Desfile Militar do 90º aniversário do Exército de Libertação Popular da China

36

Desfile Militar na China

Assista ao desfile militar que marca o 90º aniversário da fundação do Exército de Libertação Popular (PLA), no norte da China. O presidente chinês Xi Jinping está assistindo ao desfile.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz
Clésio Luiz
6 anos atrás

O que eu mais admiro nos comunas é senso de humor. O Exército de “libertação popular” chinês, que usa tanques para libertar o povo chines da sua vontade de protestar em praças. A República “democrática” da Coreia, onde o povo norte coreano pode expressar a sua escolha votando sempre no mesmo partido… E outros exemplos mundo afora.

Almir Blanco
Almir Blanco
6 anos atrás

Clésio, é isso mesmo, o comunismo é o que mais desenvolveu o processo de idiotização do povo, além disso eles massacram seus próprios compatriotas, as forças armadas existem, sobretudo, para trucidar o povo e mantê-lo de cabeça baixa. Na CN quando um líder morre se o povo não chorar nas ruas demonstrando tristeza infinita vai apodrecer na prisão, isso se não for enforcado, é aquele dramalhão que a gente costuma ver na TV, teatro de quinta categoria. Alguns “cumpanheiros” de Banânia copiaram algumas coisas, como disse o líder do proletariado brasileiro: “Bloquearam milhões de reais meus só porque sou pobre”… Read more »

Soldat
Soldat
6 anos atrás

É mesmo concordo mas pegando um gancho na Idiotice do povo Brasileiro não podemos esquecer que um representante Americano o Sr Collor(entreguista) pegou a caderneta de poupança dos pobres Brasileiro e entregou aos Banqueiros Internacionais e de quebra acabou com a nossa Bomba Atômica..oh vida…..

Enquanto o povo Brasileiro ficar nessa de Amar o Tio Sam e o Che Guevara esse pais ta perdido!!!!!

Pobre Brasil…….

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

não sei quem é pior: entreguista ou comunista. Por mim, são iguais pois vendem a mãe. A diferença é que o comuna entrega a domicílio e o entreguista dá presentinho.

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Não existe amigos entre países e sim aliados de ocasião. principalmente quando se há em jogo negócio, comércio, dinheiro.. Buscar conhecimento, tecnologia, pesquisa seria o s pontos para se obter soberania, infelizmente as pragas que foram citadas anteriormente pelos comentaristas são terríveis e parte do povo ajuda e muito a preservação destas pestes daninhas. concordo com todos os comentaristas.

Fred
Fred
6 anos atrás

Como historiador, tenho uma SÉRIA dificuldade de enchergar comunismo na China atual. Reconheço o governo de um partido comunista, e só. A China é a maior, ou a segunda maior, potência CAPITALISTA do mundo. Ter economia planificada, não seguir os preceitos econômicos do neoliberalismo não faz da China comunista. Se há propriedade privada, circulação de capital, não há comunismo. Há uma forma de capitalismo diferente da praticada nas potências ocidentais. Infelizmente muita gente ainda vê a China como nos tempos de Mao. Isso já foi. A China é o futuro do capitalismo, ela será a próxima grande potência se nada… Read more »

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Sérgio Ribamar Ferreira
Isso q o Gen Heleno sempre falava: “aliados de ocasião”.
É a história gira… Neste sentido q as FFAA buscam independência. Não depender de ninguém.
Devemos ter alianças econômicas com todos q possam nos dar ganhos, e militarmente, devemos ser soberanos.
A união junto da Venezuela de Chaves feita pelo Fórum de São Paulo foi terrível.
Sds

Fred
Fred
6 anos atrás

Nunca houve união com Venezuela de Chaves via Foro de SP. Foro de SP não é e nem nunca foi instância diplomática, ou nada parecido senhores. O Foro de SP nem é instância de participação estatal. A Venezuela aderiu ao Mercosul, este sim, instância econômica de participação oficial entre os Estados sulamericanos.

Quanto à independência das Forças Armadas, concordo integralmente.

