Vladimir Putin diz ‘Espero não ter que fazer uso do direito de enviar tropas para Ucrânia’

10

ukraine-putin_2855251b

ClippingO presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse hoje que espera não ter que fazer uso do direito, aprovado em Março pelo Senado russo, de enviar tropas para a Ucrânia. “Confio muito em não ter que usar este direito e que com meios políticos e diplomáticos conseguiremos resolver estes graves, para não dizer gravíssimos problemas de hoje na Ucrânia”, afirmou Putin numa declaração ao vivo pela televisão no seu tradicional programa Linha Direta, no qual responde a perguntas dos cidadãos.

Putin respondia a uma pergunta sobre a possibilidade do envio de soldados russos para o sudeste da Ucrânia. Justamente hoje começaram em Genebra as negociações a quatro lados entre a Rússia, Estados Unidos, União Europeia e Ucrânia sobre a crise na região. No dia 1º de Março, o presidente pediu e recebeu do Senado autorização para o uso do exército em território da Ucrânia depois que os dirigentes pró-Rússia da Crimeia, anexada pela Rússia a 21 de Março, solicitaram ajuda militar a Moscou.

Putin afirmou que a chave para a solução da crise ucraniana é a garantia dos direitos dos cidadãos que falam russo no país, grande parte dos quais de etnia russa. “Não se trata de realizar um referendo sobre descentralização e federalização, e depois eleições, e seguidamente mudar o modelo de estado. Trata-se de garantir os direitos legais e os interesses dos russos e dos cidadãos que falam russo do sudeste da Ucrânia”, disse.

Putin lembrou que seis regiões do sudeste da Ucrânia (Kharkiv, Donetsk, Lugansk, Jerson, Odessa e Nikolayevsk) pertenciam ao império czarista até serem concedidas nos anos de 1920 pelas autoridades soviéticas ao país vizinho.

FONTE: Diário Digital

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério
Rogério
9 anos atrás

Só mais um idiota que pensa que é Deus e que vai viver p/ sempre e por isso toma atitudes que vão prejudicar a Rússia até bem depois de sua morte!

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
9 anos atrás

Isso. Se o Brasil invade o Paraguai, onde de fato houveram mortes de brasileiros com o agravante de o governo paraguaio fomentar as divergências entre brasileiros e paraguaios antes e durante o contencioso, seria duramente criticado e repreendido pela comunidade internacional de “direita” e de “esquerda”. Agora, quando a Rússia faz isso, cadê a internacional socialista? Cadê os membros do Foro de São Paulo? Cadê o PT? Cadê a nossa presidanta? Infelizmente, a esquerda internacional não sabe perder. Não engoliram a queda do muro. Ao contrário do que muitos “compraram”, o mundo está sim bipolarizado e quem mantém essa postura… Read more »

Soldat
Soldat
9 anos atrás

Putin

Ta CERTO e isso não tem nada a ver com esquerda e direita a Ucrânia é que tem que ficar quita no seu canto.

Mauricio R.
Mauricio R.
9 anos atrás

Ridículo, a Ucrânia é um país independente e soberanio e as leis da Russia não valem nada lá.
Esses russos étnicos que vivem em território da Ucrânia, estão sujeitos as leis locais e não a qualquer tipo de lei russa.
Se ao menos as forças armadas ucrânianas tivessem culhões e amor á Pátria, esses criminosos russos étnicos poderiam ser despachados de trem de volta a Russia, aonde o sr Putin poderia trata-los de acordo c/ as leis russas.
Se é que hás leis, no sentido ocidental da palavra, na Russia.

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Reinaldo, assino embaixo, um peso e uma medida. Não entrando no mérito de ele ter ou não direito à intervir (e não tem pelo direito internacional), mas que eu pagaria pra ver, pagaria. Iria dizer se fosse a OTAN ou os EUA: quer mandar tropas? experimenta, manda! Mandaremos também e se precisar iremos até o apertar do botãozinho vermelho. Isso ai está passando dos limites, está na hora de cortar as asinhas deste sujeito. Quem nasceu na Ucrânia é ucraniano e não russo. E a Russia não tem ingerência nenhuma nem direito nenhum sobre cidadãos de outro Estado fora das… Read more »

joao.filho
joao.filho
9 anos atrás

O Putin está certo. Não está fazendo mais do que defender os interesses da Rússia. Começando com a caida da URSS, os Estados Unidos e a OTAN continuaram a expandir cada dia mais a OTAN, levando a cabo uma estratégia de cerco, e se a Rússia não se cuidar daqui a pouco vai ter quartel da OTAN nos subúrbios de Moscow.

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

João, fazia um par de anos, mas um bom par, que a Russia não era vista como ameaça pela OTAN e a adesão de vários países do leste ao pacto se deu mais por vontade deles, querendo aproximação com o ocidente do que por estratégia de cerco. O inimigo dos EUA e da OTAN era e é a China. Mas com esta atitude estúpida, Putin volta a fazer da Russia o foco, e pior, agora cercada pelos dois lados. Isso é o que dá quando o ego fala mais que a inteligência. O desgaste sofrido pelos russos nem de longe… Read more »

paulsnows
paulsnows
9 anos atrás

Quando ainda existia a URSS, durante o governo de Gorbatchev, foi feito um acordo em que a URSS não interviria na separação do países do Pacto de Varsóvia e sua mudança de governo, se a OTAN não ocupasse o espaço, que os Russos sempre consideraram sua zona de influência. Quando a própria URSS se desfez, e Bóris Iéltsin assumiu e o caos começou, a OTAN se aproveitou do momento e se estendeu para vários ex-territórios do ex-Pacto e até da ex-URSS. Descumpriu o acordo. Os russos não gostaram (com Iéltsin isso se resolvia com suborno e vódka…) mas não podiam… Read more »

Vader
9 anos atrás

Reinaldo Deprera
17 de abril de 2014 at 14:46 #

Disse tudo, de novo.

Quanto ao Czar da Rússia, ele vai prejudicar o país por décadas. Nunca mais vizinho algum ou o Ocidente irá confiar em russo.

A Rússia deveria era querer ENTRAR na OTAN, e não combater contra ela.

Quem sai ganhando com essa confusão toda? A China Vermelha. Só.

juarezmartinez
juarezmartinez
9 anos atrás

Eu vinha comentado desde inicio da invasão da Crimeia que a Eurobanbilândia acha que vai parar o Putin na base da reunião e da conversa. Agora fud…., se entrarem na parte oriental da Ucrânia não vai ter meio termo, vai ser o prelúdio de Dantzig.
Bem feito para estes cagalhões e seus armamentos top bambi fabricados e operados a peso de ouro.
Vão ter que ir nos extoques e por seus Jaguar, F 1, Tornado e etc para voar…. para não ficarem sem dinheiro com as horas de voo dos Rafales, Typhoons e etc….

Grande abraço