‘Estado Islâmico (EI) foi criado por Estados Unidos, Israel e Reino Unido’

17

Ali Khamenei

ClippingKhamenei afirmou que “Estados Unidos, o sionismo (Israel) e o profissional especialista divisionista, o maléfico governo do Reino Unido, criaram a rede terrorista Al-Qaeda e o EI para causar divisão e lutar “contra a República Islâmica”, mas que estes grupos agora se voltaram contra eles.

O Líder supremo do Irã, Ali Khamenei, acusou nesta segunda-feira Estados Unidos, Israel e Reino Unido de terem criado o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) para causar uma divisão entre os muçulmanos e despistá-los de seus principais inimigos.

Khamenei disse que “Estados Unidos, o sionismo (Israel) e o profissional especialista divisionista, o maléfico governo do Reino Unido, depois da vitória da revolução, aumentaram seus esforços para criar divisão entre os muçulmanos e despistar a mentalidade dos xiitas e sunitas de seus principais inimigos”, informou a agência local iraniana de notícias “Isna”.

Neste discurso dirigido ao público, o primeiro após sua operação da próstata em meados de setembro, Khamenei afirmou que estes países criaram a rede terrorista Al-Qaeda e o EI para causar divisão e lutar “contra a República Islâmica”, mas que estes grupos agora se voltaram contra eles.

Os EUA e seus aliados, com a desculpa de lutar contra EI, “mais que buscar o modo de destruir o germe desta corrente, tentam semear divisão e inimizade entre os muçulmanos”, disse o líder supremo iraniano no véspera de uma nova rodada de negociações nucleares que começará amanhã em Viena.

Khamenei pediu aos muçulmanos sunitas e xiitas a “estar conscientes de que o verdadeiro e principal inimigo do islã e os muçulmanos são as políticas americano-sionistas”.

No dia 15 de setembro, após sair do hospital, em entrevista concedida ao canal de notícias nacional iraniano, Khamenei informou que seu país tinha rejeitado a proposta dos Estados Unidos de participar da coalizão internacional que luta contra o EI.

Segundo o líder supremo, o motivo da recusa iraniana foi que o objetivo dos Estados Unidos em lutar contra o EI “é manter sua presença militar na região”.

Apesar da posição de Washington e Teerã contra o Estado Islâmico poder ter pontos em comum, ambos estão muito afastados em suas posturas sobre a Síria, onde os EUA apoiam a oposição ao presidente Bashar al Assad, enquanto o Irã é o principal suporte do regime.

Reino Unido e o Irã pactuaram neste ano reabrir a embaixada britânica em Teerã, que permanece fechada desde sua tomada por estudantes islâmicos em 2011, mas a missão diplomática ainda segue fechada.

FONTE: EFE/Terra

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M
Antonio M
9 anos atrás

“…após sua operação da próstata …”

Engraçado como esses líderes espirituais iluminados, donos da verdade, abençoados etc precisam recorrer a métodos que não são exatamente criações divinas e ainda, criadas por homens ocidentais, essa parte lixo do mundo.

Será que contaram isso para ele ?!?!? Ou a doença dele foi algum tipo de “sabotagem” feitas por esses homens maus que só pode se revertida pelos mesmos métodos de quem a criou ?!?!?!?!?

Augusto
Augusto
9 anos atrás

É incrível que exista pessoas dispostas a dar ouvidos a um lunático desses.

Augusto
Augusto
9 anos atrás

*existam

Carlos Soares
Carlos Soares
9 anos atrás

http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,exercito-turco-bombardeia-posicoes-da-guerrilha-curda-pkk,1576647

A Turquia se mexendo, acho que ela vai errar o alvo de vez e quando e acertar os os dois, Curdos e EI/ISIS.

Carlos Soares
Carlos Soares
9 anos atrás

Antonio M

Mais uma vez a culpa é do Judeu …… ops …. duas vezes, a doença também deve ser culpa do Judeu (rs).

Por isso os dois Sub’s que lançam um certo míssil e mais o Jericó 5 são importantes, eles falam …. mas ficam na miúda.

Oganza
Oganza
9 anos atrás

“…profissional especialista divisionista, o maléfico governo do Reino Unido…” – Adorei o adjetivo, ninguém pode alegar que eles não são criativos kkkk Por vezes me pego pensando o que estará escrito nos livros de história daqui a 200 anos sobre essa nossa era de Radicais Religiosos Vs Estados Neo-liberais Vs Republiquetas Banarnias Vs Pequenos Estados que fazem o dever de ksa. Me pergunto tb se os Jihadistas não estão para o nosso tempo, assim como os “Bárbaros” (Vândalos, Godos, Visigodos, etc) estavam para o Império Romano? Tem horas que eu penso que o mundo polarizado da Guerra Fria era mais… Read more »

MAD DOG
MAD DOG
9 anos atrás

O pior de tudo é que o nosso GF os apoia!!!

… Em discurso na ONU! Lamentável.

juarezmartinez
juarezmartinez
9 anos atrás

Se Deus quiser, e ele há de querer, tão somente até o dia 26 de outubro, depois vamos tomar vergonha na cara, e da ruma de país sério, que pensa grande, qu quer deixar de ser anão diplomático e marcar um encontro do malucos beleza do El com ST, e chafurdar…..

Grande abraço

Carlos Soares
Carlos Soares
9 anos atrás

“Tem horas que eu penso que o mundo polarizado da Guerra Fria era mais simples e mais tranquilo. Todo mundo sabia quem era o inimigo, bastava escolher um lado.”

kkkkk rsrsrsrs essa é muito boa Oganza.

Mas a culpa dessa distensão é do ………….. Judeu (rs).

Iväny Junior
9 anos atrás

Eu preferiria que banânia fosse colônia de Israel a ser aliado do iran.

MAD DOG
MAD DOG
9 anos atrás

É vero, Oganza!

Na época da guerra fria era mais fácil, ou OTAN ou União Soviética… rsrsrs

Hoje parece um balaio de gato!!!

Aqui na AS, os frustrados ex-guerrilheiros, querendo renascer o comunismo, por meio do bolivarianismo, no Oriente Médio, EI, Al qaeda, e por ai vai…

Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

Mesmo que seja verdade, fato é que deram limões aos EUA, RU e Israel e aí o resultado foi uma limonada.
Lá como cá, gostam de culpar os outros por suas mazelas. No máximo o Ocidente é a azeitona da coxinha, mas é sempre culpado pela ressaca do dia seguinte.

Carlos Soares
Carlos Soares
9 anos atrás

1000% Bosco.

Vader
9 anos atrás

Esse diabo não morre mais não é?

Soldat
Soldat
9 anos atrás

Turquia bombardeia curdos!!!!!

Bom sendo aliado dos Âmis até que ponto o Ira esta errado?????

Alguém criou o monstro resta a comunidade international destruí-los ou não!

cristiano.gr
cristiano.gr
9 anos atrás

Dar pitacos baseados em informação de Jornal Nacional, CNN ou revistas nacionais, e, a partir destes, tomar partido é irresponsabilidade e falta de conhecimento. Os povos do Oriente Médio têm uma cultura muito beligerante e são manipulados por seus inimigos por isso e para isso. E as razões para todos os conflitos nessa região são apenas dois: PETRÓLEO e o DOMO DA ROCHA O primeiro todos sabem. O segundo e mais importante refere-se ao templo muçulmano erguido em Jerusalém na época em que a cidade era governada pelos muçulmanos. A mesquita foi erguida no exato local do templo de Salomão… Read more »