Leopard 1

leopard_l1

Cidade da região Central busca aproveitar sua tradição militar para captar negócios dentro do segmento bélico

ClippingA cidade de Santa Maria, sede do Comando da 3ª Divisão de Exército, quer aproveitar a sua tradição militar para desenvolver negócios dentro do segmento bélico ou (como preferem chamar os empreendedores dessa área) de defesa. O superintendente executivo da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Diogo De Gregori, ressalta que a meta é desenvolver um polo desse setor no município.

Um dos fatores que sustenta essa perspectiva é a implantação do Centro de Desenvolvimento, Fabricação e Manutenção de Blindados da Krauss-Maffei Wegman (KMW). A construção do complexo da empresa alemã, fabricante dos blindados Leopard, já está em andamento. Segundo Gregori, a previsão é de que a unidade seja inaugurada até outubro deste ano. O dirigente comenta que o início das operações acontecerá a partir de um pavilhão destinado à manutenção dos blindados. Posteriormente, a planta se transformará em uma fábrica desses veículos e atendará a toda a América Latina. A KMW não divulga os valores envolvidos no empreendimento.

Outra iniciativa militar de interesse de Santa Maria é o Simulador de Apoio de Fogo (Safo), que será instalado no Campo de Instrução do Exército no município. Conforme o Ministério da Defesa, os simuladores são usados no adestramento dos oficiais, cadetes e praças da força terrestre. A ferramenta retrata de maneira fidedigna a realidade do terreno de combate – inclusive os fatores psicológicos, o desgaste físico e as alterações climáticas.

O Safo foi desenvolvido por indústrias brasileiras de defesa em parceria com a companhia espanhola Tecnobit. O simulador consiste em um software e funciona junto com maquinário operacional colocado em um ambiente desenvolvido especificamente para os exercícios militares. Os Safos funcionarão da seguinte forma: oito obuseiros (espécie de canhão de uso militar) adaptados com sensores de pontaria ficarão instalados no espaço do exercício. Neles, serão registradas informações dos tiros a serem desferidos de maneira simulada. Ao mesmo tempo, em outra sala, observadores com binóculos conferem em telas audiovisuais – parecidas com uma televisão – o percurso da bala após o disparo.

O passo seguinte, realizado pelos observadores, é fazer as correções de trajeto, a fim de melhorar a precisão do tiro. Esses dados são enviados a uma sala central – que fica também dentro da estrutura do simulador –, que transfere os dados de volta aos obuseiros e, assim, inicia-se outro ciclo. Cerca de 120 militares interagem com o simulador durante o exercício, que tem duração variável de acordo com ambientes reais de campos de tiro reproduzidos pelo software. Além disso, há nas simulações a participação de efetivo permanente de instrutores, monitores e auxiliares técnico-administrativos. Em Santa Maria, o término das obras do Safo está previsto para julho e as dependências ocuparão área de 4,5 mil metros quadrados. A unidade ficará subordinada ao Comando da 3ª Divisão de Exército. No total, foram investidos R$ 8,5 milhões em obras e equipamentos.
Seminário internacional vai divulgar oportunidades na área militar

Entre os dias 17 e 19 de novembro, Santa Maria realizará o seu primeiro seminário internacional de defesa. O superintendente executivo da Adesm, Diogo De Gregori, enfatiza que o objetivo é fazer a articulação entre entidades civis e militares para atuarem em parceria no setor de defesa e segurança.

“O que uma empresa precisa é ter mercado e estar próxima do cliente”, argumenta o dirigente. A cidade já recebeu a visita de representantes de companhias como a Indra, Tecnobit e CAE, entre outras. Gregori adianta que o desejo é que o governo do Estado insira o setor de defesa como área prioritária dentro da política industrial. Outra estratégia avaliada é fazer com que o parque tecnológico local torne-se provedor de soluções de defesa e segurança.

Santa Maria tem a vocação militar desde a sua origem, envolvida na demarcação de terras entre Portugal e Espanha. Ainda hoje, é possível perceber a forte presença do Exército e da Aeronáutica no local. Na base aérea da região, encontra-se o primeiro esquadrão de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) do Brasil.

Gregori salienta que Santa Maria é um município que verifica uma dependência muito grande do poder público. Em 2010, aproximadamente 40% do PIB da cidade (que chegou a cerca de R$ 3,7 bilhões) decorreram da universidade federal, das unidades militares e da prefeitura.

FONTE: Jornal do Comércio (RS)

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Soldat
Soldat
9 anos atrás

Boa noticia que venha mais empresas da Alemanha e Itália para ajudar no desenvolvimento bélico Brasileiro já que nossos irmão e camaradas Âmis não querem nos ajudar rsrsrs……