Brasília - O comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Boas (Foto - Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Brasília – O comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Boas, participa de audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional para debater a situação dos projetos estratégicos das Forças Armadas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por Alex Rodrigues

O comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, voltou a criticar hoje (5) o uso das Forças Armadas em ações para garantir a manutenção da lei e da ordem em cidades.

“Não gostamos de participar das chamadas Operações de Garantia da Lei e da Ordem”, disse Villas Bôas durante audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

No mês passado, no Senado, o comandante do Exército já havia feito a mesma crítica. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, também afirmou, em junho, que há uso excessivo das Forças Armadas em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

De acordo com o comandante, a ação dos militares no Complexo da Maré, que durou de abril de 2014 a junho de 2016, foram gastos cerca de R$ 400 milhões. “Podemos dizer que foi um dinheiro absolutamente desperdiçado. O governo está revendo este tipo de emprego [das Forças Armadas], que é inócuo. E, para nós, é constrangedor”, ponderou Villas Bôas, argumentando que, após 14 meses de ocupação militar, a situação no complexo voltou a se deteriorar.

Realizadas com autorização presidencial, as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) são episódicas e por tempo predeterminado. Constitucionalmente, só são permitidas em casos em que agentes de perturbação coloquem em risco a integridade da população e o funcionamento das instituições.

Após os últimos militares deixarem o Complexo da Maré, em junho de 2016, o Ministério da Defesa divulgou nota em que afirmava estarem estabelecidas as condições para que as antigas facções criminosas fossem definitivamente desarticuladas. E que serviços públicos pudessem ser restabelecidos e ampliados. Durante a ocupação militar, mais de 550 adultos foram presos e 254 adolescentes apreendidos, além da apreensão de drogas, armas, munições, veículos e materiais diversos. A taxa anual de homicídios na região da Maré caiu de 21,29 para 5,33 mortes por 100 mil habitantes durante a chamada Operação São Francisco. A presença militar, no entanto, foi alvo de críticas e um soldado morreu em novembro de 2014, atingido por um tiro na cabeça durante confronto com criminosos.

Villas Bôas comentou que durante a paralisação da polícia militar no Espírito Santo — quando as Forças Armadas também foram acionadas — os militares temiam que a situação se repetisse, com consequências mais graves, no Rio de Janeiro, onde policiais também reivindicavam reajuste e pagamento de valores atrasados. “A Operação Capixaba foi muito delicada. Estávamos temerosos”, disse o comandante.

Militares do EB treinando GLO

Intervenção militar

Sobre pesquisa de opinião feita no Rio de Janeiro em que uma parcela dos entrevistados afirmou defender uma intervenção militar no país, Villas Bôas disse que considera “um indicador extremamente negativo para o país”. Para o comandante, a concepção errônea acerca do papel das tropas militares é “algo que o país ainda não superou, que está no seu inconsciente coletivo”. Ele relembrou que durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, parte das pessoas que foram às ruas, também levantou essa possibilidade.

Villas Bôas, porém, destacou como positivo a “moderna concepção” de que os militares devem participar de outras atividades que não apenas o patrulhamento das fronteiras e de defesa da soberania nacional.

“Há 14 anos distribuímos água para 4 milhões de habitantes do Nordeste. São quase sete mil ‘pipeiros’ quase 900 municípios, uma tarefa gigantesca em que empregamos diariamente quase 900 militares. Além disso, participamos de campanhas de vacinação, de combate à dengue, apoiamos órgãos de defesa do meio ambiente, como o Ibama, e auxílio à defesa civil. Este sim é um conceito moderno de uso das Forças Armadas empregado em quase todo o mundo.”

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa
Ozawa
6 anos atrás

A escalada do crime nos e dos guetos cariocas, pela proporção escandalosa que assumiu, merecia integração total das forças de segurança pública de todas as esferas, com cerco e sufocação dos criminosos, incluindo, sim, mesmo com a resistência de seus integrantes, o uso do Exército e dos Fuzileiros Navais! Como feito para dar satisfação somente à comunidade internacional às vésperas da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas no Complexo do Alemão. A maior parte das tropas federais na cidade estão na sua enfadonha e repetitiva rotina diária administrativa e o centro urbano incendiado pela insegurança pública! Que já… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Este senhor anda falando demais e tirando muita fotografia com bandidos do executivo, legislativo e judiciarios. Sera que ele vai se milindrar quando seus subordinados tambem comecarem a ser fotografados tambem fardados junto com outros exoentes da politica nacionsl?? Sera que esta xom algum problema de saude que esta afetando sua capacidade de julgamento??ou fou picado pela “mosca azul”? Sera que nao ve que o povo que paga o seu salario esta sendo cacado nas ruas e ate dentro de casa por bandidos, traficantes, conyrabandistas e terroristas e que esse povo clama pela acao daqueles que ainda pide confiar, nos… Read more »

Hawk
Hawk
6 anos atrás

Tem uma historia que gosto de comentar sobre a Rio 1992 (uma conferência ecologia que teve naquele ano). Um amigo meu carioca disse que aqueles dias foram os melhores que ele viu por lá porque o exercito apontou os canhões dos tanques para o locais da cidade onde haviam concentração de tráfico, mas hoje em dia os tempo são outros visto que os bandidos conseguem AT4 se quiserem.
Não sei se o que o General diz está certo, mas toda vez que ele fala uma coisa em público parece mas nos assustar do que tranquilizar.

donitz123
6 anos atrás

Bom mesmo deve ser ficar coçando o saco no quartel.