Pgusmao
Pgusmao
6 anos atrás

Boa propaganda, mas ponho mais fé nas FA de Israel, esses caras são imbatíveis

oganza
6 anos atrás

Fred, TODA a sua análise como historiador está completamente errada pois se deposita em uma premissa igualmente errada pelo simples fato de que NUNCA existiu uma economia comunista, NUNCA. . A única economia possível é a capitalista. Assim como NUNCA existiu economia comunista, NUNCA existiu um sistema de governo capitalista. São duas coisas diferentes, com o comunismo sendo de fato uma Religião Política Totalitária. Então SIM, a China é comunista. . – “Se você não tem mercado você não preço. Se não tem preço, não dá para fazer cálculo de preço e se não tem cálculo de preço não se… Read more »

Fred
Fred
6 anos atrás

Economia planificada não é sinônimo de socialista / comunista.

Se você ler com boa fé o que você escreveu Oganza, você vai constatar que claramente violou o princípio da não contradição, base elementar da lógica ocidental.

Mises tá na moda, todo mundo quer ler e citar. Mas não confere autoridade pro argumento. Inclusive o trecho citado contradiz seu próprio argumento.

Eu gosto muito da trilogia e acompanho a muito tempo. Mas é difícil ler os comentários. Até a galera que manja muito de sistemas, doutrina militar e equipamentos militares comete gafes sobre assuntos aleatórios que são de doer meus olhos.

ARC
ARC
6 anos atrás

China comunista…essa foi boa. O que vejo é um país desenvolvendo-se no neolineralismo e centralizando o poder político e militar, o que vai de encontro com o modo de vida oriental, da cultura deles, das ideologias, enfim, talvez o pessoal ache melhor a liberdade que há aqui no Brasil do que a “repressão” que existe em Pequim…que por sinal tem um indice de desenvolvimento humano invejável.

Rafael_PP
Rafael_PP
6 anos atrás

O que dói o olho é ler neoliberal.

Aldo Ghisolfi
6 anos atrás

Concordo em tudo com a postagem do Fred.
Aonde surge o fundamentalismo, a argumentação e a razão ficam prejudicadas.
Achei muito bom o desfile, cumpriu sua finalidade e mostrou a pujança das FFAA chinesas.

oganza
6 anos atrás

Acabei de ver o vídeo:
O que me impressionou é a quantidade e variedade das capacidades ISR terrestre, de comunicações e a variedade de defesa aérea para as mesmas camadas e por fim a variedade da artilharia.
.
Uma especial nota para as equipagens das tropas leves e aerotransportadas sem esquecer da também variada engenharia.
.
Achei as equipagens de logística muito mal representadas, mas provavelmente elas nem de longe estavam representadas ali em todo o seu espectro pois não são charmosas para um desfile.

oganza
6 anos atrás

Fred, só que não existe economia planificada, isso é materialmente impossível. Agora “Economia planificada não é sinônimo de socialista / comunista.”? Essa já é a costumeira apropriação do discurso. Como não é sinônimo? Quem se não regimes socialista/comunista tentaram planificar a economia e nas últimas 5 décadas tentam controla-la para servir às suas vontades? Quem está rompendo com a lógica? . A apropriação do poder econômico já havia sido alertada por Martín de Azpilcueta em Manuale de’ confessori, 1584 onde descrevia o fenômeno da inflação, além de uma nota com a observação de que a busca por concentração de poder… Read more »

oganza
6 anos atrás

Galante,
ao menos “alguns”, já há muito, estão se libertando do “niilismo” positivista que esteia o falso e incompetente pragmatismo operacional. Não é mesmo?
Grande Abraço.

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Boa tarde Fred “Nunca houve união com Venezuela de Chaves via Foro de SP. Foro de SP não é e nem nunca foi instância diplomática, ou nada parecido senhores” Não existir no papel assinado ostensivamente, não significa q não compartilhem a mesma cartilha. Por que Evo tomou nossa refinaria e não fizemos nada? Por que a Venezuela apoia as FARC? Inclusive transportando drogas em sua força aérea, protegendo guerrilheiros em seu território. As FARC q nos vendem drogas e armas para nossas ORCRIM e é apoiadas por nossos partidos de esquerda. Partidos q apoiam os grupos de DH q passam… Read more »

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Quanto à China….eles já possuem linhas de transmissão, empresas de engenharia e termelétricas no Brasil. Seu grande interesse agora são as ferrovias

