APC 8×8 Boomerang

Entre outras coisas, o fórum técnico militar “Army 2017” realizado em Kubinka, apresentou uma variante do APC (Armored Personnel Carrier) 8×8 russo sobre rodas VPK-7829 “Boomerang”, com o módulo de combate habitado B05Y01 “Berezhok” desenvolvido pela JSC “Design Bureau of Instrumentation “(KBP, Tula).

O veículo tinha sido testado com o módulo de combate não tripulado Boomerang-BM (também desenvolvido pela KBMP) instalado em protótipos do Boomerang na versão K-17.

O desenvolvimento do Boomerang foi cercado de sigilo. Seus testes não foram divulgados e nenhum exemplar foi exibido em show de armas. Apareceu finalmente em 2015, no Dia da Vitória.

O Boomerang é parecido com o italiano Iveco SuperAV ou o francês Nexter VBCI, na posição dos faróis e da escotilha do motorista ao lado do motor.

Como a maioria dos APC russos, o Boomerang é anfíbio. O veículo emprega um motor diesel ou turbo-diesel de 500 a 600 cavalos de potência.

Como outros APC similares, o Boomerang deve fazer pelo menos 100 quilômetros por hora com um alcance máximo de 600 ou 700 quilômetros. Quanto ao seu peso, o Boomerang pode chegar a 35 toneladas.

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cbamaral
Cbamaral
6 anos atrás

Ele tem os misseis anti tanques que nossos guaranis e cascavéis deveriam ter.

Dois anti-tanque de um lado e dois anti-aereos do outro.

Bardini
Bardini
6 anos atrás

O Boomerang por aqui seria um VBCI e não VBTP.

August
August
6 anos atrás

35 tons, o mesmo peso do boxter mas deve ser com blindagem modular o peso normal deve ser de 18-19 tons

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Cbamaral 2 de setembro de 2017 at 14:21
Verdade!
Bonito esse blindado e parece bem armado.

Jorge
6 anos atrás

Muito Mais Preparado que os nossos Guaranis , logicamente podem vim a igualar .

ScudB
ScudB
6 anos atrás

Estranha essa noticia . Incompleta , sei la..
1. Peso – 20-25t. Com TIDO opcional (inclusive a defess ativa- ate 35t. Mas com modulo Boomernag-BM que é bem mais pesado).
2.Armamaneto – canhão 2A42 de 30mm e ATGM KOrnet (sem AA).
3. Plataforma consiste: K-16(VBCI . Essa é para amigo Bardini :)) , K-17 (VBTP) , BMTB (tanque de roda. possivelmente com canhão da Armata) e oooooutras unidades (comando, medico, EW e etc) .
4. Motor de 510 a 750 cavalos com autonomia de ate 800km.
Acredito que nosso amigo Rustam não fez dever de casa..
Um grande abraço!

Bardini
Bardini
6 anos atrás

ScudB, acho que é o contrário. O K-16 é o APC e o K-17 o IFV. Por aqui, acho que ambos seriam um IFV, já que parecem tratar o Guarani armado com 30mm assim rsrsrs..
.
Não sabia que pretendiam colocar um canhão no bicho, interessante. Parece que isso aí tem futuro como alternativa aos 8×8 ocidentais. Melhor que comprar chinês deve ser, sem dúvidas.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Meus caros,
.

acho que isso será mais uma variante de exportação, já que a Rússia equipará seus próprios com o módulo de combate Bumerang-BM. Este módulo é relativamente barato o que facilitaria sua exportação…
.
Grato

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Gostei.

ScudB
ScudB
6 anos atrás

Esta certissimo Bardini!
Sempre confundo essas nomenclaturas russas BTR (K-16) e BMP (K-17) 🙂 ..
Sobre canhão de 125mm tem muita especulação. Ate então tudo indica que vai ser canhão 2A75 da “paraquedista” 2S25 “Sprut-SD” (modificação da 2A46 da T-72). Mas , conforme o valor e disponibilidade , é possível prever como opção 2A82. Pessoalmente acho meiodifícil. Mas quem sabe o que esses russos vão inventar ..
Um graande abraço!