Paulo Sant Anna
Paulo Sant Anna
6 anos atrás

donitz123 vc foi cirúrgico, mas eu acrescentaria um pouco mais: bom mesmo, além do que vc disse, é organizar banquetes com os oficiais superiores, festas intermináveis e, justamente por isso, a nossa força militar, se é que se pode chamar assim, não tem condições nem mesmo de combater bandidos em favelas, que dirá manter a soberania do País, porque o comando militar está estranhamente tirando o corpo fora já a algum tempo, quando o assunto é manter a Lei e a ordem.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
6 anos atrás

Ele tem razão. Segurança pública não é missão de Exército, e sim de polícia. A contribuição que as FFAA podem dar é exercer efetivo controle de fronteiras, do espaço aéreo e do mar territorial, aonde têm poder de polícia, contribuindo para diminuição do narcotráfico, contrabando de armas e outros descaminhos que alimentam a atividade criminosa. Ao invés de distribuir água, aplicar vacinas ou prestar serviço aquartelados em cidades aprazíveis à beira-mar, é em patrulhas diárias nas nossas fronteiras secas que seus homens deveriam estar neste momento.

Paulo Sant Anna
Paulo Sant Anna
6 anos atrás

Será que o nobre General tem consciência que na Amazônia já atuam grupos estrangeiros, restringindo o direito de ir e vir de cidadãos brasileiros? Lamentável que a população comece a se manifestar contra os militares, além dos “nobres” políticos!

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

Sou totalmente a favor do Comandante, Moro no RJ e o uso das FFAA nas favelas foi, a meu ver , totalmente sem efetividade, para “inglês ver”, os veículos ficavam na entrada e só, la dentro o pau comia. É muito fácil, o estado não conseguir lidar com esses problemas e achar que chamando o EB, tudo se resolve. E depois, vamos chamar quem? Os Marines? é como a estória da mulher que trai o marido no sofá da sala. A solução é sempre tirar o sofá!!! Sou a favor do uso na segurança de grande eventos internacionais desde a… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

E Ozawa.

Muito bonito a sua explanação, mas, eu trocaria estas 200 linhas por um slogam que a nossa mídia Global não tem coragem de divulgar:

“Gente, vamos parar um pouco de cheirar e fumar”

Quem sabe sem financiamento, a violência não diminui.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
6 anos atrás

Mandou bem Marcelo, concordo com tudo que você escreveu. Só reforço meu conceito, exposto no post anterior, que o Exército ainda tem seu efetivo mal distribuído, consta que só na Vila Militar no Rio de Janeiro tem algo em torno de 30.000 homens, que poderiam estar vigiando as fronteiras. Outro questionamento meu são as ACISO, sem entrar no mérito das mesmas, mas tanto o Exército como a Marinha têm que suprir as deficiências do GF para suprir demandas da população que são missões eminentemente civis, tipo distribuir água no semiárido nordestino. Desde D. Pedro II existe o Departamento de Obras… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

O general está certo. O problema é muito mais complexo para se crer apenas que força resolve. O maior problema são as leis fracas e o mel financiamento das polícias que fazem a ronda e a investigação. Não tem que gastar com o exército para fazer serviço de polícia. Tem que investir na polícia, fazer leis duras para uma pena realmente justa e um processo rápido. Tem que investir em treinamento da polícia, mas não apenas, tem que fazer o trabalho das polícias ser efetivo, que seja, o juiz não soltar o bandido ainda no fim da tarde. Então é… Read more »

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Sempre fui pelo Posse Comitatum.
As FAs devem, unica e exclusivamente, se dedicar a agressões externas.
Os militares argentinos durante o governo de sua Junta Militar se ocuparam da segurança (repressão) interna. Na hora que os ingleses chegaram, estavam despreparados.
Há instituições policiais suficientes para o serviço.

Cbamaral
Cbamaral
6 anos atrás

Parabéns Marcos pela lucidez, lugar do exército é na fronteira, do que adianta gastar 400 milhões de reais, se quando as polícias assumem volta-se tudo ao normal ? será que o exército vai ter que ficar lá pra sempre ? vai virar um força policial ?. Toda vez que o exército sobe favela ele não pode usar seu poder de fogo, só se atira se atirarem primeiro o que causa varias cenas de meliantes armados de fuzil mostrando o dedo para soldados sem que estes posam disparar. Usa-se o exército para tudo, de dengue até campanha do agasalho, dinheiro que… Read more »

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

A questão q o Cmt se refere é simples. Gastou-se muito e o resultado foi nenhum.. Por que? Porque municipio, estado e União não fizeram mais nada…. não adianta desgastar a força gastando milhões e nada acontecer.
Se empregar o EB, tem q resolver. Tem de haver participação de todas as expressões do poder para realmente normalizar o local.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Na minha opinião , se for para usar o EB contra traficantes em favelas e tal então tem que dar liberdade e autoridade total para que se faça o serviço por completo . Vagabundo com fuzil na mão é alvo, vagabundo em esconderijo usando buracos pra tiro de fuzil é alvo de .50 e que se mande os direitos dos manos pros quintos. Já ta foda a falta de segurança neste país. Fora isso que se invista em equipamentos para que o EB,FAB e MB fiscalize ,com segurança(com eqp decentes) as fronteiras. E que se distribua melhor os quantitativos de… Read more »

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

todos os comentaristas estão certos e possuem razões para expor as ideias. existe também a questão chamada “arapuca”: As Forças Armadas sendo empregadas em segurança pública, logo a mídia sensacionalista e ideologia; sempre contrária, estaria justificando à atuação daquelas contra “população indefesa que vive nas comunidades”. logo, logo estaria tal qual PM sem credibilidade e isto é que a política ‘progressista” deseja. Muitos pedem intervenção federal mas desconhecem que é isto que a esquerda e oportunistas criminosos do poder desejam: se tornarem vítimas saindo como heróis tendo a mídia expondo os militares das forças Armadas como repressores. Dever das forças… Read more »