Após denúncia de espionagem, Alemanha expulsa chefe de serviço secreto dos EUA

3

Em resposta, Casa Branca não comentou suspeitas e apenas ressaltou ser ‘essencial’ manter ‘estreita’ cooperação bilateral

 

US President Barack Obama meets with Ger

Clipping  O governo alemão anunciou que expulsou nesta quinta-feira (10/07) o chefe norte-americano responsável pelos serviços secretos da embaixada dos EUA em Berlim, após suspeita de espionagem por parte dos norte-americanos na última semana no país europeu.

Efe
“A solicitação foi feita pelos meses que passaram sem respostas sobre as atividades dos serviços secretos dos EUA na Alemanha”, justificou o porta-voz da chancelaria alemã, Steffen Seibert.

[Câmera de vigilância no Ministério de Defesa alemão]

Para manter esse tipo de relação bilateral é “necessária a confiança mútua e a transparência”, o que Berlim “espera de seus parceiros mais próximos”, acrescentou Seibert.

Em resposta, a Casa Branca não comentou as suspeitas e apenas ressaltou que é “muito importante” que os Estados Unidos e a Alemanha continuem sua cooperação em todos os setores, apesar da decisão do governo de liderado por Angela Merkel.

“É essencial que a nossa estreita cooperação com nossos parceiros alemães prossiga em todos os domínios”, escreveu a embaixada norte-americana em comunicado.

Ontem, as autoridades alemãs anunciaram que estavam investigando uma nova suspeita de espionagem por parte de Washington e já haviam pedido a “retirada imediata dos funcionários da embaixada dos EUA envolvidos no caso”. Merkel – que já teve seu telefone grampeado pelos EUA – qualificou as denúncias de espionagem como “muito graves”.

De acordo com a imprensa alemã, o episódio seria ainda mais grave do que a descoberta de um agente duplo que trabalhava para a CIA e que foi preso na semana passada no país. O suspeito teria vendido 218 documentos por cerca de €25 mil para um serviço secreto norte-americano ao longo de dois anos de espionagem.

FONTE: Operamundi

FOTO: AFP

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Bastos
Rafael Bastos
9 anos atrás

Nunca na história daquele país ouve um desgoverno tão incompetente! (http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/americanos-apontam-obama-como-pior-presidente-desde-a-2a-gm) E pra piorar agora estão até mesmo conseguindo deteriorar uma relação sólida com um parceiro estratégico da mais alta importância. Merkel não fez mais do que a obrigação, o próximo passo é a expulsão definitiva das tropas americanas de seu terrítório.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás

Nem o Bush Filho conseguiria essa besteira.

Ribeiro
Ribeiro
9 anos atrás

A CIA e o Pentágono estão fazendo o que sempre fizeram, não só a Alemanha, mas em todos os locais onde eles tem interesse…
A diferença agora, é que por não gostarem do presidente, acontece “vazementos” e “denúncias” dos fatos, justamente para enfraquece-lo.