anao-diplomatico

Na Era PT, definitivamente os interesses superiores do país deixaram de orientar nossa política externa. Cederam a vez à ideologia pessoal do governante da ocasião

Ricardo Noblat

ClippingQue alma corajosa se oferece para aconselhar a presidente Dilma a renovar seu vocabulário, começando por descartar lugares comuns do tipo “Não ficará pedra sobre pedra” e “Doa em quem doer”?

Lugares comuns arranham os ouvidos. E com frequência se voltam contra os que gostam de usá-los. Um exemplo? “Não ficará pedra sobre pedra” da política externa brasileira depois da passagem de Dilma pelo poder.

Forcei a barra? Tentarei ser mais justo: não ficará pedra sobre pedra da política externa brasileira depois da passagem de Lula e Dilma pelo poder. Melhor assim?

Este gigante econômico e cultural, chamado de “anão diplomático” em julho do ano passado pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, sempre contou com uma das diplomacias mais respeitadas e bem-sucedidas do mundo.

Há farto conhecimento adquirido com aplicação e afinco. Relativa grandeza. E coerência política secular.
Tamanho patrimônio, infelizmente, repousa, hoje, quase esquecido nos subterrâneos do Itamaraty.

O retrato de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, ainda enfeita paredes de gabinetes acarpetados. Mas como dói observá-lo.

Na semana passada, com muitos quilos a menos, mas sem ter perdido um grama de arrogância, Dilma emergiu do carnaval disposta a ocupar por todos os meios o espaço que a mídia costuma lhe oferecer com generosidade.

E assim foi. Sem pejo, remeteu ao governo Fernando Henrique Cardoso a origem da roubalheira na Petrobras, que só se tornou sistêmica a partir de 2003.
E como se não bastasse tal agressão à verdade, resolveu brigar com um país situado do outro lado do mundo – a República da Indonésia, um arquipélago com mais de 17 mil ilhas.

No momento, a Indonésia deveria ser o último país com quem o Brasil almejasse a arranjar briga. Ali, em 17 de janeiro último, o brasileiro Marcos Archer, um traficante de drogas, foi executado a tiros.

Archer havia sido preso há 10 anos, julgado e condenado à morte. A legislação da Indonésia contra a droga é uma mais rígidas do mundo.
Dilma empenhou-se em salvar a vida de Archer. Reagiu à sua morte chamando de volta o embaixador do Brasil por lá.

Era tudo o que não deveria ter feito – afinal, há outro brasileiro na Indonésia condenado à morte por tráfico de droga.
Se havia uma tênue esperança de que à diplomacia fosse possível evitar um segundo fuzilamento, ela se dissipou com outra decisão desastrosa tomada por Dilma na última sexta-feira.

Novos embaixadores de outros países estavam reunidos no Palácio do Planalto para apresentar suas credenciais a Dilma. Pela ordem, o primeiro deles seria o embaixador da Indonésia.

Uma vez cumprido o rito, o embaixador desceria a majestosa rampa do palácio, entraria no seu carro e iria embora. Não foi o que aconteceu.
No último minuto, o ministro das Relações Exteriores do Brasil chamou o embaixador para uma conversa a sós. Comunicou que Dilma não receberia mais suas credenciais.

O embaixador saiu humilhado pela lateral do palácio. A Indonésia foi humilhada na figura dele. E para quê? Para quê?
Para Dilma parecer forte e aguerrida aos olhos dos seus governados? Pareceu estabanada, como sempre. Imprudente. Adepta de jogadas vagabundas de marketing.

Saca o Estado Islâmico – aqueles loucos que degolam e incineram pessoas?
Pois é: Dilma já recomendou que se dialogasse com eles.

A Venezuela deixou de ser uma democracia há muito tempo. Para fazer parte do Mercosul, um país tem que ser democrático.

Dilma faz de conta que ainda existe uma democracia na Venezuela, onde o governo prende e arrebenta a oposição e libera o Exército para que reprima manifestações à bala.

Na guerra entre judeus e palestinos, Dilma tomou partido dos últimos. E para que não restem dúvidas sobre isso, no ano passado chamou de volta o embaixador do Brasil em Israel.

