armed Chinese Z-10 Attack Helicopter gunship PLA Peoples Liberation Army Air Force abcdefexport pakitan missile hj10 atgm rocket wz-10 radaraam   WZ-9 turboshaft engine firing 4th 5 6 7 8 9akd-10 navy (3)

ClippingO governo chinês irá elevar em 12,2% os gastos militares este ano, no momento em que o presidente Xi Jinping tenta criar um Exército forte e estender a frota naval para águas internacionais.

O orçamento do país para Defesa subirá para 808.23 bilhões de yuans – US$ 131,6 bilhões -, segundo o Ministério das Finanças chinês. A alta para o setor militar é maior que os gastos totais previstos para o orçamento do governo, de 9,5% em 2014.

Os gastos com Defesa do país já haviam subido 10% em 2013. A China é o segundo país que mais investe no setor depois dos EUA.

Em discurso na abertura do Congresso Nacional do Povo, em Pequim, o premiê da China, Li Keqiang, afirmou que o país continuará a fortalecer sua fronteira e defesas aérea e costeira. “Nós fortaleceremos de forma significativa a natureza revolucionária das forças armadas da China, modernizando e melhorado a sua performance”, afirmou Li. Segundo ele, a China também elevará as pesquisas na área de defesa nacional e desenvolverá novas tecnologias de ponta.

A modernização militar da China elevou a tensão na Ásia, já que desafia a supremacia dos EUA em mais de meio século de segurança na região. Ao mesmo tempo, Pequim tem sido assertivo em disputas territoriais pendentes há décadas com vizinhos. Em novembro, por exemplo, o país declarou zona aérea de defesa um pedaço do Mar da China onde estão localizadas ilhas disputadas com o Japão.

FONTE: Valor Econômico / Bloomberg

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lyw
Lyw
10 anos atrás

E nossos líderes, na contramão, fazem contigenciamento de um orçamento famigerado para as débeis Forças Armadas de uma das maiores economias do mundo!