Escola Superior de Guerra forma 52 especialistas em Política e Estratégia de Defesa

0

esg_inter2csupe

A Escola Superior de Guerra (ESG) – instituto de altos estudos vinculado ao Ministério da Defesa – diplomou nesta quinta-feira 52 especialistas que concluíram o Curso Superior de Política e Estratégia (CSUPE 2014 ). O curso, que está em sua quarta edição, tem por objetivo proporcionar conhecimentos para a macroanálise das conjunturas e cenários nacional e internacional, possibilitando avaliações de políticas e estratégias na área de Defesa.

Em cerimonia, realizada no auditório do edifício-sede do Ministério da Defesa, os 52 ‘estagiários’ – como são tradicionalmente chamados os alunos da ESG – receberam os diplomas e certificados do curso das mãos do comandante da escola, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; do diretor do campus Brasília, brigadeiro Delano Teixeira Menezes; e do coordenador do curso, coronel da reserva Paulo Roberto. O pastor Francisco Dias Filho (foto acima), um dos participantes do curso, foi escolhido como o orador da Turma Cruzeiro do Sul. Em um discurso carregado de emoção, o pastor proferiu palavras aos pares e professores, ressaltando valores morais, éticos e de patriotismo em prol da construção e do desenvolvimento do país.

O orador da turma também destacou o representativo papel que os recentes diplomados podem dar à nação em diversas áreas dos poderes público federal, estadual e municipal. “Seremos interlocutores, não só no aparelhamento das Forças Armadas, mas também na capacitação e valorização da tropa”, disse. Francisco ainda lembrou das viagens que foram realizadas pelos participantes do curso à instalações militares e também às indústrias de defesa, etapa do curso destinada à mostrar a grandeza do Brasil e suas riquezas naturais e econômicas. O participante destacou a visita feita ao 5º Pelotão de Fronteira, em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. “Os bravos jovens militares não estão sós nesta batalha. Não somos espectadores, seremos seus embaixadores, em defesa da nossa soberania nacional”, afirmou.

O curso

O CSUPE 2014 teve duração de doze semanas, e era composto por integrantes da Alta Administração Federal. Ao longo dos estudos, foram abordadas disciplinas sobre estrutura, recursos e indústria de defesa, por exemplo.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments