Exército Brasileiro vai usar blindado Guarani na fronteira

13

Guarani

O novo veículo blindado do Exército Brasileiro será utilizado no combate ao crime organizado na faixa de fronteira

ClippingO novo veículo blindado do Exército Brasileiro que será utilizado no combate ao crime organizado na faixa de fronteira, em Mato Grosso do Sul foi apresentado nesta terça-feira. A cerimônia militar de lançamento Blindado Guarani – nome do veículo – aconteceu em Dourados-MS.
O veículo foi entregue à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, organização que recebeu o projeto piloto de implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), lançado em novembro de 2014, informou a assessoria de comunicação do Comando Militar do Oeste.

“Isso mostra que temos um trabalho de integração e o Sisfron pode ajudar na segurança de nossas fronteiras”, avaliou o governador Reinaldo Azambuja, que esteve presente no evento.

Integrando uma frota de veículos blindados que o Exército está produzindo pelo Sisfron, o Blindado Guarani é um carro de combate anfíbio. Com peso de 18 toneladas e tração 6×6, é capaz de transportar 11 militares. Mais alto, tem capacidade maior de proteção anti-minas.

Comparado a modelos anteriores (Urutu e Cascavel), o Blindado Guarani traz como vantagens proteção blindada superior, maior mobilidade, maior capacidade de transposição de trincheiras, maior capacidade de degrau vertical, maior vão livre, suspensão independente hidropneumática e sistema de freio com disco duplo e ABS.
O veículo vem ainda com ar-condicionado, GPS, sistema automático de detecção e extinção de incêndio, capacidade de operação noturna de série e sistema de detecção de laser. Ele pode ser equipado com torre de canhão automático ou de metralhadora, operada por controle remoto. O modelo pode ser aerotransportado por um avião tipo Hercules C-130.

Sisfron
O Sisfron, em seu projeto piloto no município de Dourados, reúne investimentos de mais de R$ 1,3 bilhão para Mato Grosso do Sul, voltados para aquisição de viaturas e construção de novos Centros de Operações (Dourados, Nioaque, Bela Vista, Ponta Porã e Amambai). Equipamentos de alta tecnologia, como sensores, câmeras de alta precisão, radares e torres de internet também passaram a integrar o quadro de investimentos na Brigada, todos eles para combater o tráfico de drogas entre outros ilícitos nas fronteiras do País.

Depois de implantado, o Sistema irá monitorar permanentemente as fronteiras terrestres, que se estendem por quase 17 mil quilômetros ao longo de dez países, 11 Estados e 588 municípios brasileiros (investimentos federais de R$ 12 bilhões). Em Mato Grosso do Sul são 1.527 quilômetros de fronteira entre Mundo Novo e Corumbá onde o Sisfron irá atuar com o apoio do Governo do Estado.

FONTE: Correio do Estado

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wwolf22
wwolf22
9 anos atrás

Quantas e quais versões do guarani ja foram produzidas e entregues ??

Lyw
Lyw
9 anos atrás

wwolf22, até setembro do ano passado haviam sido entregues 100 unidades. Até onde sei foi produzida uma unica versão de VBTP com três torres diferentes: a PLATT da versão mais simples, a REMAX não tripulada para metralhadoras leves e a UT-30 com o canhão de 30mm.

rsbacchi
rsbacchi
9 anos atrás

Lyw, você também se apresenta como Lywis?

Lyw
Lyw
9 anos atrás

Sim Bacchi!

wwolf22
wwolf22
9 anos atrás

Lyw,
vc saberia informar and as outras versões começarão a serem produzidas ??

rsbacchi
rsbacchi
9 anos atrás

Aliás, é algo que eu gostaria muito de saber!!!

Lyw
Lyw
9 anos atrás

wwolf22, não lembro de prazos oficiais divulgados a respeito do lançamento das distintas versões do Guarani, entretanto, com as dificuldades financeiras a que as Forças Armadas vêm sendo submetidas, prepare-se para uma situação demorada.

No que tenho visto, o EB está investindo na versão de reconhecimento (VBR-MR) 8X8, que provavelmente deve ser a próxima a ser lançada. As outras versões deverão vir a conta-gotas após a apresentação do substituto do Cascavel (minha opinião).

Eder Albino
Eder Albino
9 anos atrás

Off-topic

Agrale Marruá repaginado.Resta saber se irá abranger a parte mecânica também.

http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/fabricantes/agrale-revela-teasers-novo-marrua-849400.shtml

Vader
9 anos atrás

Nossa, irão utilizar o mais novo blindado do arsenal do Exército pra combater traficante e contrabandista? Irão mandar tiro de canhão nos bandidos?

Meu Deus…

rsbacchi
rsbacchi
9 anos atrás

Vader, há muito tempo eu venho escrevendo que o Brasil tem muita chance de ser o único pais do Mundo em que o policiamento de fronteira é função das forças armadas e não de policia especializada.

Sempre fui desqualificado pelos chapas brancas que querem ver as forças armadas em cima de tudo.

Você escreveu exatamente aquilo que eu pensei quando li a noticia acima, sobre o Guarani ser usado contra o crime organizado.

Acho que só eu e você achamos o absurdo disto!!!

Vader
9 anos atrás

Pois é Bacchi, é impressionante como ao longo da história do Brasil o Exército sempre acaba tendo de cobrir os rombos deixados pela incompetência do Estado e dos políticos. Se o veículo de um traficante se recusar a parar num PBCE armado pela guarnição de uma VBTP dessas o que que o Cmt irá fazer? Mandar tiro de canhão 105 no bandido? Ou vai virar e perseguir o veículo? Ora, pelamor… É brincadeira isso… Pobre do exército que ao invés de treinar e manter aprestado seu material bélico para sua missão que é defender a nação de ameaças externas ou… Read more »

joao.filho
joao.filho
9 anos atrás

Ora, isso é o que acontece, quando temos um governo pirata. Não existe verba pra nada, só para rombos ao estilo Petrobras.

Mauricio R.
Mauricio R.
9 anos atrás

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Da guerra, fotos de viatura blindada de transporte de pessoal M-113 da IDF, destruída em Gaza:

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2015/04/the-pics-of-golani-brigades-destroyed.html)