isso mesmo? 23m de destruição?

Wagner
Wagner
10 anos atrás

O Míssil é tão grande que mal cabe na foto !!

🙂

É, a palavra final das coisas sempre será dada por esse tipo de arma.

Quem tem, está em outro nível de diálogo. Quem não tem, fica choramingando vaga no CS com base em… caças F5EM, Gepards, fragatas da decada de 50…

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Aliás, até nosso velho e bom VLS e outros congeneres estão abandonados;

Vai sair um edital já já da FAB para detetizar Alcântara, Barreira do Inferno, estão jogadas as baratas, eita GF de me#$%d@ ….

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Nem a doutrina estamos mantendo …. kkkk rsrsrsrs ….