Militares americanos vão deixar 21 instalações ‘menores’ na Europa

3

exercito-455674-5151db351360b

ClippingOs militares americanos vão se desfazer de 21 instalações consideradas inúteis em Alemanha, Itália e Dinamarca – principalmente áreas de recreação, um campo de tiro e vários prédios -, com o objetivo de economizar recursos, anunciou o Pentágono nesta sexta-feira. A economia pode chegar a 60 milhões de dólares por ano. “Nenhum desses ajustes afetará o número de homens mobilizados nem as capacidades militares. Os cortes vão permitir que o comando americano na Europa redirecione seus recursos para missões de alta prioridade”, afirmou em um comunicado o porta-voz do Pentágono, almirante John Kirby.

Esses “pequenos ajustes em estruturas menores e não operacionais” foram decididos no âmbito de uma auditoria abrangente realizada no início de 2013 sobre o conjunto de instalações e bases americanas na Europa, de acordo com o Departamento de Defesa.

No entanto, as principais recomendações dessa auditoria não serão implementadas imediatamente. O abandono das instalações não terá impacto sobre o número de tropas militares nos países da Otan, esclareceu o Departamento de Defesa, tomando o cuidado de deixar claro o seu compromisso na Europa em meio às tensões com a Rússia sobre a crise ucraniana.

“Não queremos que os europeus acreditem que nós iremos nos retirar da Europa, quando este não é o caso. Estamos comprometidos com a segurança da Europa”, assegurou à AFP um alto funcionário da defesa que não quis se identificar. Cerca de 67 mil soldados americanos estão atualmente na Europa, principalmente em Alemanha (40.000), Itália (11.000), Reino Unido (9.500), Espanha e Turquia. Entre as instalações militares que serão fechadas incluem um campo de tiro, um de golfe, um hotel e quartos para familiares de militares na Alemanha.

Na Alemanha, o Pentágono também vai abandonar instalações e equipamentos de rádio, cujas ondas podiam ser capturadas para além da “Cortina de Ferro” há décadas e que se tornaram “inúteis”, segundo o comunicado do Pentágono. Na Itália, os militares americanos vão deixar vários edifícios em Nápoles e uma área de lazer em Vicenza. Na Dinamarca e Grã-Bretanha deixará locais de armazenamento de de munição.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Soldat
Soldat
9 anos atrás

“Não queremos que os europeus acreditem que nós iremos nos retirar da Europa, quando este não é o caso. Estamos comprometidos com a segurança da Europa”, assegurou à AFP ”

Não sei disso não na Itália quase todo mês tem passeata pedindo o fechamento das bases.

Go Home Âmis…..

Vader
9 anos atrás

Eu também acho que os americanos deveriam fechar suas bases na Europa e se mandar pra casa. Deveriam deixar os Europeus se virarem um pouquinho, pra variar.

Infelizmente entretanto, os europeus estão mais preocupados com suas rusgas internas e com sua eterna desunião do que com sua segurança. Aí fica fácil pro ursinho pimpão tomar conta de tudo.

Não, os americanos não vão abandonar a Europa, pois sabem quanto custa reconquistá-la daqui a vinte anos.

Mas deveriam…

Ivan
Ivan
9 anos atrás

MiLord Vader,

Sugiro uma alteração no verbo:
Trocar “reconquistá-la” por “libertá-la”.

Na verdade os Yankees nunca conquistaram a Europa, pelo contrário, no século passado por mais de uma vez libertaram os povos da velha terra de um destino cruel e autoritário, nas mãos (ou garras) de regimes autoritários.

E se permaneceram em alguns países foi como tropa aliada, em comum acordo com os governos democráticos desses.

Neste século está alinhando o comércio norte-norte, com consequências muito positivas… para eles.
Enquanto o sul-sul…

Mas deixa p’ra lá…

Forte abraço,
Ivan, o Terrível.