Rússia pretende instalar bases militares em Cuba, Venezuela, Nicarágua e Vietnã

10

Segundo o titular da Defesa do Kremlin, negociações já estão avançadas e incluem outros países

 

Sergei Shoigu e Putin

ClippingO ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, afirmou nesta quarta-feira (26) que o
país já tem “negociações avançadas” para a instalação de bases militares em países como Cuba, Venezuela, Nicarágua e Vietnã. A declaração foi dada horas depois do início de um exercício militar russo na região de fronteira com a Ucrânia.

“As conversas estão em andamento e estamos muito perto de assinar os documentos
relativos (à instalação das bases)”, disse Shoigu, segundo a agência russa Ria-Novosti. O Kremlin teria a intenção de aumentar sua presença permanente ao redor do mundo. A Rússia já mantém uma base militar em Tartous, na Síria.

Mais cedo, o ministro havia confirmado o início de um exercício militar de grande escala, por ordem do presidente russo, Vladimir Putin. A manobra inclui cerca de 150 mil homens do Comando Estratégico Conjunto do Oeste, região militar que abrange grande parte da fronteira do país com a Ucrânia.

Shoigu negou qualquer relação do exercício com a crise que provoca apreensão no país vizinho. Nesta quarta-feira, na Crimeia, manifestantes favoráveis à permanência da
Ucrânia sob a esfera de influência russa entraram em confronto com centenas de apoiadores da “revolução” que derrubou o presidente Viktor Yanukovich durante o fim
de semana.

Venezuela Guiana

FONTE: Estadao.com

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Caros amigos,

Colombelli & Brandenburg

Voltamos ao assunto:

Cortes no MD,

BAMN e BABV,

vulneráveis e sem estrutura a altura das necessidades.

Esquadrão na BAMN ?

Estamos redobrando os Mike’s Brasil afora.

Reforço na BABV ?

Nem A 1 dentro dos prazos teremos.

Calha Norte & Pelotões de Fronteira ?

Como sem R$.

B I Mtz ?

Será ?

BI Mth leve ?

Como ?

Astros 2020 ?

Sem U$$, impossível.

E por ai vai …..

Cadê a dissuasão ?

Mas a decisão foi técnica como sabemos, uma vez que decisão política está proibida no PA.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

E os USA ficarão passíveis ?

E a Colômbia vai bater palmas ?

Bom, por aqui vamos financiar boa parte com U$$ do BNDES por ordem do molusco e da Maria Antonieta Tupiniquim.

Sniper
Sniper
10 anos atrás

Eh muito complexo que nao cicatriza nunca e a distorcao de autoimagem endemica de um povo que vive de geladeira vazia mas pensa que eh superpotencia rs

ernaniborges
ernaniborges
10 anos atrás

Será que vamos reviver a guerra fria ?

Haverá uma nova crise dos mísseis em Cuba?

De que lado estaremos? Seja qual for nossa posição, vai sobrar pra nós !?

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Sniper é bem isso mesmo, os russos não suportam ser um paiseco de segunda e estão perdendo a noção do ridículo e começando a parecer os iranianos com seus misseis miraculosos e aviões invisíveis de plastimodelismo. É evidente que esta notícia é um verdadeira piada, mais ou menos do mesmo naipe de quando a governante da argentina disse que iriam por um reator em um submarino ILK depois que o Brasil anunciou a retomada do sub nuclear. O pouco de credibilidade que a Rússia tinha se esvai em atitudes de opereta bufa que eles tem tomado, como esta. Lamentável ver… Read more »

aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

Che, acho as opiniões muito ponderadas, mas eu penso que a Rússia ainda tem condições de se expandir e projetar poder, ao menos aqui em cima de nós -nem de longe como poderia fazer tempos atrás-. Cuba e Venezuela estão de portas abertas e, seguramente, darão todo o aporte material para a criação das bases. Entendo que não serão BASES, mas bases… mmanutenção de presença. Cuba vai fazer todo o possível para acelerar e facilitar o retorno do Urso, possibilidades imediatas de dindim e a Venezuela haverá de buscar vender petróleo em casa e não vai deixar passar a oportunidade… Read more »

Santana Denis
Santana Denis
10 anos atrás

Para mim tudo isso não passa de estratégia arquitetada pela equipe do molusco junto aos Castros, para forçar os EUA a acabar com o embarco a Cuba, e para tal utilizando-se de um argumento que incomodam os YANKES >>> BASES RUSAS <<< Acredito que haja uma chance razoável de dar certo, pelo momento de convergência do cenário político mundial.

Requena
Requena
10 anos atrás

Com a China crescendo feito leitão desmamado do lado deles, os russos vão espalhar tropas e gastar recursos do outro lado do planeta? Conta outra.

Nos próximos 50 anos a defesa global vai se voltar para Ásia. Os russos sabem disso. Estão só provocando Tio Sam e OTAN por causa da questão ucraniana.

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Collombeli

Onde vc mora mesmo ???