O Brasil deve integrar as forças de paz na Síria a pedido da Rússia?

13
Missão brasileira no Haiti

Gustavo Chacra

A Rússia tem interesse em que o Brasil participe de forças de paz para a redução dos conflitos militares na Guerra da Síria. A ideia que Moscou vem negociando com o Irã e a Turquia, além dos EUA indiretamente, busca estabelecer zonas de separação entre áreas controladas pelo regime de Bashar al Assad e áreas controladas pela oposição. Na visão russa, forças militares de nações emergentes, como o Brasil e a Índia, seriam o ideal.

Há interesse, segundo apurei, de alguns membros da área da Defesa no Brasil em participar destas forças. Vale lembrar que a Marinha brasileira integra a UNIFIL no Líbano e é por manter o cessar-fogo entre o Hezbollah e Israel na zona marítima. Até 1967, o Brasil teve o Batalhão Suez como integrante das forças de paz na Faixa de Gaza. Os militares brasileiros, inclusive, estavam no território quando eclodiu a Guerra dos Seis Dias em 1967. E, claro, há também as tropas na MINUSTAH, no Haiti, que onde devem sair em outubro. O Brasil tem a vantagem de ser culturalmente próxima da Síria. Centenas de milhares de sírios e libaneses imigraram para o Brasil e os brasileiros possuem excelente imagem entre os sírios.

A estratégia da Rússia, basicamente, visa consolidar o poder de Assad, que já controla quase todas as principais zonas urbanas da Síria, incluindo Damasco, Aleppo, Homs, Hama e a costa mediterrânea. Ao mesmo tempo, Putin faria uma concessão para a Turquia e Arábia Saudita, aceitando que os rebeldes, muitos deles ligados à Al Qaeda, sigam controlando Idlib. Os EUA, apesar do recente bombardeio contra Assad, mantêm o foco no apoio a milícias curdas no combate ao ISIS, também conhecido como Grupo Estado Islâmico e Daesh.

Estas milícias curdas, que atuam na fronteira com a Turquia e tentarão derrotar o ISIS em Raqqa, não são inimigas de Assad, mas tampouco são aliadas. Estes grupos curdos, em especial o YPG, são, no entanto, adversárias da Turquia, que considera estas facções terroristas pela ligação com o grupo separatista curdo PKK, responsável por dezenas de atentados no território turco.

FONTE: Blog Guga Chacra/Estadão

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colombelli
Colombelli
6 anos atrás

Mais gasto de milhões? pra logo depois vir uma onde de refugiados como aconteceu no caso do Haiti? Ganhamos assento no CS da ONU, uma organização com donos? Canoa muito, muito furada.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
6 anos atrás

Perfeito Colombelli. Some a isso chamar atenção dos cortadores de cabeça para nós, o que não é nada bom em termos de prevenção de atentados terroristas.

Vader
6 anos atrás

Eu fico realmente tocado quando três sólidas e pujantes democracias como Rússia, Turquia e Irão clamam pela ajuda de países hiper-desenvolvidos como Brasil e Índia para tentar por fim ao conflito que eles iniciaram, financiaram e mantiveram por quase uma década…
Me dá até vontade de chorar…
Quanto a nós, temos nossa guerra interna para cuidar, essa sim muito mais mortífera para nosso próprio povo, e cujos números deixam a guerra da Síria – apesar de toda a destruição e calamidade –
parecendo briga de saída de escola.
O inimigo está aqui dentro, e entre nós.

Vader
6 anos atrás

Aliás, o inimigo nos governa, há 30 anos.

Jorge Alberto
Jorge Alberto
6 anos atrás

Vader… Sem palavras!! Mais um vez… Perfeito!

Helio
Helio
6 anos atrás

Em geral não “falo” de política aqui… Em geral não ligo para comentários “negativos”.. Mas nunca deixo de reconhecer um excelente comentário.
“O inimigo está aqui dentro, e entre nós”
Pena que poucos conseguem entender isso. Nossa realidade é tão absurda e tão degradante que os “gringos” não conseguem entender. Morre mais gente no Brasil todos os dias por violência e problemas de segurança pública do que nos conflitos em andamento.
Somos um estado falho, como dizem os portugueses (não do Brasil, refiro-me à expressão).
100% de acordo Vader.

Fábio de Sousa
Fábio de Sousa
6 anos atrás

Concordo com o ,Vader .

edimur
edimur
6 anos atrás

Perfeito Vader

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Tremenda furada!Pra que mandar Forcas pra Siria onde nao ha interesse algum para o Brasil quando o Rio de Janeiro, Sao Paulo e Porto Alegre, alem das fronteiras Oeste e Norte estarem submergindo ao crime organizado, ameaca de terroristas, narcotrafico, quadrilhas de coyotes? A Venezuela e uma ameaca a paz no continente! A operacao Ostium mostrou a importancia da Forca Aerea na Defesa da Patria contra ameaca das drogas. Porque a Marinha e os Fuzileiros nao fazem “exercicios” no Lago de Itaipu? Ja fazem excelente servico no Pantanal e Anazonia alem da seguranca na ZEE. Essa decisao de empregar o… Read more »

Juarez Mendonça
Juarez Mendonça
6 anos atrás

Olha ai quem realmente manda no Brasil apareceu de fato!!! O Comunismo dando as caras e saindo de trás das cortinas. Quem viu e quem vê, manda quem pode, obedece quem tem juízo. E tem ainda quem defenda partido “A” ou “B”, sendo que não há esquerda, centro, nem direita, mas sim a implantação dessa ideologia. Se pelo menos o Brasil virasse uma potência igual ou parecida com a Rússia, até seria bom, mas como os cupinchas tupiniquins são brasileiros, vão deixar o país igual ou pior que a Venezuela. O futuro negro nos espera.

Juarez Mendonça
Juarez Mendonça
6 anos atrás

Interessante é que em pleno ano de 2017, os soldados ainda vão para os frontes de batalha morrer sem ao menos contestar a ordem ou negar-se de ir atacar alguém que não é seu inimigo. Em vez de dar voz de prisão para seu superior lunático, os soldados empunham as armas e vão para o abate e a carnificina humana que mais parece uma grande oferenda diabólica com banho de sangue sobre a terra.

Juarez Mendonça
Juarez Mendonça
6 anos atrás

Dai o Brasil que não tem rixa com os extremistas, entra nessa guerra que não é nossa. Ai em resposta, começam a explodir as coisas por aqui, e o Brasil que era um país pacífico, entra nessa agenda diabólica de devastação global. Quem pensa que o Brasil é independente e soberano internacionalmente, pare, pense, e reflita. E ai esquerdistas que defendem cegamente o que nem conhecem direito, estão percebendo como vocês estão sendo manipulados em defender uma causa, enquanto por trás o interesse é outro. Acorda esquerdista doente, abre a mente e pensa um pouco em tudo que está acontecendo… Read more »

Juarez Mendonça
Juarez Mendonça
6 anos atrás

Estão forçando os países a se atacarem sem uma causa natural entre eles. Esse jogo maquiavélico está sendo orquestrado de uma maneira que é interessante de pensar como que fazem para as peças se encaixarem e as engrenagens girarem para a mesma finalidade sem ao menos um dente quebrar ou se negar de participar desse jogo qua envolve tanta coisa ao mesmo tempo. Como que seria essas reuniões internacionais em que acordam esse tipo de coisa, será que os assuntos e os objetivos são conversados naturalmente. Por que algum Presidente, Primeiro Ministro ou Soberano de algum lugar do Planeta, que… Read more »