Terroristas divulgam ‘manual’ para ataques nos Jogos do Rio

58

Rio

Extremistas publicaram 17 técnicas e cronograma de ações

ClippingExtremistas islâmicos publicaram na rede social Telegram recomendações de 17 técnicas a serem usadas em atentados terroristas durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começam no dia 5 de agosto. De acordo com a especialista norte-americana em contraterrorismo Rita Katz, os extremistas deram instruções para possíveis ataques, assim como um cronograma de ações.

Entre as técnicas citadas, estão atentados a aeroportos e meios de transporte públicos, esfaqueamento, envenenamento, sequestro de reféns e veiculação de falsas ameaças. Os jihadistas também pediram para que os chamados “lobos solitários” (pessoas que atuam sozinhas em ataques) se dirijam ao Brasil. Na última segunda-feira (18), Rita Katz, que trabalha na agência de contraterrorismo SITE, informou que um grupo no Brasil havia declarado lealdade ao Estado Islâmico (Isis, também chamado de EI ou Daesh). Eles criaram um canal no Telegram com o nome “Ansar al-Khilafah Brazil”. Foi a primeira vez que alguém da América do Sul explicitou uma suposta aliança com o EI.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgou ontem uma nota oficial garantindo que “todas as ameaças relacionadas aos Jogos do Rio 2016 estão sendo minuciosamente apuradas, em particular as relacionadas ao terrorismo”. “Devido à sensibilidade do tema, as ameaças são tratadas, de forma integrada, pelas unidades especializadas de enfrentamento ao terrorismo dos três eixos responsáveis pela Segurança dos Jogos Rio 2016 – Inteligência, Segurança Pública e Defesa”, informou a Abin.

A estimativa é de que cinco mil homens da Força Nacional de Segurança Pública e 22 mil oficiais das Forças Armadas (14,8 mil do Exército, 5,9 mil da Marinha e 1,3 mil da Aeronáutica), além do contingente fixo do Rio de Janeiro, atuem durante os Jogos Olímpicos. Nesta semana, militares do Exército intensificaram ações de patrulhamento motorizado e a pé na região do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. As Olimpíadas ocorrerão do dia 5 de agosto, quando acontece a cerimônia de abertura no Maracanã, até 21 do mesmo mês.

FONTE: Terra/ANSA

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jodreski
Jodreski
7 anos atrás

Bom… se isso vai se concretizar em ações ou não, jajá saberemos, certo? Bora rezar para que não, pois acredito que exista somente um orgão público preparado para tal: COT, tirando estes vai ser policial e militar mais perdido de cego no meio de tiroteio.

Leandro
Leandro
7 anos atrás

Cara.. esse manual terrorista aee nada mais é que a Realidade do Rio de Janeiro!

Segurança pública nunca foi tratada com devido respeito… se fosse.. os policiais não seriam tratados pior que bandidos.

Infelizmente esse é nosso Brasil

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Estou de serviço na Baixada e estou feliz.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
7 anos atrás

Eu vou sair da cidade nos jogos olímpicos, graças a Deus, não aconselho ninguém a vir para o Rio, a barra aqui é pesadíssima, não é lugar para forasteiros, aqui se morre por causa de R$10,00, as estradas e vias expressas são perigosíssimas, tem favela em tudo que é lugar, só moro aqui porque minha empresas me obriga, senão já teria picado a mula, até acho que quando começarem os jogos a festa vai ser legal, tem competições que eu queria ir, mas não vou arriscar não, melhor ver pela TV, tem muita coisa legal, eu adoro esporte, mas o… Read more »

Pangloss
Pangloss
7 anos atrás

Sou carioca e moro no Rio de Janeiro, mas não me permito cair no ufanismo habitual da cidade. O maior risco que o Rio corre, nessas Olimpíadas, é o de ter desmascarada a mentira de que é uma cidade que “tem vocação turística”. A vocação é inversa: aqui, tudo é feito para que o turista arrependa-se profundamente de haver escolhido tão mal seu destino. O que há não é vocação, mas potencial turístico. Tal potencial, contudo, é sempre prejudicado pela atitude gananciosa de praticamente qualquer comerciante que lide com um turista por aqui, pela falta de segurança pública, pelos preços… Read more »

junior
7 anos atrás

Essa bosta de estado islâmico tem mais simpatizantes do que pensava, no youtube está cheio de vídeos propaganda deles em forma de música, se dar uma passada neles pega um monte de potenciais terroristas. Exemplos:
_
https://www.youtube.com/watch?v=h1Juge6uECw
https://www.youtube.com/watch?v=t7cfnP2Dylc

zorannn
zorannn
7 anos atrás

Sinceramente… . Que segurança podemos oferecer a turistas e atletas nos jogos? Se não conseguimos sequer combater o tráfico, tiroteios nos morros , como achar que podemos dar segurança diante de alguma ameaça terrorista? . O Rio é terra de ninguém. Há diversos bairros que a polícia sequer tem coragem de entrar. Que diferença pode haver em termos ou não auxílio das FAs? A ABIN não faz a menor idéia do que seja terrorismo (até divulgou uma campanha ridícula, onde todos com capuz e mochila são suspeitos). Se há algum ataque planejado, os terroristas podem estar aqui há muito tempo…é… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
7 anos atrás

Concordo com o Pangloss em gênero, número e grau.

Augusto
Augusto
7 anos atrás

O Rio só é cidade maravilhosa no universo paralelo criado pelas novelas da Rede Globo.

Rogério Barcelos Midão
7 anos atrás

Não podemos vacilar na segurança!!! Creio que com o trabalho em conjunto de inteligencia e das Forças Armadas vamos dar conta do recado!!!!

robertobozzo
7 anos atrás

“A estimativa é de que cinco mil homens da Força Nacional de Segurança Pública e…” ontem mesmo estava lendo que os agentes da Força Nacional, além de não terem comida e estrutura para se alojarem a contento; de serem “aconselhados” pelo tráfico local a usar a internet somente de seus respectivos celulares…haviam ligado pra PMRJ pedindo segurança, pois os traficantes estavam assaltando seus membros na entrada dos alojamentos…. É um absurdo o que esta ocorrendo a anos no RJ, com descaso das ditas autoridades, desvios de verbas para a segurança e facções criminosas comandando bairros inteiros dentro da cidade…os politicos… Read more »

Luciano
Luciano
7 anos atrás

Pangloss, o mesmo pode ser dito de outras cidades “turísticas”. Moro em ssa e o que vc falou sobre o RJ também se aplica aqui.

….

Será que não rolou um acordão com as grandes facções criminosas e o governo municipal e estadual para durante a Olimpíada as coisas ficarem mais calmas, para “inglês ver”?

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

Eu me preocupo muito com a segurança nas Olimpíadas. Os ataques terroristas realizados em Mumbai em 2008 demonstram que uma célula terrorista é capaz de fazer um enorme estrago se conhecer a cidade atacada e souber como se movimentar nela aproveitando a confusão que eles mesmos criam. Nem precisariam fazer grande esforço para obter armamento, já que no Brasil, obter fuzis é só uma questão de dinheiro (que eles têm) e vontade (que eles também têm). E como os atacantes podem ter qualquer nacionalidade, ou perfil, não temos nenhuma condição de evitar um ataque. A rigor, a minha impressão é… Read more »

marlon maia
marlon maia
7 anos atrás

pode ser a olimpíada do massacre no brasil.sim pode ser e melhor a policia abrir o olho e cuidar para que nas aconteça….

zorannn
zorannn
7 anos atrás

Olá Luciano!
.
Também já pensei nisto. Nos jogos panamericanos e mesmo na Copa a coisa foi muito tranquila. Dá mesmo a impressão de um acordão. Tipo: não matar a galinha dos “ovos de ouro” .