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Quanto ao vídeo…
A Parada é no meio do deserto !! hahaha

_RR_
_RR_
6 anos atrás

Fred ( 30 de julho de 2017 at 14:22 ), . oganza ( 30 de julho de 2017 at 13:56 ), . A questão é confundir capitalismo com um sistema político… Ele não é… . Capitalismo é, por definição, um sistema econômico. Aliás, capitalismo é essencialmente economia… Nem mais e nem menos… O que gera as variações nesse sistema ( que vez por outra geram variações tão grandes que ganham forma própria e outros nomes ) é a maior ou menor intervenção estatal… . O viés político do Estado não importa necessariamente para o sucesso econômico, desde que sejam mantidos… Read more »

Clésio Luiz
Clésio Luiz
6 anos atrás

De fato hoje a China é uma potência no capitalismo, local onde mais se vendem automóveis no mundo e imaginem vocês, maior mercado da Rolls Royce…
.
Eu acho que o futuro da China é difícil de prever. Quem cresceu na época de Mao pode ter uma mentalidade muito arraigada ao comunismo tradicional, mas os jovens de hoje, mergulhados no consumismo desenfreado de smartphones, dificilmente vão seguir a mesma linha de seus antepassados. Até arrisco dizer que antes de eu ver meus últimos dias, talvez veja uma China não comunista como a conhecemos hoje.

Fred
Fred
6 anos atrás

A expansão chinesa, antes de militar, será por penetração de capital lá originado. Isso já acontece. Os chineses, via Estado, bancos, ou empresas, injetam muito dinheiro em economias espalhadas pelo mundo, principalmente nos países em desenvolvimento do sudeste asiático, da áfrica, e da américa latina. Mas fazem isso estrategicamente, passam a controlar commodities mundo afora, mantém a logística de insumos necessários à suas indústrias funcionando a seu contento, e continuam buscando mais e mais mercados para seus produtos. É uma estratégia capitalista por excelência. Quando digo que a economia da China é planificada, não estou estabelecendo uma comparação direta com… Read more »

Juarez
Juarez
6 anos atrás

De fato, um demonstração de força impressionante, agora mater isto tudo plenamente operacional, não é fácil.

g abraço

oganza
6 anos atrás

_RR_
exatamente o que eu disse, só fui tomado por uma preguiça IMENSA para discorrer rsrs e tomo com premissa que “Historiadores” e uma boa parte, mas não a maioria, das pessoas e participantes aqui da Trilogia são inteligentes e intelectualmente honestas, portanto possuem um profundo apreço pela busca da verdade. Vlw.
.
– “A verdade é a expressão racionalmente inteligível da realidade no limitado universo de existência do indivíduo. Ela é ignorantemente alheia aos desejos e vontades do indivíduo, Ela só É.” – Eclésio.

Johan
Johan
6 anos atrás

Uma dúvida de um leigo vendo esta discussão:
Não teria a China um governo comunista com todo o seu “sistema de governo” baseado no comunismo, controlando mídia, direitos dos cidadões e etc e, no entanto, possuindo a sua economia capitalista?

Gustavo
Gustavo
6 anos atrás

A China já não é comunista a muito tempo, alias, o comunismo só assola as mentes que não estão em dia com os reais acontecimentos no mundo, tirando aqueles que moram na coreia do Norte. A China, uma vez lá no país, impressiona quem acha que o país é comunista, como se apresenta, tamanha a agressividade da competição e das empresas no país (e fora dele tb), no ponto de vista econômico, basta ver o que está acontecendo no mundo e a influência da China, pelas regras do mercado ocidental e não pelo comunismo. Enfim, que força armada é essa?… Read more »

Rafael_PP
Rafael_PP
6 anos atrás

Fred, me perdoe, mas quem deturpa as ideologias e não se atém aos fatos é você. Tudo na tentativa de manter uma ‘superioridade’ no debate, que você busca incansavelmente… . Em sua opinião, a Escola Austríaca não possui base científica? É dissociada da realidade? São fanáticos apenas? Esse seu ódio de Mises diz muito dos ideais que defende. Não precisa ler Ação Humana, tampouco recomendarei Mentalidade Anticapitalista – será um sofrimento para você, mas tente o As Seis Lições quando tiver oportunidade. Só por curiosidade, você apoiou a Nova Matriz Econômica? . Agora considerar Keynes de direita ou centro-direita é… Read more »

