Centro de Defesa Cibernética e Serpro assinam acordo de cooperação

1

serpro_pequena1

O Exército Brasileiro, por meio do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) assinaram nesta segunda-feira acordo de cooperação para troca de conhecimento em tecnologia da informação. O documento, firmado entre o chefe do CDCiber, general Paulo Sergio Melo de Carvalho, e o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, prevê treinamento de pessoal e intercâmbio de conhecimento nas áreas de defesa cibernética e processamento de dados.

Para o general Carvalho, o acordo é um grande avanço. “Nós agora estamos oficializando a parceria que já acontecia informalmente. Isso vai facilitar a nossa capacitação de recursos humanos.” Com relação à Copa do Mundo, o chefe do CDCiber explicou que o órgão está na fase final para as atividades do evento. “Recentemente, realizamos o último treinamento e a preparação dos destacamentos remotos de cibernética nas cidades-sedes”, contou.

Já o coordenador geral de Segurança da Informação do Serpro, Ulysses Alves Machado, disse que o órgão vai utilizar, caso seja preciso, toda a sua expertise para apoiar a Copa. “Faremos algumas visitas ao Centro e o nosso próprio serviço de respostas a ataques estará à disposição.” Após a assinatura do acordo, os dois dirigentes fizeram uma visita aos centros de Dados e de Comando do Serpro, onde receberam explicações sobre o monitoramento de informações.

No Centro de Comando são acompanhados cerca de 4.600 serviços de clientes do Serpro. A instituição foi responsável pela criação de importantes sistemas de informação da Administração Federal como CPF, Carteira Nacional de Habilitação, Renavam, Siafi, Imposto de Renda, entre outros.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Essa parceria com o Sepro seria para levantar e cruzar dados interno apenas? Como capitalizar isso para defesa de ataques externos?