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
7 anos atrás

O COT!!! Kkkkkkkkkk

Vinícius Almeida (@Vinii_Jose)
7 anos atrás

Certamente já fizeram um acordo do governo com as facções criminosas ao melhor estilo Alckmin em 2006. Fico muito triste, devido ao nível dos criminosos do Brasil, nosso país deveria ser referencia em como proceder nos conflitos assimétricos. Mas infelizmente não fizemos a lição de casa em relação ao CV, ADA, PCC, “milicias” e agora essas quadrilhas de assaltos a casa de valores, carros fortes e bancos. Também em nenhum momento nosso país demonstrou vontade em criar uma legislação especifica sobre a questão do terrorismo, então, creio que nosso país é um alvo perfeito, pelo fato de sediar os jogos… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
7 anos atrás

Olha, a torcida para que aconteça uma merda nas Olimpíadas é maior do que para que ganhemos medalhas de ouro!! Nunca vi coisa igual!!! Tivemos Rio-92, Rio+20, Cimeira 99, Jornada Mundial da Juventude, Jogos Panamericanos, Visita de dois Papas, Copa do Mundo. Mas mesmo assim, acham que não podemos fazer um evento desta grandeza! Digo isso porque sou carioca e todo mundo que hoje critica, festejou lá em 2009 a escolha da cidade. Desde quando terrorista vai fazer cartilha avisando onde vai atacar!!! O Rio tem muitos problemas como toda cidade grande tem, também gostaria de sair e ir morar… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
7 anos atrás

Ah, Delfim Sobreira,

Vai estar de serviço na Baixada? Pois abre o olho!

Moro em Duque de Caxias e aumentaram os assaltos por aqui pois no Rio a segurança está muito forte, então a bandidagem esta vindo toda pra Baixada até acabar as competições!!

Se eu fosse você pedia pra ficar onde está!!!

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Marcelo
Estou na DHBF há meses.

bosco123
7 anos atrás

Marcelo,
Nunca houve atentados terroristas nos eventos que você citou não por capacidade das forças de segurança brasileiras de prevenirem ou neutralizar esses atentados e sim porque não havia interesse dos fundamentalistas islâmicos atingirem um país aliado.
Hoje, com a saída do PT, os fundamentalistas podem considerar que o Brasil já não é mais um aliado e há sim perigo de atentados no Rio.

bosco123
7 anos atrás

Aliás, afastar os terroristas islâmicos do Brasil é um dos únicos méritos do PT, que queria fazer com o mundo acaso tivesse assento no CS da ONU o mesmo que fez com a segurança pública no país. Os terroristas seriam vítimas e protegidos pelos Direitos Humanos e elevados à condição de heróis combatendo o imperialismo e o Ocidente e as vítimas seriam os opressores que fizeram por merecer seu destino.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Eu SEMPRE fui contra o Rio-2016, não mudei não. E nem era pela segurança, e sim pela nossa mania de sermos gigantes de pernas de barro. Falta tudo no Rio, mas teremos as Olimpíadas… grande meleca.
A questão de segurança veio recentemente, com os ataques na Europa, e com a incompetência da Véia em “abrir as fronteiras e conversar com os terroristas”.
Pessoalmente nem vejo tantas chances de ataque a alvos olímpicos, e sim aos não-olímpicos, como bares, clubes, boates… além da maior chance de sucesso por segurança menor, alavancaria a rejeição popular ao evento.

junior
junior
7 anos atrás

Os terroristas serão mortos por balas perdidas no Rio de Janeiro…já conhecemos o inferno…voltarão assustados para casa…

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Trabalhar na Olimpíada no “auxílio ao controle de acesso aos Jogos”, uma função-chave da segurança, é uma oportunidade que ainda está disponível aos interessados. Para se inscrever, bastar ter ensino médio. O salário é de R$ 26 ao dia, mais um lanche. A 16 dias da Olimpíada, o processo de seleção de 5.000 operadores de detectores de metal e aparelhos de raio-x ainda está em andamento. O procedimento para a contratação é sumário: análise de currículo, palestra, leitura de uma apostila e prova virtual. Para especialistas, a seleção é marcada pelo improviso, colocando em risco a segurança dos Jogos. .… Read more »

horatio nelson
horatio nelson
7 anos atrás

infelizmente os atentados são inevitáveis…pois o brasil é um país sem segruança e inteligência…em um país q respode por 10% dos homicidios do mundo…onde “bondes“ andam com mais de 20 fuzis incluindo ak-47,fal,ar15,g3, .30 andam livres para invadir outros morros…onde bandidos explodem uma transportadora de valores e humilham toda a policia da cidade q nem consegue chegar perto…onde se consegue dinamite e explosivos plasticos em qualquer esquina….onde existe um lugar q torna os conflitos no oriente médio a disneylandia a chamada “faixa de gaza“…onde a abin só serve para por grampos em politicos…basta apenas querer o q não é problema… Read more »

horatio nelson
horatio nelson
7 anos atrás

ah sim ia me esquecendo foi divulgado q foram “negados“ 40 “vistos“ para “suspeitos de terrorismo“kkkkkkkkkkk como se algum terrorista iria vir legalmente ou já não está no brasil…lembrando q o brasil faz fronteira com…paraguay….argentina…urugai…bolivia…venezuela e tantos outros e alguns meses atrás um fugitivo de guantanamo “deficiente“ q anda com ajuda de muletas e nem mesmo fala nosso idioma entrou no brasil e está circulando livrimente…kkkk a abin e os outros não conseguem nem rastrear um terrorista aleijado imagine os q estão por trás dos ataques na frança e na belgica….isso é muito triste

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
7 anos atrás

Provavelmente meu comentário pouco acrescenta, mais me preocupo muito com essa olimpíada , pois atualmente depois dos ´últimos atentados na França, Turquia , as coisa por lá tão mais complicadas pros terroristas (devido a alta vigilância) e a bola da vez seria o RIO (grande evento) e um pais como o Brasil com pouca experiencia contra prevenção e reação a ataques terroristas…. torço muito pra que nada aconteça, de verdade mesmo, . mais eu não vou e não iria de forma nenhuma com a minha família assistir as competições…. Por outro lado também tivemos o exemplo da Eurocopa na França… Read more »

Fred
Fred
7 anos atrás

Bosco, por favor, associar a saída do PT do poder à uma mudança de postura do Estado Islâmico? Pode desenvolver argumento? Olha, o Estado Islâmico é uma afronta ao ocidente e todos os seus valores. A esquerda também é um polo da política desenvolvido pelo ocidente, inclusive com contribuição enorme à construção histórica das democracias européias. Acredito que o ISIS odeia tanto o PT quanto o PMDB, o PSDB e qualquer outro partido brasileiro. Creio que o ISIS odeie o Estado Laico, a tolerância religiosa à lá brasileira (as vezes intolerante), a pluralidade de ideias da academia brasileira. Creio que… Read more »

Matheus
Matheus
7 anos atrás

Acredito que um atentado terrorista poderia trazer um efeito positivo. Acordaria o Governo para a segurança pública, Defesa e inteligência do país. Houveram bons frutos após o 11 de setembro nos EUA. Como potência emergente, o Brasil poderia se consolidar em um país estável e avançar assim como a França. ——– Aproveitando esse tema de segurança brasileira, queria chamar atenção a essa foto. https://www.flickr.com/photos/ministreiodadefesa/23468716566/in/album-72157659642108843/ O soldado está usando uma HK416. Ele aparenta ser das Forças Especiais (o que tornaria entendível o uso desse fuzil e colete) ou do 1º Batalhão, sediado no Rio? Notar que o exercício foi realizado no… Read more »

Luiz Campos
Luiz Campos
7 anos atrás

A ação terrorista contra a olimpíada não precisa ser praticada no RJ necessariamente. Qualquer ato, preferencialmente de grande monta, pode ser praticado do Oiapoque ao Chui no período dos jogos que terá a mesma repercussão na mídia internacional. Permaneçam vigilantes !

