sexta-feira, julho 30, 2021

Saab RBS 70NG

Retorno da União Soviética já é realidade política, diz presidente da Romênia

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.forte.jor.br
Editor da Revista Forças de Defesa

Na Crimeia, tropas da Rússia tomam a base naval ucraniana em Sebastapol e hasteiam bandeira russa

 

Multidão realiza passeta em apoio à anexação da Crimeia a Rússia com faixas que mostram o presidente russo Vladimir Putin na praça Vermelha em Moscou FOTO  Pavel Golovkin AP

Clipping  De acordo com o presidente da Romênia Traian Basescu, a invasão da Rússia à Geórgia em 2008 e a incorporação da península ucraniana da Crimeia ao território russo são exemplos de que a possibilidade de reconstituição da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) já é uma “realidade política”, declarou nesta quarta-feira (19/03).

“A ideia de restaurar a URSS é uma realidade política. E não digo para ofender a Rússia”, disse Basescu com cautela, já que seu país tem na Rússia como segundo maior parceiro econômico depois da UE (União Europeia). Para o presidente romeno, a guerra da Geórgia de 2008 e o resultado do referendo da península realizado no último domingo (16/03) “surpreenderam a UE”.

Ao lado do presidente da Moldávia, Nicolae Timofti, Basescu também alertou que há outro “sinal de alerta em relação à segurança na zona”. Segundo o chefe de Estado romeno, o parlamento russo vai debater amanhã o pedido de anexação da Transnístria – região moldávia pró-Moscou – ao território russo. “Não esperamos uma decisão positiva à Moldávia, mas espero que não seja pior do que aconteceu na Crimeia”, disse Timofti.

Na Crimeia, tropas russas ocuparam nesta quarta a sede naval ucraniana de Sebastopol, onde hastearam a bandeira russa. Mais cedo, os militares da Marinha de Kiev já haviam começado a deixar seu quartel-general na cidade litorânea. Ontem, um soldado ucraniano foi morto em um ataque contra uma base da Ucrânia na Crimeia. Em resposta, Kiev havia liberado o uso de armas militares contra forças russas. O franco-atirador supostamente responsável pelo disparo já foi identificado.

FONTE: OperaMundi

- Advertisement -

3 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
7 anos atrás

Essa Nova-URSS é na realidade uma Ursinha: uma petroditadura meio mafiosa que, na hora em que os tolos europeus pararem de lhe dar dinheiro, entra pelo cano e vira uma… Ucrânia!!!

Não é difícil quebrar a espinha da NURSS. Basta ter vontade política.

Sniper
Sniper
7 anos atrás

Caro Lord,

Seu pensamento é bem coerente no que tange a dependência da URSSINHA debutante em relaçao a UE… Mas questiono ao nobre, se até mesmo a eventual retaliaçao econômica europeia, nao serviria exatamente como combustível ao discurso legitimador para a incorporaçao de novos “espaços vitais”?
Pra mim, enquanto nao surgir um republicano de esporas nas botas pra dar um murro na mesa, essa suruba nervosa nao pára.

Abraços

Corsario137
Corsario137
7 anos atrás

Não é a toa que a Angela Merckel estabeleceu como prioridade de Estado a Alemnha ter independência energética de combustíveis fósseis até metade da década de 20. E se tratando de Alemanha, não tenho dúvida de que eles conseguirão.

A Rússia tá arranjando é um jeito dos EUA terem um bom motivo para cancelar o “sequestro” e começarem a investir pesado em Defesa novamente.

A Otan vai se espalhar como uma gripe pelo leste europeu.

Últimas Notícias

Rússia e China realizarão treinamento conjunto no exercício Zapad/Interaction 2021

A Rússia deve se juntar a um exercício militar no noroeste da China em agosto com o tema de...
- Advertisement -
- Advertisement -