Desfile militar na Coreia do Norte em 15 de abril de 2017

Novos mísseis balísticos para lançamento a partir de submarinos da Coreia do Norte, exibidos na parada militar de hoje (AP Photo/Wong Maye-E)

A Coreia do Norte realizou na noite deste sábado (15) um lançamento de um míssil, mas fracassou, afirmou a Coreia do Sul.

Ainda de acordo com autoridades sul-coreanas, o artefato caiu na costa leste norte-coreana, próxima a Sinpo.

O lançamento ocorre em meio a intensas trocas de farpas entre o regime norte-coreano e o governo dos EUA, com ameaças mútuas de ataques. Mais cedo neste sábado, a Coreia do Norte exibiu vários mísseis balísticos, entre eles um possível novo projétil de alcance intercontinental, no desfile militar organizado por causa do aniversário de seu fundado.

No evento que comemora o 105º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, fundador do país, o regime fez desfilar pelo centro de Pyongyang sobre caminhões um tipo de projétil nunca antes mostrado em público e que poderia ser um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) de combustível sólido.

Durante o desfile, o vice-presidente do Partido dos Trabalhadores de Coreia do Norte, Choe Ryong-hae, afirmou que o povo norte-coreano está “preparado para a guerra” contra os EUA com suas armas nucleares.

“Estamos completamente preparados para enfrentar qualquer tipo de guerra com nossas armas nucleares se os EUA atacarem a península da Coreia”, disse o considerado número dois do regime.

No fim da semana, os EUA haviam bombardeado o Afeganistão com a chamada “mãe de todas as bombas” – seu artefato não nuclear mais poderoso –, o que foi considerado um aviso à Coreia do Norte.

“A Coreia do Norte é um problema, e um problema que será resolvido”, disse Trump na ocasião, em meio a especulações sobre um novo teste nuclear por parte de militares norte-coreanos.

FONTE: UOL/Com agências internacionais

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wwolf22
wwolf22
6 anos atrás

Uma coisa eh certa, na primeira bomba que atingir a Corea do Norte, Seul desaparecera do mapa… e quantos vivem em Seul ??? sera que o americanos estão sujeitos a pagar esse preço ??? MILHOES DE MORTES… atacar os norte coreanos eh muito diferente do que atacar o Iêmen, Afeganistão, Iraque, … os norte coreanos possuem artefatos nucleares, ja começa por ai…. na decada passada o principal negocio da Corea do Norte era a exportacao de “foguetes e misseis”… A China forneceu veículos lançadores modernos pros norte coreanos… volto a perguntar, será que os EUA estão dispostos a atacar e… Read more »

Bosco Jr
Bosco Jr
6 anos atrás

Wolf,
Mas quem disse que os americanos vão atacar os norte-coreanos com armas nucleares? Se fosse isso não precisava de um porta-aviões. Atacavam dos EUA mesmo.

wwolf22
wwolf22
6 anos atrás

Bosco, nao quis dizer isso…
quis dizer que assim que o primeiro Tomahawk atingir a Corea do Norte, os norte coreanos irão atacar Seul com tudo, nao desacerto o uso de artefatos nucleares por parte dos norte… sei que os EUA nao usariam armas nucleares, mas os norte usariam sim em sua resposta ao ataque… e ai que Seul “se fode”… 60 ou 65km da fronteira…

Bosco Jr
Bosco Jr
6 anos atrás

Wolf,
Entendi errado mesmo. Perdão!!
Mas a Coréia do Sul está bem aparelhada para interceptar mísseis de curto alcance. Eles têm o Patriot PAC-3 e o THAAD, operados pelos americanos (salvo engano).
Já os navios Aegis em tese podem interceptar mísseis ICBM lançados contra os EUA no fase de ascensão. E ainda têm os mísseis GBI no Alaska e na Califórnia e deve haver mísseis THAAD em pontos específicos no território continental americano.

Bosco Jr
Bosco Jr
6 anos atrás

Marcelo, Sei que a emissão de nêutrons de uma detonação nuclear a partir de mísseis antibalísticos pode inutilizar a matéria físsil de ogivas em veículos de reentrada. Os sistemas Spartan e Sprint e os sistemas antibalísticos russos dependiam dessa capacidade para inabilitar as ogivas, mas nunca ouvi tal coisa em relação às explosões no solo contra mísseis nos silos ou em lançadores móveis. Até vou dar uma procurada no assunto porque fiquei curioso. Também já li que as ogivas modernas não são mais suscetíveis de serem inabilitadas pela geração de nêutrons de detonações nucleares. Vou procurar sobre isso e se… Read more »

Vader
6 anos atrás

Soltou pecinha né? 🙂

ScudB
ScudB
6 anos atrás

Amigo Bosco! As táticas de uso das cargas de nêutrons no solo hoje em dia continuam sendo cogitados para alvos “espalhados” (se trata dos níveis LD50 por quilometro quadrado).Exemplos : – concentração dos tanques e blindados em geral (apesar que blindagem moderna ja conta com níveis extremamente reduzidos da radiação secundaria ) ; – agrupamento dos lançadores MOVEIS dos mísseis táticos e carros do apoio (um grande problema é achar eles ou atingir em movimento devido limitações dos meios de “entrega”) Os silos dos ICBM atacar com cargas dos nêutrons seria absolutamente inutil pois precisa atingir escotilhas com precisão de… Read more »

Juarez Mendonça
Juarez Mendonça
6 anos atrás

O cúmulo do absurdo é a gastança com material bélico, enquanto a população passa por necessidades. Um contraste muito grande. Contando que a economia interna deles não é capitalista, não circula e não gera riqueza, obviamente que outros países estão financiamento este disparate que não é barato. Sabendo que os mesmos financiadores tem a tecnologia que está faltando e tem os mísseis prontos, pra quê ficar inventando moda e gastando tanto dinheiro com esse faz de conta, com o Mundo tão necessitado e carente do jeito que está. Por que não vivem bem, pacificamente e em harmonia com o Planeta… Read more »