A curiosa cena acima ocorreu na última segunda-feira, 20 de fevereiro, na rua em frente a um conceituado restaurante paulistano. Jornalistas especializados em defesa e dois representantes dos sistemas de camuflagem Barracuda, da Saab, se reúnem para estender sobre as cabeças uma pequena amostra de um dos produtos da empresa.

Obviamente, nenhum dos presentes ao teste está se camuflando visualmente naquele ambiente urbano, como se pode perceber nas demais fotos, a seguir. Pelo contrário, estão chamando a atenção dos transeuntes. Mas, embaixo aquela rede de camuflagem, com seus componentes em tons esverdeados, estendida sob o sol a pino de um início de tarde de verão de São Paulo que castigava o asfalto e as cabeças, o objetivo era perceber o resultado prático de novas abordagens na área de redução de assinaturas: a redução do calor recebido por equipamentos e pessoal quando protegidos por um dos produtos da linha Barracuda.

Esse “efeito colateral” (na verdade, um efeito desejado) de redução da temperatura ambiente, utilizando-se um produto que reduz externamente a assinatura térmica, visual e do espectro infravermelho para um adversário, pode representar até mesmo uma grande economia de recursos: pode diminuir em cerca de 25% o combustível gasto no controle ambiental (ar-condicionado) de sistemas de armas, instalações de abrigo de soldados, de armazenamento de suprimentos, entre outros itens, fazendo com que o investimento para adquirir as redes de camuflagem “se pague” em aproximadamente meio ano.

E, de fato, abaixo da rede percebia-se, em plena rua, que a incidência solar era praticamente despercebida e o calor amenizado.

Esses e outros detalhes, em especial os relacionados à sobrevivência no campo de batalha, que é o tema mais esperado pelos leitores de Forças Terrestres sobre os sistemas Barracuda que pudemos conhecer pessoalmente, você verá nas próximas matérias a respeito do evento realizado pela Saab nesta última segunda-feira.

Reportagem e fotos: Fernando “Nunão” De Martini

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments