Rússia acusa Ocidente de ressuscitar política da ‘Cortina de Ferro’

2
27fev2014-manifestantes-agitam-bandeiras-russas-na-regiao-da-crimeia-ucrania-a-policia-ucraniana-esta-em-alerta-depois-que-dezenas-de-homens-pro-russia-invadiram-e-tomaram-os-edificios

27fev2014-manifestantes-agitam-bandeiras-russas-na-regiao-da-crimeia-ucrania-a-policia-ucraniana-esta-em-alerta-depois-que-dezenas-de-homens-pro-russia-invadiram-e-tomaram-os-edificios

ClippingA Rússia acusou nesta terça-feira os países ocidentais, que anunciaram novas sanções contra Moscou, de ressuscitar a política da ‘Cortina de Ferro’ e levar a Ucrânia, no centro da disputa, a “um beco sem saída”.

As sanções afetam “nossas empresas e nossos setores de alta tecnologia”, declarou Serguei Riabkov, vice-ministro russo das Relações Exteriores. “É a volta do sistema criado em 1949, quando os países ocidentais baixaram a Cortina de Ferro, cortando o fornecimento de alta tecnologia para a União Soviética e outros países”, disse.

“É uma política absolutamente contraproducente, que leva a um beco sem saída a situação na Ucrânia, que já é crítica”, disse outro vice-chanceler russo, Grigori Karasin. A expressão Cortina de Ferro foi utilizada pelos ocidentais durante a Guerra Fria para denunciar a separação entre o leste e o oeste da Europa, instaurada pela União Soviética após o fim da Segunda Guerra Mundial.

A União Europeia (UE) divulgou nesta terça-feira uma nova lista de personalidades submetidas a sanções, que inclui nove dirigentes políticos e militares russos e seis líderes separatistas da Ucrânia. A UE acusa os citados de “ações que menosprezam ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia”. O general Valeri Guerasimov, comandante do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, e o diretor do Departamento Central de Inteligência Militar (GRU), Igor Sergun, estão na lista publicada no Diário Oficial da UE.

20abr2014---paramilitar-pro-russia-caminha-perto-de-ponto-de-controle-palco-de-tiroteio-durante-a-madrugada-deste-domingo-20-proximo-a-slaviansk-no-leste-da-ucrania-uma-testemunha-disse-a-reuters-1397986892582_1920x1080

A nova lista, que inclui os principais dirigentes russos envolvidos na anexação da Crimeia à Rússia, é adicionada a uma relação anterior de 33 nomes. Agora são 48 dirigentes russos ou ucranianos separatistas sancionados.Segundo fontes diplomáticas, a lista pode ser ampliada no caso de continuidade da crise na Ucrânia. Na segunda-feira, o governo dos Estados Unidos anunciou sanções contra sete autoridades russas e 17 empresas, todos considerados próximos ao presidente russo Vladimir Putin. O Canadá também adotou sanções contra dois bancos e nove dirigentes russos, enquanto o Japão negou vistos a 23 cidadãos russos, o que provocou a irritação de Moscou.

Os ocidentais acusam a Rússia de “jogar lenha na fogueira” na crise da Ucrânia e de realizar manobras militares suspeitas na fronteira. Segundo a Otan, a Rússia concentrou 40.000 militares na fronteira com a Ucrânia. Mas o ministro russo da Defensa, Serguei Choigu, voltou a afirmar que as forças do país não invadirão a Ucrânia, durante uma conversa telefônica com o secretário de Defesa americano, Chuck Hagel. Choigou também desmentiu as afirmações sobre a presença de grupos de sabotagem russos no sudeste da Ucrânia.

No leste da Ucrânia a situação permanece tensa. Militantes pró-Moscou assumiram na segunda-feira o controle da prefeitura de Kostiantinivka, cidade de 80.000 habitantes, e em Donetsk atacaram uma passeata de apoio ao governo pró-Ocidente de Kiev, um confronto que terminou com 15 feridos. O prefeito Kharkiv, cidade de 1,4 milhão de habitantes, Guenadi Kernes, gravemente ferido por um tiro, foi levado para Israel para receber tratamento. As forças pró-Rússia ocupam edifícios públicos, incluindo prefeituras, delegacias e prédios das forças de segurança, em mais de 10 cidades.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
10 anos atrás

Ah claro, rsrs… Foi o Ocidente que baixou a “Cortina de Ferro” na Europa de Leste, e não as tropas soviéticas estacionadas da Estônia à Albânia mesmo após QUATRO ANOS do término da Segunda Guerra Mundial… Russo canalha e mentiroso. Sua hora vai chegar, e quem vai mandar vocês para o saco vai ser o próprio povo russo, na hora em que a recessão por causa das sanções começar a bater no fundo das panelas do povão. Ou o Putin e seus comparsas de cosanostra deixam a Ucrânia em paz ou estarão com os dias contados. O povo russo já… Read more »

Soldat
Soldat
10 anos atrás

“prefeito Kharkiv, cidade de 1,4 milhão de habitantes, Guenadi Kernes, gravemente ferido por um tiro, foi levado para Israel para receber tratamento.”

Ta ai fiquei curioso o cara não é pro-russo o porque foi enviado para Israel?.

Estranho!!!!!!