EduardoSP
EduardoSP
6 anos atrás

Queria ver os caminhões do EB nessa apresentação.
Mercedes Atego e VW Worker…

August
August
6 anos atrás

Se ele tem 25 tons peso normal, é então parecido com o vencimento francês e o frencia italiano

August
August
6 anos atrás

Freccia* perdao

ScudB
ScudB
6 anos atrás

Num forum russo um usuario bateu fotos na Army-2017 (la ano meio da pagina .Junto com Plataforma-O da Kamaz) : https://glav.su/forum/5/157/messages/?offset=52240
P.S. : Srs editores! sugiro fazer uma reportagem sobre desbloqueio histórico da cidade Deir ez-Zor que esta acontecendo exatamente agora! Se trata de “Leningrado de século 21″…
Um grande abraço!

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Scud, que obuseiro é aquele que aparece na foto junto com o Iscander.

g abraço

Bardini
Bardini
6 anos atrás

É um 2S7 Pion, se não for alguma versão modernosa dele…
Aliás, a Rússia ainda usa o 203mm ?
.
comment image
Esse canhão promete…

EParro
EParro
6 anos atrás

Nossa! Como é alto este VBCI. Parece um alvo muito fácil.

ScudB
ScudB
6 anos atrás

Amigo Juarez!
Se trata da 2S7M “Malka” (versão modificada do Pion).
Amigo Bardini!
Esta na ativa sim. Veja o vídeo de 2016 :
https://www.youtube.com/watch?v=qon3J4ciQKM
Junto com 2S5 Ghiatsint (apelidado como “genocídio”).
A imagem que Você destacou mostra o sistema AA 2S38 “Derivação-PVO” (basicamente BMP-3 com canhao de 57mm 2A90):
http://bmpd.livejournal.com/2809618.html
Um grande abraço!

_RR_
_RR_
6 anos atrás

EParro,
.
Todos os novos VBTP e VBCI seguem essa tendência…
.
A “célula de sobrevivência” ( se é que podemos chamar assim ) é montada de uma tal forma a atenuar o efeito de ondas de choque provocadas por IED.
.
Salvo melhor juízo, a altura elevada se deve aos arranjos necessário para minimizar quaisquer danos por IED, que inclui um piso interno elevado e elevada altura do solo, provendo assim uma área de escape maior para a onda de choque da explosão.

Joshua
Joshua
6 anos atrás

Esse CBTP parece um urutuzão esticado. Se colocar mísseis anti-tanque e canhão automático no urutu não precisa desse tal guarani.

August
August
6 anos atrás

Kkkkkk não acho não

EParro
EParro
6 anos atrás

_RR_ 4 de setembro de 2017 at 11:48

Agradeço a presteza e a atenção das explicações _RR_!
É que desde que apresentaram o Guarani, uma das críticas, mais do que recorrentes, dos “expecialistas” é que ele era muito alto.
Agora, o mais interessante é que no caso desta máquina aí NINGUÉM mencionou o tal “pobrema” de altura. Aí não consegui conter-me.

Forte abraço.

_RR_
_RR_
6 anos atrás

Caro Eparro,
.
Disponha.
.
Saudações!

Fred
Fred
6 anos atrás

Vários foristas vieram aqui e também falaram que ser alto é uma das maiores vantagens do Guarani, pois a viatura pode atirar quando está em posição “desenfiada”. Gostaria muito, mas muito, se possível, que Colombelli, Bacchi, Agnelo, algum outro especialista na questão dos blindados, me ajudasse com uma dúvida: É impressão minha ou alguns dos novos veículos russos estão se “ocidentalizando”? No sentido de estarem se apropriando de conceitos já usados em veículos ocidentais. O Boomerang mesmo, de longe, guarda similaridade visual com vários blindados europeus. Pára por aí ou há mais nisso? Princípios de construção? Similaridades industriais de montagem?… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Silhueta baixa era muito importante há algumas décadas onde o blindado só era passível de ser observado por terra diretamente e atingido via armas de fogo de tiro tenso. Hoje, com o campo de batalha sendo observado em tempo integral por UAVs e com armas capazes de atingir o veículo por cima e o helicóptero sendo a maior ameaça do veículo de combate a silhueta baixa cedeu lugar a uma maior consciência situacional promovida por uma altura maior, além de maior conforto para os tripulantes e infantes transportados. No MBT (carro de combate) uma silhueta baixa ainda é interessante tendo… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Scud,
Vale registrar que o veículo tem também um lançador automático de granadas de 30 mm e uma metralhadora axial.