PMSP usa pistola insegura, diz Ministério Público

20

pistola .40 avariada 1 - foto hardmod

Clipping  A Polícia Militar do Estado de São Paulo usa uma pistola, a Taurus calibre.40, que tem apresentado falhas, como disparos acidentais e até disparos sucessivos, sem controle, depois do primeiro tiro. O alerta é do Ministério Público Estadual(MPE) em Presidente Prudente. “Essa arma não é segura mesmo travada”, afirmou o promotor criminal Jurandir José dos Santos.

Santos não sugere de imediato a troca da arma e, sim, “a solução do problema”. “Essa pistola não dá segurança ao policial e à população. Se não houver uma solução, pode até se pensar na troca do fornecedor”, disse o promotor, que enviou ofício à Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O promotor lembrou que o acervo de 98 mil pistolas da PM foi revisado pela Forjas Taurus, fabricante das armas. “Só que não equacionou o problema mesmo após a revisão”, completou.

Peças

Algumas peças das pistolas foram substituídas pelo fabricante, segundo o Comando da Polícia Militar, em São Paulo, que confirmou a revisão. As falhas, no entanto, persistiram e algumas armas dispararam sem o manuseio do policial. Também houve disparos sucessivos depois do primeiro tiro.

O comando, por meio do Centro de Comunicação Social, disse que as armas que apresentaram defeitos foram recolhidas e substituídas. Ainda de acordo com o comando, a fábrica se comprometeu em solucionar o problema e que espera um “relatório final e conclusivo”.

Reconstituição

Nesta quarta-feira, 20, será realizada, em Presidente Prudente, a reconstituição do crime que vitimou a atriz Luana Barbosa no dia 27 de junho. Ela levou um tiro do cabo Marcelo Coelho em uma blitz de trânsito. Ele usava uma pistola calibre.40 e, em sua defesa, alegou que o disparo foi acidental.

evolucao das armas da PMSP

FONTE: Estadão, via UOL

FOTO: Fórum hardmob

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
9 anos atrás

É, com certeza você está certo Poggio. Mas daí a comprar pistola de fora…não né.

Pistola tem que ser nacional. Duvido que não tem pessoal capacitado para fazer uma pistola com os requerimentos da polícia.

A resolução desse problema não pode passar pela importação desse tipo de armamento por questão de segurança nacional.

Quem se arriscará a abrir um negócio desses aqui no Brasil se o cliente de casa comprar de fora?

Se fizerem um bom contrato, a Taurus ou outra, terá que garantir os requerimentos sob pena de ficar com o prejuízo.

Save Ferris!

Rafael Bastos
Rafael Bastos
9 anos atrás

Discordo Reinaldo, uma vez que a Policia Federal usa Glock com louvor porque as outras corporações policiais também não podem usar? E sinceramente não vejo risco algum em relação à segurança nacional colocar a Taurus contra a parede para que faça armas leves melhores. Desculpe-me, mas esse pensamento protecionista em minha opinião só faz com que os produtos nacionais sejam obsoletos e de má qualidade se comparados aos produzidos fora do país, uma vez que o fabricante sabe que não importa o quão ruim seja seu produto ele assim mesmo será comprado. E por último a policia não merece trabalhar… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás

Caro Poggio

bela postagem, mais perfeito impossível.

Abs

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás

Reinaldo Deprera Com todo respeito, não sei se tu és militar ou policial, mas tuas afirmações são descabidas. USA utiliza em larga escala a Glock. Atirei em estande, fiz manuseio, pista etc …. É tudo isso que o Cel Giraldi afirmou e mais: coloca o usuário em postura/comportamento psicológico superior dada as qualidades e características da pistola. No semi-auto a cadência parece uma sub INA da década de 60/70, essa cadência impunha respeito. Amigos PMSP demonstraram essa m#rd@, Jesus ….. só por Deus como se fala na linguagem popular. O terceiro tiro da policial militar (feminina) que vitimou o senhor… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás

http://www.cabosesoldados.com.br/

Já deveriam ter acionado o MP e a Justiça.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás
Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
9 anos atrás

Bom dia. De fato não trabalho com defesa. Minha opinião não foi técnica e nem econômica, foi política. Cabe aqui uma pequena explicação antes de voltar ao assunto. Apesar de ser liberal, conservo um tiquinho de conservadorismo no que tange a justiça, a defesa e alguns aspectos sociais. Para mim, o Estado tem que ser mínimo, com raríssimas exceções. A mais importante delas é a defesa – alias, esse tipo de pensamento já tá virando consenso até entre aqueles que sonhavam com a extinção do Estado. Voltando. Na minha visão, o Brasil é um país com democracia razoavelmente frágil. As… Read more »

ernani
ernani
9 anos atrás

Companheiros:

Sou policial e uso a .40 da Taurus. Aqui no RJ, a Taurus fez recall nas pistolas para corrigir defeito em alguns lotes que poderiam causar incidentes de tiro.

Quanto as Glock, participando da INTESEG, visitei o stand da fabricante e estavam cobrando R$3.000,00, por uma pistola cal. 380.

ernani
ernani
9 anos atrás

Complementando, a .40 da Glock não estava disponível para venda na época (há cerca de 4 anos atrás).

Blackhawk
Blackhawk
9 anos atrás
Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
9 anos atrás

Esse offtopic do Blackhawk merece post. Se confirmado o feito das FA ucranianas, a ONU, a UE e os EUA não terão mais desculpas para não intervirem diretamente no conflito.

M@K
M@K
9 anos atrás

Sempre tive meu pé atrás com certos produtos bélicos brasileiros…hehe

Mayuan
Mayuan
9 anos atrás

Duvido que a Glock não instalasse no Brasil uma linha de produção se tivesse garantias de que isso seria rentável pra ela. Algum tempo atrás, se não me engano o famoso atirador e depois lobista Tatai não estava tentando emplacar justamente isso? Se oferecesse preço e fabricação nacional ganharia a parada na maioria das licitações. Qual será o tamanho do mercado para abastecer as PMs e PCs Brasil afora? Por outro lado, a Taurus só não resolve esse problema porque não quer. Duvido que a qualidade das 24/7 vendidas no mercado americano seja a mesma daqui. Se o Estado fosse… Read more »

M@K
M@K
9 anos atrás

Sobre as falhas nas pistolas Taurus, espero que as outras polícias dos outros Estados também realizem o “recall” , que aparentemente só foi detectado em São Paulo. Sou policial há mais de 15 anos e tive a sorte de nunca ter uma pistola Taurus falhado em minas mãos…sorte porque pistola é um instrumento mecânico de certa forma complexo (meu velho pai que também era policial dizia que a melhor arma era o revólver e que a pistola havia a probabilidade de falhas…bem, opinião de um veterano do século passado…hehehe). Mas falhas não são exclusividade da Taurus, que aparentemente possui produtos… Read more »

Leonardo AP
Leonardo AP
9 anos atrás

Acho meio esquisito esse negócio das falhas das pistolas Taurus aqui no Brasil. A fábrica da onde sai as pistolas daqui é a mesma de onde sai as que vão para os USA. Por que as pistolas de lá não falham como as daqui ? Não me parece razoável supor que existe um controle de qualidade diferenciado para os dois mercados. Se as pistolas falhassem lá o que falham aqui, a Taurus já teria sido banida de lá a muito tempo. Alguém já se perguntou se o motivo pode ser o uso de munição ruim ?

Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

Ah! Então tá explicado porque as polícias brasileiras matam tanta gente.

Rafael Bastos
Rafael Bastos
9 anos atrás

Fiz uma pesquisa em alguns fóruns de atiradores americanos e a maioria deles reclamam da qualidade e da quantidade de defeitos dos produtos da Taurus e muitos ainda disseram que preferem pagar 100 ou 200 dólares a mais em um produto idêntico da smith & wesson e isso falando de revolveres que deveriam ser o forte da empresa!

eparro
eparro
9 anos atrás

E por que não se normaliza a produção destas armas? Por que não se exige padrão de qualidade e de inovação dos produtores que aqui estão? Por que não se fiscaliza o suposto cartel destas indústrias?

Aliás, por que sempre que se encontra alguma coisa errada por aqui, em vez de corrigir-se o erro a primeira alternativa é buscar-se uma solução melhor e certamente estrangeira?

Ora, é certo que com o mercado cativo não há evolução. Entretanto, com o mercado totalmente aberto, não haverá evolução também.

DDDCJR
DDDCJR
6 anos atrás

Ouvi está semana na CBN de SP que PMSP estava licitando novamente as 5.000 pistolas para as tropas de elite e ocorreria nesta sexta 15/12/2017. Não encontrei nenhuma informação na net. Alguém sabe como ficou?