O Congresso do Paraguai depôs em junto de 2012 o presidente da República Fernando Lugo. Aí o Brasil juntou-se à Argentina e à Venezuela para suspender o Paraguai do Mercosul.

Seis anos antes, na Bolívia, o presidente Evo Morales usou o exército para ocupar as instalações da Petrobras no país depois de ter nacionalizado a exploração de petróleo e gás.

Mais tarde, dobrou o preço do gás vendido ao Brasil. O então presidente Lula nada fez. “Queriam que eu invadisse a Bolívia?”, debochou como de hábito.
Na Era PT, definitivamente os interesses superiores do país deixaram de orientar nossa política externa. Cederam a vez à ideologia pessoal do governante da ocasião.
Pobre barão do Rio Branco. Pobres de nós.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wellington Góes
Wellington Góes
9 anos atrás

A Dilma é uma Anta Diplomática, compra brigas diplomáticas sem sentido, afora o fato propor alguns absurdos fora da realidade.

Comprar briga com a Indonésia por causa de traficantes irresponsáveis?! Propor diálogo com extremistas religiosos?! Só estes dois fatos são atestados de miopia diplomática.

Sou contra qualquer alinhamento automático com este ou aquele país, por ideologia mais a esquerda, ou mais a direita do espectro ideológico, mas também sou contra à incoerências de princípios.

Até mais!!! 😉

Rafael M. F.
Rafael M. F.
9 anos atrás

Enquanto isso, a China vai estendendo seus tentáculos na África com empréstimos, investimentos em infra e bases navais.

E o que a diplomacia bunda do Itamaraty de Marco Aurélio Garcia e Samuel Pinheiro Guimarães conseguiu? O que Maria ganhou no mato.

Esses anões morais envergonham uma instituição com uma reputação que remonta os tempos do Império e que já teve homens do calibre de Joaquim Nabuco, Barão do Rio Branco, Lauro Müller, Oswaldo Aranha, Santiago Dantas.

alexandre
alexandre
9 anos atrás

Realmente nossa diplomacia anda muito mal das pernas. E pensar que o governo almeja assento no Conselho de Segurança da ONU. Infelizmente as questões políticas acabam atrapalhando o lado técnico da diplomacia. Sabemos que o concurso de admissão à carreira diplomática é um dos mais árduos. É a velha máxima, quando o técnico e o político se juntam, um deles sempre sai perdendo, e em 99% dos casos é o lado técnico.

Augusto
Augusto
9 anos atrás

Deixo aqui apenas uma de tantas falas que nos permitem fazer um diagnóstico do nível de preparo intelectual/cultural da pessoa que ocupa a chefia do poder executivo brasileiro: “Ontem eu disse pro presidente Obama, que… era claro que ele sabia… que depois que a pasta de dente sai do dentifrício… ela dificilmente volta pa dentro do dentifrício, então que a gente tinha de levar isso em conta, e ele me disse, me respondeu, que ele faria todo esforço político para que essa pasta de dente pelo menos não ficasse solta por aí e voltasse uma parte pra dentro da… do…… Read more »

Pangloss
Pangloss
9 anos atrás

As matérias que tratavam do ignominioso tratamento dado ao Embaixador da Indonésia eram ilustradas por fotos em que o MAG aparecia como papagaio-de-pirata da Dilma Roubeff.

Cabe indagar: qual o cargo que esse verme repugnante ocupa no governo (que sequer merece ser chamado de governo)?

Por que, exercendo tamanha influência nos destinos de nossa política exterior, ele não é logo nomeado para o MRE?

Dilmas com quem andas, que te Dirceu quem és.

Wagner
Wagner
9 anos atrás

ps: muito legal seu avatar, alexandre !!

