sexta-feira, dezembro 3, 2021

Saab RBS 70NG

Embaixador iraquiano diz que radicais têm material atômico

Destaques

857659

ClippingNEWSEm carta enviada para a ONU, diplomata afirma que insurgentes do Isil teriam tomado 40 quilos de compostos de urânio de universidade. Os insurgentes do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (Isil, na sigla em inglês) tomaram materiais radioativos usados para pesquisas científicas em uma universidade do norte iraquiano, onde o movimento radical sunita tem conquistado diversas localidades desde o dia 10.

A afirmação é do embaixador de Bagdá nas Nações Unidas, Mohamed Ali Alhakim em uma carta endereçada à ONU na qual o governo de seu país pede ajuda internacional para “impedir a ameaça” do uso do material nuclear “pelo terroristas no Iraque e no exterior”.

Aproximadamente 40 quilos de compostos de urânio eram mantidos na Universidade de Mossul, primeira cidade tomada pela ofensiva dos radicais, segundo a carta enviada por Alhakim ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, na terça-feira, obtida ontem pela agência Reuters.

“Grupos terroristas assumiram controle de material nuclear nas localidades que saíram do controle do Estado”, declarou o diplomata iraquiano, afirmando que as substâncias radioativas “podem ser usadas na fabricação de armas de destruição em massa”. Segundo o embaixador, “esses materiais nucleares, apesar das quantidades limitadas mencionadas, podem possibilitar os grupos terroristas – com a ajuda dos especialistas necessários – de usá-los em atos terroristas, separadamente ou em combinação com outros materiais”. Alhakim afirmou que existe o perigo de que as substâncias radioativas sejam contrabandeadas para fora do Iraque.

Uma fonte do governo americano familiarizada com o tema afirmou que é improvável que os materiais nucleares sejam urânio enriquecido – e, por esse motivo, seria difícil processar as substâncias para uso bélico.

FONTE: Estadão

- Advertisement -

2 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adam Foerster
7 anos atrás

Mesmo sendo urânio não-enriquecido não é possível usar para fazer uma bomba suja?

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
7 anos atrás

Não tem.

Tio David já teria tomado providências.

Últimas Notícias

Alltec apresenta suas inovações tecnológicas na 6ª Mostra BID Brasil

Alltec desenvolveu uma blindagem adicional do Guarani, veículo para transporte de tropas, do Exército Brasileiro A Alltec, empresa de Pesquisa...
- Advertisement -
- Advertisement -