EUA ajudarão África a estabelecer força de apoio às missões de paz

1

Obama

Obama disse que essa força poderá ser enviada rapidamente para apoiar missões lideradas pela ONU no continente

ClippingWashington – Os Estados Unidos ajudarão as nações da África a estabelecer uma força de resposta rápida para apoiar as Nações Unidas e a União de Nações Africanas em missões de paz, informou o presidente Barack Obama nesta quarta-feira (6/8).

No encerramento da cúpula de três dias com 50 países africanos, realizada em Washington, Obama disse que essa força poderá ser enviada rapidamente para apoiar missões lideradas pela ONU no continente. Obama explicou que o plano tem como objetivo “fortalecer nossa cooperação em matéria de segurança para enfrentar melhor ameaças comuns, como o terrorismo, ou o tráfico de seres humanos”.

“Estamos convidando países além da África para se unirem a nós em apoio a esse esforço, porque interessa a todo o mundo o êxito da manutenção da paz na África”, insistiu o presidente, em entrevista coletiva. Países como Quênia, Tunísia, Mali, Nigéria e Gana vão se beneficiar de um projeto que pretende garantir a segurança de países afetados, nos últimos anos, por conflitos com grupos islâmicos.

“Nós nos uniremos a seis países que demonstraram uma trajetória como mantenedores da paz”, declarou o presidente, citando Etiópia, Gana, Ruanda, Senegal, Tanzânia e Uganda. Obama disse ainda que os Estados Unidos também trabalham com os países africanos no desenvolvimento de uma “resposta rápida e de uma rede de resposta” para identificar crises emergentes.

FONTE: Correio Braziliense

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás

Não adianta, vai jogar dinheiro fora …..