Fred
Fred
7 anos atrás

E nunca, mas nunca, terroristas que violam os direitos humanos podem ser considerados heróis da humanidade. Che guevara, por exemplo, homem idealista e revolucionário de seu tempo, ao usar de violência torna-se um combatente, nunca um mártir. Tanto que foi morto, como um combatente. Nunca vi ninguém falar que Che defendia os direitos humanos, me parece uma contradição monstra. Idem à todas as guerrilhas latinoamericanas da ditaduras do cone sul. Ora, quando os governos desmantelaram a participação política, jogaram todas oposições na clandestinidade, os caçaram, mataram e torturaram violando direitos humanos, parece-me correto afirmar que essas guerrilhas não lutaram pela… Read more »

Seal
Seal
7 anos atrás

Acho que seria uma burrice o ISIS mexer com o Brasil. O EB é pacífico mas não é bobo.

Matheus
Matheus
7 anos atrás

Aliás, prestei atenção nessa parte do texto:
“Entre as técnicas citadas, estão […] veiculação de falsas ameaças”.
Devemos estar sempre atentos à possibilidade de tudo até agora, como a ameaça divulgada pela Abin, isso e muito mais, não ter passado de uma ameaça. Bem como aconteceu quando afirmaram que iriam envenenar a comida da Europa, conquistar Portugal e não sei mais o quê, em seu auge após o atentado em Paris.

kfir
kfir
7 anos atrás

http://veja.abril.com.br/brasil/pf-prende-grupo-que-preparava-atos-de-terrorismo-no-brasil-diz-fonte-do-ministerio-da-justica/

PF prende grupo que preparava ataques terroristas no Brasil
Informação foi confirmada pela agência de notícias Reuters. Ministério da Justiça detalhará ação ainda hoje

bosco123
7 anos atrás

Fred, O PT no poder tem uma política avessa aos EUA e a Israel. Sempre jogou para a galera (militância, crédulos e hipócritas de modo geral) e se colocou como paladino da justiça, da ética e em defesa das nobres causas e dos menos favorecidos. Discurso lindo, devo salientar. Dentro desse contexto o Itamarati via as ações terroristas de palestinos contra os israelenses e do fundamentalismo islâmico contra o Ocidente como uma reação se não aceitável, no mínimo, compreensível, ao ponto da então presidente Dilma dizer que deveria haver diálogo com o EI. Claro, naquela época não estava em voga… Read more »

bosco123
7 anos atrás

Fred,
“E nunca, mas nunca, terroristas que violam os direitos humanos podem ser considerados heróis da humanidade.”
Fred meu amigo, o Deus bíblico, considerado puro amor e tolerância, matou diretamente ou mandou matar mais de 20 milhões de pessoas. Tudo é relativo e relativizável, conforme os humores da história.
Vivemos no fio da navalha. Temos por um lado os direitos humanos que você citou, inalienáveis, mas nossas regras morais são ditadas por um livro que claramente considera justo e louvável matar e torturar por uma causa.
Nesse contexto, nesse caldo cultural, o algoz pode muito bem se tornar a vítima.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
7 anos atrás

Polícia Federal acaba de prender uma suposta célula terrorista. Operação Hashtag deflagrada pela Justiça Federal do Paraná. Essa República de Curitiba parece ser boa mesmo…

Hawk
Hawk
7 anos atrás

Bosco e Fred ambos os comentários tem muita lógica! O que agora temo é o “Talvez” (ou não aconteça). Isso porque já houve inúmeros eventos internacionais no governo do PSDB e do PT e nunca houve nada além de especulações. Me lembro que na RIO 92 (1992) o exército estava nos lugares mais perigosos além de ter soldados também tinha tanques Cascavel mas não sei se isso está se repetindo de novo. Quanto ao Temer pra mim as idéias dele e do governo anterior estão bem alinhadas tirando pequenas coisas parecem “gêmeos siameses”. Um exemplo basta ver as propagandas do… Read more »

Hawk
Hawk
7 anos atrás

Editores! Espero não ter saído muito do assunto….

Tobias
Tobias
7 anos atrás

E se ocorrer algo, qual será o posicionamento do Brasil frente a isso tudo? Me refiro ao pós jogos olimpicos.