Hawk
Hawk
6 anos atrás

Clésio Luiz 29 de julho de 2017 at 22:35, existe uma diferença entre “democracia” e “república”, e a China ainda usa os dois nomes!
Existem várias maneiras de definir, mais um exemplo que gosto de falar é que numa República quando o povo não está gostando do governo o mesmo tem que sair e começar uma nova eleição. Na democracia quando o povo não está gostando do governo são os políticos que irão dar o aval para o fim do mesmo, porque pela lógica, o povo é que votou neles, então eles tem o direito de decidir pelo mesmo.

_RR_
_RR_
6 anos atrás

Johan ( 31 de julho de 2017 at 6:37 ) . É por aí… Só não considero correto chamar aquilo de comunismo, porque realmente não é… . O comunismo, na sua forma original, é um sistema socioeconômico que defende a coletivização de todos os meios de produção, ao mesmo tempo em que planifica a economia, e enquanto visa uma sociedade totalmente integrada a essa estrutura planificada e coletiva. E isso é virtualmente impraticável…! Não existe nos dias de hoje…! . O mais próximo que se pode chegar desse negócio ( ao menos como demonstrou-se viável até aqui ) é sua… Read more »

Gilson Moura
Gilson Moura
6 anos atrás

Só por curiosidade, o que significa o termo pejorativo neoliberalismo?
Para facilitar, darei 3 opções de escolha.
a) Economia sem qualquer intervenção estatal.
b) Economia com alguma intervenção estatal.
c) Outra opção.(E acrescente na sua resposta o que significa o termo)

Se você escolheu a opção A, isso nem chegou perto do que o Brasil teve em seus 500 anos.
Se você escolheu a opção B, sinto muito amigo, isso não chega nem perto do que é liberalismo, aliás se você escolheu essa opção, o que seria na sua visão intervencionismo?

Caio
Caio
6 anos atrás

O sistema de governo Chines de hoje e o americano, ingles , japones, alemao e russo desde varios seculos possuem a mesma base ideologica o NACIONALISMO, os meios de producao economica seja o capitalismo ou o socialismo, sao apenas um meio para o mesmo fim, em qualquer dessas nacoes o seu fortalecimento, sua independencia. Infelizmente com o advento do NAZISMO( aberracao de capitalismo guiado e protegido pelo estado, em conluio com a massa de trabalhadores amplamente protegidos pelo mesmo estado e que ainda por cima preconizava seu determinismo racial) falar em nacionalismo, em especial no Brasil, transformaram em sinonimo de… Read more »

André Gomide
André Gomide
6 anos atrás

Há momentos que me pergunto pq os comentários não voltam a ser fechados?

Bernardo R.
Bernardo R.
6 anos atrás

” Clésio Luiz 29 de julho de 2017 at 22:35 O que eu mais admiro nos comunas é senso de humor. O Exército de “libertação popular” chinês, que usa tanques para libertar o povo chines da sua vontade de protestar em praças. A República “democrática” da Coreia, onde o povo norte coreano pode expressar a sua escolha votando sempre no mesmo partido… E outros exemplos mundo afora. ” É pq carrega o nome de sua fundação. Ele foi de fato um exército de libertação popular, pois a China vivia uma ditadura. Agora, concordo que não adiantou nada, pois libertou o… Read more »

Oplita
Oplita
6 anos atrás

Algum gênio da história ou da economia poderia me explicar como a “China capitalista” cresce ininterruptamente ha mais de 30 anos, completamente livre das oscilações dos grande centros capitalistas ? Será que ela inventou um novo capitalismo? Se assim for, ela é mais capitalista do que os centros do capitalismo até então configurados ao longo dos séculos! Outra questão, todo modelo econômico requer uma institucionalidade política que o represente. assim, temos, via de regra, instituições liberais para o convívio da economia de mercado. Ocorre que na China não temos instituições liberais, mas socialistas, que convivem, muito bem com desenvolvimento econômico… Read more »