Rondonópolis (MT) – No dia 3 de agosto, o 18º Grupo de Artilharia de Campanha recebeu a visita do Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara e comitiva, com o objetivo de realizar a Visita de Orientação da Instrução Individual de Qualificação (IIQ).

Durante a atividade, o General Vergara e seu Estado-Maior puderam verificar o nível de aprestamento através de uma formatura de Apronto Operacional de uma Bateria de Obuses, onde constataram os conhecimentos obtidos pelos soldados nas instruções de cada subsistema de Artilharia (Topografia, Comunicações, Central de Tiro e Linha de Fogo), bem como avaliaram a manutenção das viaturas e obuseiros do Grupo.

Durante a inspeção foi realizada a verificação da manutenção dos tubos dos obuseiros com um pano branco, de forma a manter esta tradição artilheira sempre viva e salientar a importância dessa atividade para o emprego dos meios da Arma dos fogos largos, densos e profundos.

Após o apronto, cada subsistema foi desdobrado no terreno e houve a realização do tiro de sub-calibre de Artilharia – Dispositivo de Treinamento 14,5 mm. Finalizando a Inspeção, na análise pós-ação, o Comando da AD/5 apresentou aos integrantes do 18º GAC os pontos fortes observados durante a visita e as oportunidades de melhoria, contribuindo assim com o aprimoramento da instrução de qualificação.

 

FONTE: Exército Brasileiro

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
mauricio matos
6 anos atrás

Quando que o EB vai aposentar esses obuseiros os americanos devem ter coisa melhor sobrando nos seus estoques esses são da guerra do Vetinã ou a 2º guerra.

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Essas fardas…
Lote diferente?
Problemas com a lavagem?
Alvejante?
Baixa qualidade do produto?
Tempo de uso?
comment image

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Alias, não entendi qual a moral de se “produzir” todo e colocar um capacete sem camuflagem, no final.

Satyricon
Satyricon
6 anos atrás

Maurício Matos, o US ARMY vem padronizando sua artilharia 155mm com o M777 a anos. Devem haver milhares de M198 (os substituídos) disponíveis. Falta a coragem de ir lá, com pires na mão.

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Eu acho que o interessante seria o EB “seguir” o modelo da Royal Artillery.
.
L-118
M-109 A5 Br +
Astros 2020
.
Ainda precisa se investir para obter uma boa capacidade ISTAR, complementar o número de ARPs:
Horus FT-100, Hermes 450, melhorar capacidade da AAAe contra ameaças C-RAM e por ai vai…

Caio
Caio
6 anos atrás

Apesar de velhos equipamentos; seria otimo se conseguimos algo mais novo.

Caio
Caio
6 anos atrás

Retificando que apesar de velhos ainda sao equipamentos bonitos mas, seria otimo ter algo mais novo.

Aldo Ghisolfi
6 anos atrás

MAS e qto ao poder de fogo?

Doug385
Doug385
6 anos atrás

De dar pena ou revolta?

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Essa farda mais marrom até que camufla melhor com a vegetação ao fundo.
Aliás, se sujassem o rosto e o capacete de barro a camuflagem seria melhor do que como está.
.
Acho que toda vez que aparece fotos de soldados camuflados, todos ou quase todos estão com os traços retos que o Colombelli tanto critíca. Já disse que é um padrão do EB fazer isso, independentemente do que esteja previsto no manual.

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Aliás,

Prá que o artilheiro camuflar o rosto?
Artilheiro que é artilheiro opera sem camisa !!!
Tomando sol no lombo !

joao
joao
Reply to  Carvalho
4 anos atrás

Tropas blindadas da Alemanha camuflam o rosto.

Diogo
Diogo
6 anos atrás

Belas imagens da guerra do Vietnam!!! Ops! Não são de 60 anos atras né? Me confundi pela artilharia.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

A camuflagem da roupa se dá pela região de Cerrado que cerca esta área de MT.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

Diogo, você deve ser um entendido do assunto. Aposto que nem serviço militar prestou. Ninguém está em guerra, é apenas um exercício.

