carlgustav

O canhão sem recuo Carl Gustaf foi selecionado pelo US Army para equipar unidades de infantaria leve. O Carl Gustaf, designado M3 MAAWS nos EUA, já está em uso em 40 países inclusive o Exército Brasileiro e o Comando de Operações Especiais dos EUA.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Temos somente 130 destes, quando o mínimo necessário so pra infantaria seria de mais de 500 unidades.

Uma aquisição que o EB precisa fazer urgente, podendo té reduzir a dotação de 09 para 06 por unidade.

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Os EUA possuem armas pessoais individuais antitanques e de assalto efetivas até 500 metros:
M-72 (foguete)
M-141 (CSR)
M-136 (AT-4) (CSR)
M-203 (lançador de granadas)
M-32 (lançador de granadas)
XM-25 (lançador de granadas, efetiva até 750 metros)
O Carl Gustav M3 reutilizável vai preencher o gap que existe entre essas armas e o míssil Javelin, já que tem alcance efetivo de até 1300 metros.
O morteiro leve M224 tem alcance superior mas é de difícil aplicação na maioria das situações, seno o Carl Gustav mais prático e preciso.

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Bosco Parece-me que o M-141 e o AT-4 não sejam propriamente CSR, mas sim lança rojões, pois não tem culatra que permita o recarregamento e tem alma lisa (ainda que este ultimo critério não seja definitivo). Já o morteiro bate área e não ponto. Ja vi tiros muito precisos com morteiros bem inferiores de 60mm (o que usamos no EB) a 2000 metros, mas não são disparos efetivos ou confiáveis contra casamatas e posições de tiro abrigada como propicia o Carl Gustav ou propiciavam os M-18 e M-40, pois demandam vários ajustes a maioria das vezes e as granadas são… Read more »

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Colombelli, Como você sabe mais do que eu, foguete e CSR tem funcionamentos diferentes, e não tem, como você mesmo disse, nada a ver com ser reutilizável/recarregável ou descartável, ou ter alma lisa ou raiada, já que ambos os sistemas possuem exemplares descartáveis, reutilizáveis, com almas lisas e raiadas. As “bazucas” eram recarregáveis (tubo bem, não tinha culatra) e eram foguetes já o AT-4 é de tiro único e tem alma lisa e funciona baseado no princípio do CSR. No caso de armas dessa classe em particular (descartáveis ou semi-descartáveis) a diferença é só mesmo em termos tecnológicos de funcionamento… Read more »

aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

Colombelli e josebosco: boa tarde!

O Carl Gustaf (M1 e M2 -?-) possuia alma raiada.

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Aldo,
Com certeza.

Collombeli e Aldo,
Sem querer me alongar no assunto, e só de curiosidade, em relação ao princípio de funcionamento dos principais sistemas descartáveis em uso hoje em dia no Ocidente:

Baseado no princípio do foguete:
M-72
C-90
LAW-80
Apilas
SMAW/B-300 (semi-descartável)
Shipon
SRAW (Predator)
NLAW
AT-4CS (?)

Baseado no princípio do CSR
AT-4
M-141

Baseado no princípio da “contra-massa”:
Armbrust
PZF-3
Matador

Um abraço.

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Aldo, o Carl Gustav é alma raiada, mas este critério não é muito bom, pois há canhões de alma lisa e raiada. O melhor critério para se definir um canhão é a presença de culatra de recarregamento. Também não gosto do termo lança-rojão, mas reconheço que acresce certa precisão terminológica em vista dos canhões ( carl gustav, M-18, M40 e outros). As populares bazucas, ou seja o lança rojão 3.5′ e o 2.36′ estavam em uso no EB quando fiz a escola. Dispara-los era quase suicídio. Tinha que se pegar o rojão, efetuar a ligação de dois fios com os… Read more »

aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

Colombelli:

“Aldo, o Carl Gustav é alma raiada, mas este critério não é muito bom, pois há canhões de alma lisa e raiada”.

Certíssimo!

MAS a recíproca não é verdadeira, pois ao que me consta não há lança-rojão com tubo raiado, sendo o efeito giroscópico alcançado pelo acionamento de aletas no corpo do projétil, pode ser?

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Corretíssimo, so canhão pode ser raiado. Os lança rojões e lança foguetes usam aletas, normalmente expansivas. As do AT-4 são de alumínio, tenho guardado um pedaço de uma.

Os canhões sem recuo normalmente usam, inclusive, uma cinta de pré-raiamento no projétil, exigindo encaixe certo na culatra. É este recurso que permite que o tubo seja menos espesso que um cano de revolver ou pistola.

aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

Feito, che!

Um abraço.

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Interessante que antes do AT-4 (descartável, operando no modo CSR) o EB usava ou lança rojões (lança foguetes) reutilizáveis ou canhões sem recuo, também reutilizáveis. Ou seja, só usava armas antitanques recarregáveis, quer operassem pelo princípio da compensação do recuo pela ejeção dos gases, quer pelo princípio do motor foguete. Quando o EB adotou o AT-4, uma arma de tiro único, descartável, apesar de usar o método “CSR” resolveu que ele fazia parte da classe dos “lança-rojões”, apesar de definitivamente seu projétil não ser um “rojão”, que é um foguete (projétil autopropelido), e sim um projétil que é expelido pela… Read more »