Oganza
Oganza
9 anos atrás

Nunca esqueçam que o PT é um projeto de poder orquestrados por Lula, Dirceu, MAG, Genuino e todos os seus Tenentes… Dilma é um Tenente e apenas isso… ela nunca teve e nunca terá neurônios para sentar a mesa com esses ai de cima… ela só estava lá disponível e fiel, como qualquer Tenente. Eles criaram uma máquina extremamente eficiente e lubrificada… conseguiram penetrar nos confins do País… ainda vamos conviver com essa corja pelos próximos 50 anos se não for feito nada de substancial contra essa gente. Eles são os piores assassinos que existem… eles Assassinaram o Futuro. Serão… Read more »

Augusto
Augusto
9 anos atrás

Vejam o resultado da cretinice diplomática do governo PeTralha: a presidentA incompetentA foi defender traficante e o país começa a pagar por seu amadorismo. A Indonésia está reconsiderando a compra dos Super Tucanos.

http://www.thejakartapost.com/news/2015/02/23/ri-reconsidering-purchase-brazilian-tucanos.html

Augusto
Augusto
9 anos atrás

E que a Avibrás coloque suas barbas de molho… vamos saudar a inteligência da gerentona Mãe do PAC!

Antonio M
Antonio M
9 anos atrás

E se um ex-presidente conseguir seu terceiro mandato em 2018, estaremos firmemente caminhando à “promoção” para ameba diplomática ….

Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

Cinquenta mil compatriotas são assassinados por ano no Brasil, uma grande parte por agentes públicos responsáveis por preservar a lei, e a grande maioria sem ter cometido nenhum crime, e ela nunca, nunca, se dispôs a falar um minuto sobre esse tema em rede nacional.

tadeumar
tadeumar
9 anos atrás

As poucas vezes que eu vi a Dilma falar, me causaram arrepios. Seu vocabulario e linguagem corporal, nao sao a de uma mulher culta, feminina e muito menos sofisticada. Ela se parece mais a uma petista de uma fabrica qualquer do pais. Ela e totalmente despreparada para ocupar o cargo de Presidenta da Repubica. Quando ela veio a Boston, ela foi convidada de honra do gonvernador de Massachusetts….ate ai tudo bem. Mas quando ela compareceu na Havard, para uma audiencia com academicos e o publico em geral, foi a primeira vez que eu vi a presidenta falar….foi decepcionante. Ja nao… Read more »

tadeumar
tadeumar
9 anos atrás

Eu quero fazer uma pergunta para o Augusto:

Essa conversa do dentifricio e verdade???? kkkkkkk…

Cara…faz muito tempo que eu nao rio tanto. kkkk…

Valeu Augusto….pelo menos a presidenta serve para alguma coisa…..kkkkkk.

Augusto
Augusto
9 anos atrás

Olá, tadeumar

Veja você mesmo: https://www.youtube.com/watch?v=6WVCZK0JDf0

Vader
9 anos atrás

Boechat pega muito de leve…

tadeumar
tadeumar
9 anos atrás

Augusto,

Valeu…..foram muitas gargalhadas…..obrigado.

A mentecapta presidenta e uma vergonha nacional.

Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

Augusto e Tadeu,
Se em português, que é o idioma pátrio da presidente, essa conversa de dentifrício ficou desse jeito, praticamente ininteligível, imagina em inglês, que ela domina menos ainda que o “portchuga”.
O Obama deve ter achado que foi uma cantada.comment image

tadeumar
tadeumar
9 anos atrás

Caro joseboscojr.

Imagina o trabalho dificil que o intrepete teve que fazer para que o Obama pudesse entender a analogia “dentificia ” da presidenta…kkkkkkk.

Ainda bem que ela nao usou outra analogia mais pesada do tipo: depois que o esperma sai do penis, nao tem com botar o esperma de volta para o penis.

Ai sim o Obama ia pensar que era uma cantada da menopausica preidenta brasileira.

Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

O dentifrício pode se apresentar de várias formas: gel, creme, pasta, pó e líquido.

Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

rsrssssss
Tadinha!!!

Kojak
Kojak
9 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=Xq47ePWPM-g

kkkkkkkk rsrsrsrsrsrs

E ela fez Economia, economia do Português (rs) !

Requena
Requena
9 anos atrás

“O incêndio já começou… estão queimando o Reino para reinarem sobre as cinzas… isso é a vitória para eles, esse é o Grande Prêmio.”

O pior Oganza é que você tem razão.
Que triste isso cara…

Marcos
Marcos
9 anos atrás

Hoje os Camisas Vermelham desceram a mão na população que protestava contra a roubalheira.