Parabéns ao EB!!! mantendo a tropa em movimento!!!

luciano
luciano
6 anos atrás

Caros Amigos; Eu entendo vocês em questionarem a farda, mas para muitos que não conhecem a vegetação do Estado de Mato Grosso essa farda é perfeita, esse marrom e quase a cor do solo, se você pular com essa farda uma poça de lama e entrar na Mata, vai ser difícil alguém te achar no visual … agora o resto é floreamento para a visita do Oficial … há e por experiencia própria você não aguenta ficar um dia inteiro no sol do Mato Grosso sem camisa .. a não ser se você não gosta de ser branco e quer… Read more »

Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

Fotos tiradas momentos antes da Ofensiva do Tet.

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Luciano!

Foi apenas uma brincadeira…
Com visita de General…todos querem andar nos cascos…
Mas em situação real…o ideal é que o artilheiro não precise fazer frente ao inimigo….daí ser desnecessário a camuflagem no rosto…

Abraço!

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Estou apreciando a discussão do mix ideal…

Uma pergunta:
É desejável termos uma combinação de peças 105 + 155?
Ou podemos ter apenas 155?
Ou as munições atuais eliminam a diferença entre as peças/

Abç

Bardini
Bardini
6 anos atrás

O 105 mm meio que “complementa” o 155 mm.
.
O M-109 A5 BR+ cobre uma área maior, tem maior poder de destruição e mobilidade no quesito apontar e atirar. O L118 tem uma logística mais eficiente para fogo de supressão (transporte de obus e obuseiro).

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Colombelli, não sei podemos dizer que gastar algo como U$ 300 milhões seja caro para renovar nossa artilharia. É uma arma que após renovada, vai ficar com estes equipamentos por décadas.

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Concordo com o Sr. Colombelli e finalmente com o Sr Bardini. U$300milhões acredito ser crível para renovação. porém sr. Colombelli propôs uma ótima aquisição de custo benefício. Tenho dúvidas? propostas excelentes.

selvatico91
selvatico91
6 anos atrás

A CEDRO lançou um novo tecido camuflado chamado de “alta solidez” que, a princípio, desbota menos (importado da China). Esses tecidos vieram em dois tons. O “normal” e esse mais marrom, por questão de deficiência no controle de qualidade. Não é verídico que se tratem de lotes antigos.
As fardas no padrão de camuflagem Lizzard, que é o padrão das nossas FFAA, que tinham um tom mais puxado para marrom, e um maior percentual de poliéster, portanto uma secagem mais rápida e muito boa para o teatro amazônico, deixaram de ser distribuídas no início dos anos 90 do século passado.

selvatico91
selvatico91
6 anos atrás

Infelizmente o Exército descartou o uso das coifas camufladas nos capacetes, provocando essa imagem bizonha e amadora na tropa. Pelo que sei, apenas a Bda Inf Pqdt ainda preserva seu uso.

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Colombelli, parece que os M 198 são a próxima demanda do EB no Tio Sam. Eles estão de muito boa vontade com o EB, inclusive coma falta de grana. andaram aumentado o limite do “VISA” do EB junto ao FMS.

G abraço

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Grato pelas explicações !
Tinha esquecido da aerotransportabilidade…

Quanto à cavalarianos, artilheiros e infantes…

Existe aquela piado do Chf de EM ao prepara uma ordem de Operações;

“Os artilheiros não irão ler…
Os infantes não irão entender
Os cavalarianos vão fazer o que bem entenderem”

Festa na Cavalhada !!!

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Não vejo muita vantagem em se gastar dinheiro que poderia ir para M-109 A5 BR+ em uma compra de M198. Esse sistema agrega muito pouco a força no meu entender. Serve para fazer volume, claro… Mas a que custo? É bem mais pesado que o M114, agregaria pouco a mais em alcance, usando nossa munição M107 e pode ser mais complicado de manutenir. . Eu vejo mais vantagem em se colocar o dinheiro em M-109 modernizado, pois é o meio que mais agrega a Força e em paralelo, viabilizar a aquisição de L118. . Fica a pergunta: O EB faz… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Bardini, um M-109 deve ter operação e manutenção bem mais caras que um M-198. Então, no longo prazo, operar M-198 deve ser bem mais barato.
.
Respondendo sua pergunta: mantém um Zoológico em Manaus, uma Escola de Equitação no Rio de Janeiro, uma Banda Sinfônica em São Paulo, dentre outras instituições que jamais deveriam ser uma prioridade se comparadas com a artilharia.