Renato Vieira
Renato Vieira
7 anos atrás

Jodreski 20 de julho de 2016 at 17:08 Bom… se isso vai se concretizar em ações ou não, jajá saberemos, certo? Bora rezar para que não, pois acredito que exista somente um orgão público preparado para tal: COT[…] —– Nosso problema é a inteligência sem dúvida até porque contra o terrorismo é preciso se antecipar pois o método deles é a surpresa e rapidez com enfrentamento mínimo. Discordo que para enfrentamento só temos o COT, o BFE/EB tem bons integrantes sim e os comandos já mostraram serviço no episódio do Rio Traíra, claro que o perfil era outro mas é… Read more »

bosco123
7 anos atrás

O problema é que em relação aos ‘lobos solitários” inteligência não serve de nada. Não há como prever. Qualquer maluco sai por aí dando facadas e o EI assume que foi ele.

bosco123
7 anos atrás

Estamos vivenciando uma guerra civilizatória e estamos perdendo feio, a menos que haja uma reviravolta. Eles têm como influir na nossa sociedade (o Jean Wyllyis não queria instituir o islamismo nas escolas públicas??) politicamente orreta mas são completamente avessos à influência ocidental.
Podemos dar adeus á famosa bunda brasileira. Dentro de uns 30 anos as garotas de Ipanema irão pra praia de burcas.

bosco123
7 anos atrás

A bem da verdade o deputado Jean Wyllys só apoiou o projeto de lei, mas não deixa de ser estranho que logo ele, militante LGBT declarado, o tenha feito. Vai ser politicamente correto assim lá na China. rsrss Ou seja, é um “duplipensar” totalmente irracional que tomou conta da sociedade brasileira depois do governo militar e com a subida ao poder da retórica de esquerda politicamente correta que é implementada no Ocidente mas que não é aplicada nos países comunistas. Retórica essa com a clara intenção de conquistar corações e mentes e com isso, se perpetuar no poder. http://www.camara.gov.br/sileg/integras/905839.pdf Felizmente,… Read more »

Fred
Fred
7 anos atrás

Bosco, como sempre, muito respeitoso nos comentários. Entre os comentários técnicos sempre admirei seus posicionamentos, principalmente nos conhecimentos sobre componentes eletrônicos, eletroóticos, sensores, etc. E esses seus dois comentários são a prova de que a democracia é algo muito belo, se usado da forma correta. Discordaste de mim com grande classe, mantendo-se aferrado aos seus preceitos, e como sempre colocando-se didaticamente a explicá-los. Nesses tempos, das “torcidas”, te aplaudo de pé! Obrigado. Democraticamente, discordo de algumas coisas que disseste também. Principalmente por achar que toda a tradição intelectual da esquerda, desde a mais liberal até a mais radical (social democracia… Read more »

Yan Klows
Yan Klows
7 anos atrás

O COT hahaha… 90% das ações do COT ou DPF tem auxilio das FAA. A Cia Prec da brigada Para Quedista já é mais equipada e treinada, isso sem colocar o Comando de operações especiais do Exercito ou Grumec, Comanf.

O COT é bom mas só.

horatio nelson
horatio nelson
7 anos atrás

agora uma coisa é verdade se tem uma coisa q presta no brasil se chama POLICIA FEDERAL os caras são dignos de aplausos são muito eficientes viva a pf !!! q beleza q é essa instituição

João Augusto
João Augusto
7 anos atrás

Off topic, mas nem tanto:
http://www.telegraph.co.uk/news/2016/07/19/us-air-strike-in-syria-kills-up-to-85-civilians-mistaken-for-isi/
Levanta questões interessantes sobre o problema do terrorismo.

matheushq
matheushq
7 anos atrás

(Postei dois comentários desde as 10:36, mas não sei o que aconteceu, uma vez que até agora não apareceram. Fui reescrever nessa conta, mas acidentalmente saí da página. Agora espero que vá.) Vejo efeitos positivos no caso de um atentado acontecer, principalmente se este ocorrer no Cristo Redentor (isso causaria uma GRANDE mobilização na população e governo. Tome de exemplo a influência do povo com os manifestos pró-guerra que levaram à criação da FEB e modernização do Exército, na época). Os EUA fizeram grandes reformas na inteligência e segurança após o 11/9, e no Brasil eles insistem em investir na… Read more »