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Rafael Oliveira, sim um M-109 certamente seria um pouco mais caro que um M198 no longo prazo, concordo… Mas não vejo motivos para compararmos auto-propulsado com rebocado. . A comparação mais acertada, no meu entender é a feita com L118. Ele seria mais caro de adquirir, mas certamente tem manutenção mais simples que a de um M198. Pesa praticamente 1/3 do M198, usa munição mais barata e de transporte facilitado. Alcances são relativos. Teria décadas a mais de serviço prestados a força, por se tratar de equipamento novo. No longo prazo, como fica a comparação com o M198? Seria um… Read more »

Juarez
Juarez
6 anos atrás

O M 198 tira a artilharia rebocada da II GG e traz para o final guerra do Vietnã, acho que umas 50 peças que tem 50% a mais alcance que os nosso ajudaria até às coisas melhorarem.

G abraco

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Acho que o M198 também acabaria por usar munição M107 por aqui. Chuto que isso cobre até os ~18 km. Seria algo como ~4 km a mais que o M114. Poderia-se usar outras munições, mais modernosas mas Brasil, né… Não dá pra contar com isso. Quem deveria ter a preferência por estas munições mais caras deveriam ser os M-109 A5 BR+, pelas suas características. . Não lembro quais as munições que a Engepron produz para o L118, mas elas devem ser capaz de cobrir essa distância de ~18km e o Light Gun deve sustentar quase o dobro de tiros que… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Bardini, eu só fiz a comparação porque você citou que preferiria comprar M109. De qualquer forma, acho interessanter possuir modelos autopropulsados e auto-rebocados, pois se complementam. Aliás, também sou a favor de uma versão do Guarani com morteiros 105mm ou 120mm.
.
Eu sempre prefiro a compra de equipamentos novos e, como você bem expôs, no longo prazo, é bem provável que compense financeiramente operar L118 em vez de M-198. Mas se o EB não acha prioritário gastar com artilharia, penso que é difícil comprar L118 e se vier M-198 já há um ganho de qualidade.

Marcos
Marcos
6 anos atrás

colombelli, então o L118 poderia ser substituído pelo morteiro 120? Ao menos seria mais acessível, móvel e transportável.

Jonas K
Jonas K
6 anos atrás

As fardas diferentes são dos graduados… Que compraram as mais recentes no novo tecido que desbota menos… Tem um aluno do CFST que está usando… E os que usam estão sem fuzil… Cmt de peça provavelmente…

Aldo Ghisolfi
6 anos atrás

SMJ, artilheiro não tem problemas com uniforme, camuflado ou não.
Quem fica atrás de um canhão fica localizado pela assinatura da peça e não pelos traços do desenho que não o esconde de nada, mesmo pq o tiro de destruição é plotado no canhão e não no soldado.

Repito minha pergunta anterior, rem relação ao poder de fogo destas peças ‘obsoletas’.

Aldo Ghisolfi
6 anos atrás

Obrigado Colombelli.
Fiz meu comentário sobre os desenhos das camuflagens pq achei que houve perda de foco nas postagens, pois o importante mesmo (segundo minha ótica) seria o armamento.
Como referistes, as características de emprego eficaz estão sendo sobrepujadas pelo lado do aspecto moral, pois as batidas deste equipamento destroçam o que tiver pela frente.
Parabéns ao 18º GAC por manter a operacionalidade e a disponibilidade que se pode advinhar.

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Quais os equipamentos para detectar , se é que existem (radar?), o local duma salva de artilharia inimiga? Quanto tempo para contra-bateira? Como é esse “jogo” entre as artilharias de ambos os contendores?

rafael
rafael
6 anos atrás

sou um grande admirador do exercito ! mas uma observação que farda e coturno feio !! r